IGREJAS DO CEARÁ IV - JOIAS DO SERTÃO CENTRAL - ÚNICAS EM PAISAGEM ÚNICA - PALCO DE GRANDES FATOS HISTÓRICOS

 Na primeira quinzena do mês de novembro de 2011 fiz duas viagens inusitadas: A primeira viagem para Juazeiro do Norte, para as romarias de finados, para fotografar, filmar e conviver com a magia indescritível da explosão de cultura popular que é o Cariri, cuja capital cultural, sem dúvida, é Juazeiro do Norte,que também se alça à capital cultural do Nordeste. Fotografando suas inúmeras, belíssimas e monumentais igrejas.

 A segunda viagem foi para cidade de Senador Pompeu, atravessando todo o Sertão Central, fazendo o seguinte roteiro: Fortaleza - BR 116 - Triângulo - Dobrando à direito para Quixadá, passando por Quixeramobim, até o KM 20, pegando a estrada da esquerda, até chegar à antiga Humaitá, que mudou de nome em homenagem ao grande intelectual cearense Tomaz Pompeu de Souza. FUI PARA ACOMPANHAR A 29ª CAMINHADA DA SECA, EM HOMENAGEM AO SANTO COLETIVO: ALMAS DA BARRAGEM, VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DA SECA DE 32. Cujo vídeo se encontra no final desta postagem.

O Sertão Central do Ceará se localiza no coração da Caatinga, no âmago do semiárido, caracterizando-se de forma especial pela paisagem que contrasta com a região do Vale do Jaguaribe, com o Maciço do Baturité, com a Chapada do Ibiapaba e com o litoral cearense. 

 NA VERDADE, ESTÁ NO CENTRO DO CEARÁ A ALMA DO SERTÃO! ESSE TEMPLO ONDE A POBREZA SE MESCLA COM A GENIALIDADE DE HOMENS LÁ NASCIDOS COMO: Antonio Conselheiro, Raquel de Queiroz, Moreira Campos... Tão únicas quanto a paisagem, são as igrejas dos municípios do Sertão Central, que podem ser vistas logo abaixo, verdadeiras joias arquitetônicas. Confira:


Igreja do Município de Senador Pompeu - Sertão Central do Ceará
Terra de Moreira Campos - O nome da cidade é uma homenagem
A Tomaz Pompeu de Souza (Fotos de Valdecy Alves)


Igreja do Município de Quixeramobim
Terra de Antonio Conselheiro
O nome Quixeramobim é Tupi guarani - significa: Carne Gorda

Igreja do Município de Quixadá
Terra dos Monólitos
Quixadá  era nome da tribo Tapuia que vivia na região

Igreja de Ibaretama
Arquitetura exótica
Ibaretama  significa em Tupi Guarani: lugar de árvores frutíferas

Igreja dos Franciscanos - Juazeiro do Norte
Uma das mais belas do Ceará
Cuja torre lembra a do Big Ben em Londres e a torre da Praça de São Marcos em Veneza





Vídeo sobre a 29ª Caminhada da Seca de Senador Pompeu, de 13/11/2011:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!