domingo, 31 de março de 2013

SECA NO NORDESTE - SECA DE ÉTICA NA POLÍTICA - A ESPERANÇA COMO BASE DA LUTA E A VIDA QUE SÓ EXISTE ONDE HÁ LUTA


Juazeiro no sertão ressecado - Rindo da seca
(Foto: Cid Barbosa)


                                                       Dedico o poema a Patativa do Assaré e a Bob Dylan
                                                                                                                        Fortaleza - março de 2012
                                                                                                                                               Valdecy Alves

A última folha seca
Caiu da última árvore xerófila
No sertão cearense devorado pela maior seca
Carregando o chão de húmus
.............................................................

Ao mesmo tempo
Brotou a última folha 
Na frondosa copa do juazeiro
De um verde tão neon e vivaz
Que com as demais similares folhas da copa
Transformavam a mágica árvore
No maior sorriso de esperança
Na majestosa e solene sequidão acinzentada...

Emigração de pessoas em dilúvio
Esqueletos de gado ao longo das estradas
Como arautos do reino e da força da morte...
Mas a pior seca, podem acreditar!
Era a de falta de ética e senso de justiça
No coração da maioria dos governantes...

Sertão Central do Ceará -  Senador Pompeu - Seca em Outubro de 2012
(Foto: Valdecy Alves)

Naquele sertão onde fósseis de leitos de rios e
Cemitérios de grotas desabitadas do murmúrio 
Das saudosas águas! 
Ladeadas por dantescos esqueletos de árvores...
Reino de políticos que flertam e se associam à morte
... Como o juazeiro no meio da planície do sertão-saara,
A esperança viva e relampejando
Em cada humano que resiste
A esperança viva e viva sempre
Porque é a base de toda a luta
E toda a luta sinônimo de vida
Pois viver é lutar...


Enquanto assim for
A morte e seus parceiros
serão os derrotados!
As folhas secas já escreveram
no estrume do amarronzado  chão:
- Agora somos húmus
E com o mesmo sol virá 
O amanhã com as chuvas
Com raios e ensurdecedores trovões
Que despertarão o verde
Que latente dorme sob o lençol da morte!

Quem viver verá!
Porque onde o homem fracassar com a justiça
A natureza vencerá com o acaso!
Até agora o acaso é vencedor...
Duvida???
Visite colmeias e formigueiros...
Que hibernam no mesmo sertão
Sem reis, sem governantes, sem leis...
A não ser a força do instinto!

Logo a esperança permanece viva
Porque é o alicerce da luta
E  lutar é sinônimo de vida!
Resistir é lutar!
Que sempre haja resistência
Fruto em que dormita
Toda semente da existência
Porque quando parece que a morte venceu
Apenas fabricou o húmus
Que alimentará a vida
que matará a morte no amanhã!

POR ISSO: NEM A INJUSTIÇA!
NEM A CORRUPÇÃO!
NEM A MORTE JAMAIS VENCERÃO!

Seca no Sertão do Rio Grande do Norte - 2012 - Poeta Valdecy Alves ao lado de gado morto
(Foto: Mara Paula)


segunda-feira, 25 de março de 2013

CEARÁ TERRA DA LUZ - GRAÇAS AO MUNICÍPIO DE REDENÇÃO QUE LIBERTOU SEUS ESCRAVOS ANTES DO BRASIL - MAS ATÉ QUE PONTO ESSA LUZ - ESSA LIBERDADE É VISTA E RESPEITADA NO CEARÁ - NO BRASIL E EM REDENÇÃO! A LUZ NAS TREVAS DO ONTEM TAMBÉM TEM QUE BRILHAR NAS TREVAS DO HOJE!

Monumento na entrada da cidade de Redenção - Ceará 

A luz é símbolo de sabedoria, mas antes de tudo símbolo de liberdade e liberdade política que diz respeito ao povo e a interesses coletivos. Não é à-toa que a estátua da Liberdade, na entrada de New York segura uma tocha de luz. Não é à-toa que Jesus dizia que era a Luz do mundo.

Redenção, cidade criada em 28/12/1868, com cerca de 27.000 habitantes, 49ª no índice de Desenvolvimento  Humano (IDH) no Ceará e 3.761ª no Brasil. PRECISA DESENVOLVER-SE MUITO AINDA. Cidade com cerca de 225 km quadrados. Com PIB de cerca de 98 milhões, com 29 escolas e pouco mais de 4.900 alunos matriculados no ensino fundamental, tem um hospital, enfrenta a violência crescente. (dados do Anuário O Povo - 2013). 

O Ceará, terra da abolição, da luz, da liberdade que brilhou antes em todo o Brasil. Mas o que é esta luz atualmente para todo o Ceará, onde o povo ainda é escravo da seca, da corrupção política generalizada? Qual o conceito de liberdade hoje para o Ceará e para Redenção, onde os meios de comunicação pertencem a poucos políticos e poderes como o Legislativo não são autônomos e em poderes, como o Judiciário, nem juiz tem na Comarca?  Redenção, qual o significado dessa palavra para quem nasce em Redenção (CE). Onde estão os negros de Redenção, suas associações, suas manifestações culturais? Será que sobraram só os descendentes dos escravizadores e migraram para os partidos políticos dominantes? Ainda com a mesma cultura escravagista??? Que a UNILAB brilhe, mas também o ensino fundamental!

Liberdade, abolição, luz, Redenção ... terra da luz... são palavras, cujos significados têm que ser resgatados e transportados para o hoje, pois tanto no Ceará, quanto em Redenção... falta LIBERDADE de imprensa nas rádios locais, carece de LIBERDADE para o povo votar livremente nos dias de eleições, pois serão escravos enquanto sua prioridade for ter um contrato de prefeitura para ter o que comer dado em migalhas pelas mãos da corrupção... onde falta acontecer a verdadeira ABOLIÇÃO democrática, que só é possível quando houver o mínimo de igualdade, de respeito aos direitos fundamentais de cada cearense, de cada munícipe, quando houver educação de qualidade, que forme cada aluno para plena cidadania, sobretudo no campo político, o que é impossível sem valorização dos professores, pois a pior escravidão e treva é a ignorância...A cidade de Redenção e o Ceará precisam sair do cativeiro da seca, da cultura política do mesmismo... pois a escravidão, a falta de liberdade, a abolição precisam também ser aplicadas para os males do presente...  Senão teremos LUZ no passado e eclipse no presente! Qual a utilidade de uma LUZ assim? O que iluminará? Então pode dizer o poeta:

Redenção, liberdade...
Luz na escravidão!
Democracia, igualdade
Luz na abolição....
No passado tão claro
Hoje, onde cada se esconde?
Onde... onde... onde...
Heim? Por que não me responde!
...................................................

POIS A VERDADEIRA LUZ TEM QUE BRILHAR SEMPRE, ONTEM, HOJE E AMANHÃ... Não podemos comemorar apenas a luz nas trevas do ontem, quando ela falta às trevas do hoje!  COMEMOREMOS O FATO HISTÓRICO NESTE 25/03/2013 COM A CERTEZA E O JUÍZO QUE A LIBERDADE, A REDENÇÃO, A ABOLIÇÃO E A LUZ, DEVEM TAMBÉM CONTINUAR BRILHANDO NO HOJE E NO SEMPRE! OU TEREMOS INVENTADO A HIPOCRISIA HISTÓRICA DA PIOR ESCRAVIDÃO, DE MAIOR TAMANHO, SEM PAR,  CAPAZ DE APAGAR ATÉ O SOL!

domingo, 24 de março de 2013

PADRE CÍCERO ROMÃO BATISTA – EM 24/03/2013 COMPLETAM 169 ANOS DESDE O SEU NASCIMENTO – UM CEARENSE POLÊMICO – UM BRASILEIRO ÚNICO – UM AMERICANO UNIVERSAL – MESMO EXCOMUNGADO PELO VATICANO FOI ELEITO SANTO PELO POVO – DEMOCRACIA NA IGREJA? UM TEOCRATA! POUCO IMPORTA! É HISTÓRIA! É FATO! UM FENÔMENO! UM HOMEM POLÊMICO QUE PRECISA SER MELHOR ESTUDADO E CONHECIDO! POIS É SÍMBOLO DE UM SENTIMENTO DE UM POVO! SÓ PERDE EM ROMARIA PARA SÃO FRANCISCO DE ASSIS NA ITÁLIA! ENTÃO VIVA AO PADIM CIÇO!



Romeiros de Padre Cícero - Em momento de muita fé - Ninguém fascina por gerações sem ter sido realmente grande
(Foto Valdecy Alves)
 O Ceará deu ao Brasil e ao mundo, nascidos no mês de março, dois grandes líderes de movimentos messiânicos: Antonio Conselheiro e Cícero Romão Batista. O primeiro conhecido como Antonio Conselheiro, imortalizado por Euclides da Cunha, na sua obra literária "OS SERTÕES!", O segundo imortalizado pela fé e pelas romarias do povo que são anuais e resultam em ida de milhões de fiéis a Juazeiro do Norte, no sul do Ceará, Brasil, que só perde em quantidade para cidade de Assis, terra de São Francisco,   nome de um santo italiano, tão polêmico em sua época, que faltou pouco pra ser morto pela Igreja oficial, pelo Vaticano, que só agora teve o primeiro papa que teve a coragem de homenagear o homem de Assis, cidade que já visitei. INTERESSEI-ME MUITO POR PADRE CÍCERO, EMBORA NÃO TENHA RELIGIÃO, POR INFLUÊNCIA DO MEU AVÔ, SEVERINO  ALVES, DEVOTO DELE, que juntamente com todas as minhas tias, todo dia 20 de cada mês, vestiam-se de preto, em luto por ele. Depois, após ler um livro chamado: FALTA UM DEFENSOR PARA O PADRE CÍCERO, do Padre Antonio Feitosa, que visitei no Crato no primeiro semestre de 1987.

Filmando em Caldeirão de Santa Cruz do Deserto - Crato - Ceará
Documentário Inacabado - Foto: Mara Paula

Num documentário que fiz, SOBRE PADRE CÍCERO, concluído no começo do ano 2010, dividido em 03 partes, com quase 14 mil acessos no YOUTUBE, mostro o polêmico Padre Cícero na íntegra. EVITANDO MOSTRAR APENAS O SEU LADO SANTO OU MÍSTICO!  O Nome do documentário é: PADIM CIÇO, SANTO OU CORONEL? Mas há muitas perguntas, seu lado humano, polêmico, criticado, elogiado, estudado.... não há respostas, porque a resposta está em você.  Escreva-a em forma de comentário. VEJA O DOCUMENTÁRIO E COMPARTILHE, LINKS DAS 03 PARTES ABAIXO:





Em Assis na Itália - Visitando o poeta - o ecologista o humanista Francisco de Assis
Tão Santo para os italianos como Padre Cícero para os Cearenses
Os dois recebem as maiores romarias do planeta terra
(Foto: Mara Paula)

Diferentemente de Antonio Conselheiro, padre Cícero era padre e com muita cultura. Teve a inteligência de ser o líder dos coronéis do Cariri e.ao mesmo tempo, o mais santificado dos homens para o povo. REUNIU PODER POLÍTICO, ECONÔMICO E RELIGIOSO. Amigo de Lampião, acusado de acoitar e apoiar o cangaço, amigo de deputados, tinha um exército de jagunços e sem dúvida o patriarca de Juazeiro, que para ele era a Nova Jerusalém. Idealizou as caixas d´água, defendeu o meio ambiente, foi o criador de Caldeirão e líder religioso do Beato Lourenço. Mas seu maior poder veio e vem do povo, que o santificou mesmo atropelando o Vaticano, que chegou a excomungá-lo, pena que perdura até os tempos atuais. LUTAM POR SUA REABILITAÇÃO, COMO O VATICANO COM O NOVO PAPA TENTA REABILITAR-SE PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA.


Filmando missa de encerramento de romaria - Capela do Socorro - Juazeiro do Norte
(Foto: Mara Paula)

O Ceará tem mais exemplos de santos eleitos pelo povo, sendo outro caso emblemático, "AS SANTAS ALMAS DA  BARRAGEM DO PATU" em Senador Pompeu - Ceará, onde morreram milhares de pessoas no Campo de Concentração do Patu, na mesma seca de 32, experiência copiada pelos alemães, mesma seca e época quando Padre Cícero e seu discípulo Beato Lourenço recebiam milhares de nordestinos a eles dando abrigo, trabalho e comida em Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, diferentemente dos campos de concentrados criados pelo Governo brasileiro. Lembrando que Caldeirão, no Crato, foi destruída por bombardeio da Aeronáutica, do mesmo jeito que Canudos foi destruída pelo Exército. Nossas forças armadas tem esse histórico de matar o povo brasileiro, por sinal, coincidentemente os mais pobres e excluídos.  Sem dúvida que o Padre Cícero e sua simbologia tem muito a ver com a identidade do povo cearense e do povo brasileiro. CONHEÇAMO-NOS MELHOR!

Arte Rupestre -Pedra do Índio - Varjota Ceará (Foto: Mara Paula)
Fé do Povo Cearense na Idade da Pedra  - Há mais de 5.000 anos
Quando Jesus e Moisés não tinham sequer nascido   


Bendito de um povo que tem como filhos: Padre Cícero, José de Alencar, Farias Brito, Oliveira Paiva, Padre Ibiapina, Antonio Conselheiro, Raquel de Queiroz...  além de heróis como vaqueiro, a rendeira e o jangadeiro! APESAR DE TERMOS OS GOVERNANTES ENTRE OS MAIS CORRUPTOS E HÁ SÉCULOS!

sexta-feira, 22 de março de 2013

CAUCAIA – ASSEMBLEIA – PROTESTO – CAMINHADA COM APROVAÇÃO DE PARALISAÇÃO PARA 26/03/2013 PELA IMPLEMENTAÇÃO DE 1/3 PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE EM DEFESA DO PISO LEGAL DE R$ 1.817,30 E POR OUTROS DIREITOS DOS PROFESSORES – VALORIZAÇÃO JÁ!

Professores do Município de Caucaia aprovam por unanimidade cronograma de luta
Em defesa de direitos sociais e da total implementação da Lei do Piso
(Fotos: Mara `Paula/Valdecy Alves- quem copiar citar a fonte)

Na manhã de 22/03/2013, em assembleia liderada pelo Sindicato dos  Servidores Públicos Municipais de Caucaia – SINDSEP/CAUCAIA – os profissionais do magistério aprovaram cronograma de luta, por unanimidade, em defesa dos seguintes direitos mínimos, que correspondem à política de valorização dos professores:

1)    Reajustar o piso do servidor conforme reajuste das portarias do MEC e a fórmula do artigo 5º da Lei do Piso – O Município só preparou projeto de lei com reajuste de 8%, o mínimo, quando o reajuste necessário é de 26% para se chegar ao piso legal de R$ 1.817,30;
2)    Pagamento de Licença prêmio em forma de pecúnia, como manda lei municipal;
3)    Seleção para núcleo gestor como manda a lei municipal, princípio da gestão democrática;
4)    Concessão de 1/3 para atividade extraclasse prevista na lei do piso e julgado constitucional pelo STF – o Município quer conceder apenas posteriormente – 1/3 já!  e
5) Respeito ao PCR e solução de outras pendências de menor porte.


Categoria canta clamando pela valorização através de atos do prefeito não de promessas
 Importante destacar que tais direitos já existem nas normas, não se tratam de criação ou novas conquistas. Constam:


1)    Na Lei Orgânica Municipal;
2)    No Plano de Carreira dos Professores;
3)    Na Lei do Diretrizes e Bases da Educação;
4)    Na lei do FUNDEB;
5)    Na lei do piso;
6)    No artigo 206 e incisos da Constituição Federal.

De direito não se abre mão. Direito não se renuncia. Direito Não se negocia. DIREITO TEM QUE SER IMPLEMENTADO.

Categoria canta clamando pela valorização através de atos do prefeito não de promessas

Professores que ficaram  fora- não couberam no salão - muita participação
NUNCA SE VIU A CATEGORIA TÃO FIRME
 O SINDSEP-CAUCAIA publicou e fez circular em todas as redes sociais, escolas e ruas da cidade, uma carta aberta ao Município com o seguinte teor:

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DE CAUCAIA PELA VALORIZAÇÃO  DOS PROFESSORES 
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caucaia (SINDSEP-CAUCAIA) VEM TORNAR PÚBLICO SEU REPÚDIO à conduta do Município de Caucaia, uma das cidades que mais enriqueceu e enriquece nos últimos anos no Ceará, mas que não valoriza seus professores como manda a Constituição Federal, como ordena a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e a Lei do Piso  Nacional, pois o Município de Caucaia:

1) NÃO REAJUSTOU o piso dos profissionais do magistério conforme reajuste das portarias do MEC e a fórmula do artigo 5º da Lei do Piso;
2) NÃO PAGA  Licença prêmio em forma de pecúnia, como manda lei municipal; 
3) NÃO REALIZA a Seleção para núcleo gestor como manda a lei municipal;
4) NÃO IMPLEMENTA 1/3 para atividade extraclasse prevista na lei do piso e julgado constitucional pelo STF na ADI 4167; 
5) NÃO IMPLEMENTA integralmente o plano de carreira municipal;
6) NÃO PRESTA CONTAS da aplicação das verbas do FUNDEB com o nome de todos na folha dos 60%, remuneração e lotação de cada um;
7) NÃO IMPLANTA a mesa de negociação coletiva e
8) ALÉM de outras violações inaceitáveis!

VIOLAÇÕES que contrariam o PRINCÍPIO DA VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DO MAGISTÉRIO, O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, O PRINCÍPIO DO DIREITO AO PISO E À CARREIRA, O PRINCÍPIO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO, este é efeito inerente à valorização dos professores.  Que se diga – TODOS  PRINCÍPIOS NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA - A SOCIEDADE DE CAUCAIA, OS PAIS E MÃES DOS ALUNOS, OS PRÓPRIOS ALUNOS sofrem violações quando são privados de uma política educacional realmente eficaz e de qualidade. EDUCAÇÃO É INTERESSE DE TODOS. É DIREITO HUMANO UNIVERSAL E FUNDAMENTAL! VAMOS APOIAR A LUTA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO! JÁ FOI TRAÇADO UM CRONOGRAMA DE LUTA QUE PODE SER RADICALIZADO CASO O MUNICÍPIO NÃO RESOLVA AS PENDÊNCIAS AO LONGO DAS NEGOCIAÇÕES! PROFESSORES DE CAUCAIA TODOS À ASSEMBLEIA NO DIA 22/03/2013 – SUA PARTICIPAÇÃO E A NOSSA UNIDADE SERÃO A CERTEZA DE NOSSA VITÓRIA!"


Mesa com a presença do DIEESE - FETAMCE - CUT - Executiva do SINDSEP e Dra. Mara Paula

Enedina Soares dando os informes à categoria

Catarina Lima - Presidenta do SINDSEP abrindo os trabalhos

Wil - Representante da CUT dando total apoio à luta

Rose do DIEESE - Demonstrando que há dinheiro nos cofres públicos


Enedina avaliando o proposto pelo Município de Caucaia



Dr. Valdecy Alves - Sobre o piso legal - o direito a 1/3 e em defesa da luta e da unidade até a vitória
 A categoria, por unanimidade aprovou o seguinte cronograma de luta:


26/02/2013: PARALISAÇÃO GERAL DO MAGISTÉRIO – CONCENTRAÇÃO NA PRAÇA DA CÂMARA MUNICIPAL DE CAUCAIA;

08 e 09/04/2013: PARALISAÇÃO GERAL (caso as negociações não avancem;

09/04/2013: Assembleia geral para debater e aprovar Estado de Greve, caso as negociações não avancem;

O Sindicato já denunciou tanto ao Ministério Público local quanto à Comissão de Educação da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza, as violações, requerendo a intermediação via TAC, caso as negociações fracassem, o que pode conduzir à greve geral e irrestrita por tempo indeterminado. APOSTA-SE NA NEGOCIAÇÃO – MAS HAVERÁ RADICALIZAÇÃO CASO AS VIOLAÇÕES PERSISTAM! A DEFLAGRAÇÃO DE UMA GREVE NÃO ESTÁ DESCARTADA!

Tem início a caminhada após assembleia até a Secretaria  de Administração de Caucaia
Prestação de Contas com total da folha dos 60% - nome - remuneração e lotação de todos


Hora do debate - servidores se manifestam- defendendo unidade
Participação e radicalização caso as negociações não avancem
  
DINHEIRO É O QUE NÃO FALTA: entre o dia 01/01/2013 e 22/03/2013, só de FUNDEB, entraram nas contas do Município mais de R$ 31 milhões de reais; a previsão de repasses do FUNDEB para o Município de Caucaia é de 16% a mais em 2013, que no ano de 2012. Mais de R$ 140 milhões de reais deverão se repassados só de verbas do FUNDEB  no ano de 2013 para Caucaia. Sem falar nos 25% dos tributos locais que devem ser aplicados em Educação.

Hora do debate - servidores se manifestam- defendendo unidade
Participação e radicalização caso as negociações não avancem

Hora do debate - servidores se manifestam- defendendo unidade
Participação e radicalização caso as negociações não avancem

Hora do debate - servidores se manifestam- defendendo unidade
Participação e radicalização caso as negociações não avancem

CONCLUSÃO: A categoria está firme, unida, consciente e preparada para luta que já teve início. PRIORIZA A NEGOCIAÇÃO, desde que não se confunda com EMBROMAÇÃO. De direito não abrirá mão e só cessará a luta quando cessarem as violações, for implementado o que se deve. UTILIZARÁ DE TODAS AS FERRAMENTAS DE LUTA, até mesmo, quando não tiver mais alternativa, da GREVE GERAL E IRRESTRITA POR TEMPO INDETERMINADO!

ATUALIZAÇÃO DA POSTAGEM: às 14:40h de 22/03/2013 - fui informado que o prefeito de Caucaia aceitou negociar as pendências - já marcando rodada de negociação para o dia 02/04/2013 - às 09:30h - SÓ QUEM LUTA MANTÉM - IMPLEMENTA E CONQUISTA DIREITOS!


Abaixo mais fotos da assembleia histórica:


Hora do debate - servidores se manifestam- defendendo unidade
Participação e radicalização caso as negociações não avancem

Hora do debate - servidores se manifestam- defendendo unidade
Participação e radicalização caso as negociações não avancem

Hora do debate - servidores se manifestam- defendendo unidade
Participação e radicalização caso as negociações não avancem

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA
                                            

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA

FAIXAS QUE SÃO A VOZ  DA CATEGORIA

VAI-SE A CAMINHADA DE QUEM SABE QUE TEM QUE FAZER ACONTECER


segunda-feira, 18 de março de 2013

1/3 PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE DOS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO ESTÁ NA LEI DO PISO - DIREITO JULGADO CONSTITUCIONAL - NÃO DEPENDE DE ENVIO DE LEI MUNICIPAL - PROFESSORES CUMPRAM POR SI MESMOS 1/3 PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE! REFAÇAM POR SI MESMOS O CALENDÁRIO LETIVO DO SEU MUNICÍPIO EM 2013 E DO SEU ESTADO! NESSE ITEM QUEM ESTÁ VIOLANDO SEU DIREITO A 1/3 - PROFESSOR (A) - É VC MESMO – POR OMISSÃO! AJA!

Servidores em Mucambo -  SINDSEMM - Assembleia Elegendo Estratégias de Luta para Defesa de Direito
(Foto: Dra. Mara Paula)

1/3 PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE- DIREITO PREVISTO NA LEI DO PISO – NA LDB -  JULGADO CONSTITUCIONAL PELO STF – VIOLADO PELA MAIORIA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS BRASILEIROS – VIOLADO TAMBÉM PELA MAIORIA DOS MUNICÍPIOS DO CEARÁ – MEDIDA JÁ  CONCEDIDA LIMINARMENTE PELA MAIORIA DOS JUÍZES DO BRASIL  AFORA QUANDO AJUIZADA AÇÃO  –  MAS OS PRÓPRIOS PROFESSORES PODEM OBEDECER À LEI DO PISO POR SI MESMOS – CUMPRINDO 1/3 POR SI MESMOS! O QUE NÃO É NEM DESOBEDIÊNCIA CIVIL! MAS OBSERVAÇÃO DA LEGALIDADE! POIS NÃO CUMPRINDO 1/3 O PRÓPRIO SERVIDOR ESTARÁ VIOLANDO SEUS DIREITOS POR OMISSÃO – NINGUÉM PODE SER PUNIDO POR CUMPRIR UMA LEI FEDERAL – MAS A DECISÃO TEM QUE SER NUMA ASSEMBLEIA COM TODA A CATEGORIA CAPITANEADA PELO SEU SINDICATO E REFAZER O CALENDÁRIO LETIVO LOCAL COM O CUMPRIMENTO DO 1/3 – CUMPRA-SE O DIREITO CESSANDO TODAS AS OMISSÕES - PREVISÕES LEGAIS DO 1/3 PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE:

NA LEI DO PISO, LEI FEDERAL Nº 11738//2008 - O STF NA ADI 4167 - DECLAROU CRISTALINAMENTE QUE 1/3 É CONSTITUCIONAL:

§ 4o  Na composição da jornada de trabalho, observar-se-á o limite máximo de 2/3 (dois terços) da carga horária para o desempenho das atividades de interação com os educandos.

NA LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO - LEI FEDERAL 9394/96:

Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais da educação, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
I - .....
V - período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;


VEJA VÍDEO EM QUE FALO SOBRE O TEMA  1/3 EXTRACLASSE - EM: 

quarta-feira, 13 de março de 2013

ANTONIO CONSELHEIRO NASCEU HÁ 183 ANOS - 13/03/1830 – REVOLUCIONÁRIO MESSIÂNICO – MESSIAS POPULAR A EXEMPLO DE PADRE CÍCERO – BEATO LOURENÇO – SANTAS ALMAS DA BARRAGEM DE SENADOR BOMPEU... O QUE ELE REPRESENTA PARA QUIXERAMOBIM - PARA O CEARÁ - PARA O BRASIL E PARA AMÉRICA LATINA! UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA DO POVO À OPRESSÃO E LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL!


Corpo de Antonio Conselheiro - Desenterrado pelo Exército ao Ocupar Canudos
Ele havia morrido alguns dias antes - foto de época - Última foto dele
Em 13 de março de 1830, Antonino Vicente Mendes Maciel, QUE ENTROU PARA HISTÓRIA COMO ANTONIO CONSELHEIRO, nascia no Município de Quixeramobim, Estado do Ceará, Brasil, que apesar de ser terra natal de um mito revolucionário, messiânico, milenarista, politicamente, como a maioria dos Municípios cearenses, politicamente, é altamente conservador e socialmente muito atrasado. Município que viola o direito do professor ao piso, ou seja educação não é importante, como no tempo de Conselheiro, que aprendeu tudo como autodidata, pouco deve ao Poder Público. Sequer pagam insalubridade ao servidor público e até mesmo o regime próprio de previdência municipal está falido. SE CONSELHEIRO FOSSE VIVO, CERTAMENTE SE IRRITARIA E REAGIRIA A MUITA COISA QUE VEM OCORRENDO NA CIDADE NATAL DELE, que tem muito a se orgulhar dele, mas pelas gestões políticas do último Século, ele nada ou pouquíssimo teria que se orgulhar dos seus polítios. Certamente lideraria o povo e fundaria uma nova Canudos entre Quixeramobim e Senador Pompeu, perto dos monólitos do Encantado, místicos como ele.

Acervo da Casa Onde Nasceu Antonio Conselheiro em Quixeramobim
Um improviso de museu que precisa ser aperfeiçoado
Valorizar um revolucionário realmente causa medo a qualquer governo conservador
 Conselheiro foi fruto de uma realidade social cruel, coronelesca, opressora. Teve muita influência do lendário Padre Ibiapina, que tem processo de santificação no Vaticano e foi juiz em Quixeramobim por algum tempo. Largou a magistratura pela fé, tornando-se padre e ajudando aos pobres em todo o Ceará e até outros estados do Nordeste, com seu espírito caridoso e sabedoria. Exercendo, inclusive, grande influência sobre Padre Cícero. De tal forma que em se tratando do mestre, Antonio Conselheiro e Padre Cícero são irmãos, discípulos do mesmo pai espiritual. Os três formando um trio de cearenses que para sempre entraram para história do Brasil. Quixeramobim até hoje não entendeu direito Antonio Conselheiro e até pouco tempo o discriminava. ELE É MAIOR QUE QUIXERAMOBIM, de onde foi embora após uma desilusão amorosa, caminhando por todo o Nordeste, onde foi forjado como fenômeno sociológico em contato com o povo de vários dos Estados, tornando-se lenda, pela cultura adquirida. Falava até latim e chegou a ser advogado dos pobres, " rábula", pelo conhecimento obtido como autodidata, boa letra e poder de oratória.Um desses homens que nasce um em cada 1 milhão, em cada século.Como se Quixeramobim tivesse ganho na loteria da história. Uma lenda, uma cria da própria realidade social, política, econômica e cultural do Nordeste do Brasil. O Moisés do Sertão!

Foto do acervo da Casa Onde Nasceu Antonio Conselheiro em Quixeramobim
Um improviso de museu que precisa ser aperfeiçoado
Registra objetos resgatados da Guerra de Canudos - No Museu de Canudos
Valorizar um revolucionário realmente causa medo a qualquer governo conservador
 A casa em que ele nasceu está bem conservada, bem no centro de Quixeramobim (CE), quase em frente à igreja centenária. Em parte graças ao compositor Fausto Nilo, também arquiteto, que lá nasceu e conservou o prédio. Transformado num rude museu improvisado, que tem que ser reformado e aperfeiçoado. Mostra que o Poder Público local pouca importância dá a Conselheiro. O mesmo se pode dizer do Memorial Antonio Conselheiro, cujas cadeiras e banheiros até pouco tempo estavam quebrados. NÃO SEI SE CONSERTARAM! Conselheiro é um dos exemplos clássicos que filho de casa não faz milagre. Precisou primeiro ser respeitado em toda América, no Mundo, em todo o Brasil, para Quixeramobim começar a respeitá-lo. E AINDA ESTÁ LONGE DE QUIXERAMOBIM COMPREENDÊ-LO E RESPEITÁ-LO COMO ELE REALMENTE MERECE. A história local tem que ser reescrita. para que figure entre os coroneis bigodudos dos séculos atrás, verdadeiros e crueis senhores feudais, cuja importância histórica não atravessa as fronteiras do Município,  a figura universalmente conhecida do grande Conselheiro do povo, um Jesus cearense que aconselhava e recebia oprimidos de todo o Nordeste na lendária Canudos e ao longo de suas caminhadas, que não foi apagada da memória do povo, após ser aguada, pois em vez de enterrá-la, o  Governo Federal, que assassinou todo mundo em Canudos, fez uma barragem sobre Canudos, que está viva na memória de todos os brasileiros, como Spartacus está vivo na memória dos descendentes dos romanos.  ANTONIO CONSELHEIRO É HISTÓRIA PURA E UNIVERSAL, A JUVENTUDE DE QUIXERAMOBIM TEM O DIREITO DE CONHECÊ-LO EM TODA SUA PROFUNDIDADE E IMPORTÂNCIA.

Guia mostrando fotos do acervo da Casa Onde Nasceu Antonio Conselheiro em Quixeramobim
Um improviso de museu que precisa ser aperfeiçoado
Valorizar um revolucionário realmente causa medo a qualquer governo conservador
Coube ao militar e repórter Euclides da Cunha, que a serviço do Jornal  O Estado de São Paulo, acabou por transformar suas reportagens e anotações no Clássico  " OS SERTÕES". Obra-prima da literatura brasileira publicada em 1902, que narra a epopeia do sertanejo, via esse herói do povo, massacrado pelo Exército brasileiro, como Caldeirão de Beato Lourenço foi massacrado pela Aeronáutica, como os flagelados da seca de 32 foram massacrados pela omissão do Governo brasileiro no Campo de Concentração de Senador Pompeu. Tema de cantos, cordéis, música, cinema, teatro... tema de todas as artes.


Placa em frente à  casa onde Nasceu Antonio Conselheiro
Quixeramobim - Ceará
Conselheiro foi uma resposta através da religiosidade  a opressão e à exploração dos latifundiários da região Nordeste, que se confundiam com a própria lei, com seu feudalismo medieval. Fenômenos semelhantes ocorreram na Europa podendo-se citar Savonarola, na Itália, Joana D'arc, na França, Dom Sebastião em Portugal. Através da razão se faz revolução, através da fé, o messianismo,  o direito à resistência também se estabelece.

Ao lado deuma pintura do acervo da casa onde Nasceu Antonio Conselheiro
Quixeramobim - Ceará

Xilogravura retratando Conselheiro conforme o imaginário popular

CONCLUSÃO:  Antonio Conselheiro é um verdadeiro mito na história do mundo, do Brasil, do Nordeste brasileiro. Sua cidade de Canudos a Cidade do Sol brasileira, a utopia do povo religioso, pobre, sofrido, oprimido. UM NÃO A UMA REALIDADE SOCIAL BRASILEIRA DE ESCRAVIDÃO, EM QUE O SERTANEJO ERA COISA, só tendo dois destinos: SER AGRICULTOR MISERÁVEL NA TERRA DOS OUTROS OU JAGUNÇO DE ALUGUEL, que quando radicalizou deu vez ao cangaço. Um Nordeste em que só os filhos dos ricos poderiam estudar das escolas da época, só para aristocracia e se quisesse cursar uma faculdade, só em Portugal, Recife ou São Paulo. Nordestino até hoje peregrino e discriminado no Sul e Sudeste do Brasil ou camponês do sertão discriminado pelos habitantes nordestinos dos grandes centros urbanos. Conselheiro e sua Canudos foram e serão sempre um duro recado ao Estado omisso, que nega direitos fundamentais, que não garante a igualdade, que institucionaliza  a discriminação.UM RECADO NO SENTIDO QUE ENQUANTO NÃO HOUVER REALMENTE UMA SOCIEDADE JUSTA, HUMANA, SOLIDÁRIA, surgirão Conselheiros, lampiões, Zapatas, Marxs, Chês... A HISTÓRIA É VIVA E CONTINUA COMO CONTINUA A LUTA POR JUSTIÇA SOCIAL!  VIVA A ANTONIO CONSELHEIRO! CEARENSE CABRA DA PESTE, CEARENSE DA GEMA.

Em frente à casa onde nasceu Antonio Conselheiro
31/01/2013 - Um esboço de museu que precisa ser aperfeiçoado
Se Antonio Conselheiro fosse vivo - ficaria indignado com muita coisa em Quixeramobim
Sobretudo com o salário defasado dos professores e a falência do regime de previdência dos servidores
Abaixo matéria sobre peça de teatro que escrevi em homenagem ao grande Antonio Conselheiro, vencedora de diversos prêmios e que já circulou em várias cidades nordestinas. Nome da peça: ONDAS SECAS - UM NOVO OLHAR DE CONSELHEIRO SOBRE OS SERTÕES:



terça-feira, 12 de março de 2013

UTOPIA - SERÁ SEMPRE UTOPIA O DESEJO DOS QUE ESPERAM APENAS PELO MILAGRE OU ESPERAM GANHAR O PRÊMIO DA LOTERIA SEM COMPRAR O BILHETE! NÃO SE TERÁ A SOCIEDADE SONHADA SEM QUE CADA UM FAÇA SUA PARTE - REVOLUCIONANDO-SE ANTES DE PARTIR PARA REVOLUÇÃO GERAL - NÃO HÁ COMO O MAR SER SALGADO SE CADA UMA DE SUAS GOTAS FOR DOCE! PARTICIPAÇÃO - PARTICIPAÇÃO E FAZER SUA PARTE DA CONVIVÊNCIA NO TRABALHO AO DIA DO VOTO NAS ELEIÇÕES - DA MILITÂNCIA NA ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO À FISCALIZAÇÃO DA APLICAÇÃO DAS VERBAS PÚBLICAS – O IDEAL COLETIVO SONHADO SERÁ A SOMA DO QUERER E DA AÇÃO DE CADA UM ! FAÇA SUA PARTE !

Um retrato da sociedade atual


CRISE DE VALORES NA SOCIEDADE BRASILEIRA – CADA UM TEM QUE FAZER SUA PARTE: Médicos que falsificaram suas impressões digitais com silicone, em São Paulo, para enganar a máquina de ponto biométrica, ganhando sem trabalhar - PRA CUIDAR DA SAÚDE E DOENTES ETICAMENTE - centenas de donos de paredões de som que ligam seus aparelhos em plena madrugada acordando todos e todas nas noites de Fortaleza - QUE CONCEITO DE LIBERDADE É ESSE -  Governantes que vieram dos movimentos populares e passam a praticar violações que antes combatiam - CADÊ A COERÊNCIA - Beber e dirigir bêbado matando e atropelando - CADÊ A FRATERNIDADE - A médica que matava pacientes na UTI usando a expressão desentulhar - DEFINIU SERES HUMANOS COMO ENTULHO E MOSTROU QUE É UM LIXO HUMANO - o estudante de psicologia que atropelou o ciclista, fugiu e ainda jogou o braço que foi enganchado no para-choque do carro no rio - COMO VAI CURAR PRECISANDO DE CURA PSICOLÓGICA - um violador de direitos humanos e racista na comissão de direitos humanos da Câmara Federal - A POLITICAGEM VIROU FIM EM SI MESMA E DESLIGOU-SE DAS METAS DO PODER PÚBLICO PARA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE, JUSTA E SOLIDÁRIA – A mulher que matou o marido e esquartejou seu corpo, o assassinato brutal de mulheres por homens violentos em todo o Brasil, mães que jogam seus bebês no lixo, as cracolândias, o aumento de homicídios, a corrupção generalizada, a violência contra o idoso, política de saúde fracassada e verbas da educação roubadas... AONDE VAMOS PARAR... QUE PESSOAS... QUE MUNICÍPIOS... QUE ESTADOS... QUE PAÍS É ESSE?????? E todos querem parecer bons e muitos vão à missa ou ao culto do domingo... Como dizia Sócrates: Esse povo e todos deveriam ser o que se esforçam para parecer ser!

TODOS SÓ QUEREM TER DIREITOS - É A SOCIEDADE DO INFINITO DIREITO SEM DEVER NENHUM! - PRECISAM SABER QUE  DEVEM FAZER SUA PARTE TAMBÉM - A PARTICIPAÇÃO VAI DO BAIRRO - DA CONVIVÊNCIA NO TRABALHO À HORA DO VOTO - ESPERAR TUDO DO PODER PÚBLICO EM SUA GRANDE PARTE CARCOMIDO PELA CORRUPÇÃO É COMO ESPERAR UM MILAGRE - OU PIOR ESPERAR GANHAR O PRÊMIO DA LOTERIA SEM COMPRAR O BILHETE - OU PIOR CONSTRUIR UM NOVO DEMÔNIO - O ESTADO PODRE E FRACASSADO COM SEUS AGENTES POLÍTICOS EM SUA MAIORIA PODRES - A QUEM CULPAR POR NOSSAS CULPAS - COMO DIZIA OS BEATLES COMEÇA-SE UMA REVOLUÇÃO REVOLUCIONANDO A SI MESMO - EIS A MÚSICA COM TRADUÇÃO - REVOLUCIONE-SE:


sexta-feira, 8 de março de 2013

TRANSFERÊNCIAS ABUSIVAS DE SERVIDORES MUNICIPAIS DE ACARAÚ SÃO SUSPENSAS LIMINARMENTE ATRAVÉS DE MANDADO DE SEGURANÇA AJUIZADO PELO SINDSEP-ACARAÚ – POIS ILEGAIS – ABUSIVAS – SEM FUNDAMENTAÇÃO... – PREFEITOS DO CEARÁ - O BRASIL TEM UMA CONSTITUIÇÃO SÉRIA – HUMANA E DEMOCRÁTICA – A DIGNIDADE HUMANA É DIREITO FUNDAMENTAL – NÃO É POSSÍVEL ACEITAR TAIS ATOS ADMINISTRATIVOS EM PLENO SÉCULO XXI - CHEGA! BASTA!


Assembleia com os Servidores de Acaraú - Momento de Debate
Convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Acaraú - SINDSEP-ACARAÚ
Um dos encaminhamentos finais foi o ajuizamento de ação para anular transferências abusivas - liminar concedida
(Foto: Mara Paula)


Dezenas de servidores municipais de Acaraú foram transferidos nesse começo de 2013 das mais variadas formas. Alguns só oralmente, sem ser por escrito. Mesmo quando escrito, sem a devida fundamentação. Um fato chamava atenção: OS DEZENAS DE TRANSFERIDOS CLARAMENTE NÃO VOTARAM NOS ELEITOS PARA  ATUAL GESTÃO.

TRANSFERÊNCIAS TENDO EM COMUM O FATO DE NÃO SEREM JUSTIFICADAS, NEM JUSTAS, TAMPOUCO ATENDENDO AO INTERESSE PÚBLICO. CONFIGURANDO ASSÉDIO MORAL. TIVE A HONRA DE ASSINAR A PETIÇÃO DO MANDADO DE SEGURANÇA, JUNTAMENTE COM DR. FRIDTJOF ALVES, cuja liminar, suspendendo os efeitos das transferências está abaixo postada. 

UM AVISO A TODOS OS PREFEITOS DO CEARÁ, QUE OS TEMPOS MUDARAM, QUE TRANSFERÊNCIA DE SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL SÓ É ACEITA E VÁLIDA QUANDO ALICERÇADA NO INTERESSE PÚBLICO, TEM QUE ESTÁ ESCRITA, BEM FUNDAMENTADA E ASSINADA POR AUTORIDADE COMPETENTE. O BRASIL É UMA DEMOCRACIA. NINGUÉM PODE SER PUNIDO PELO EXERCÍCIO DO VOTO, POIS TAIS ATOS ATENTAM CONTRA O ESTADO DEMOCRÁTICA, CONTRA A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, SENDO AO MESMO TEMPO INJUSTO, IMORAL E ILEGAL. DE PARABÉNS O SINDICATO DOS SERVIDORES E A CATEGORIA.

ABAIXO NA ÍNTEGRA A LIMINAR CONCEDIDA PELA JUSTIÇA ESTADUAL - ATRAVÉS DE DESPACHO DA JUÍZA DE ACARAÚ  Dra. Cláudia Waleska Mattos Mascarenhas - Suspendendo todas as transferências abusivas:





Related Posts with Thumbnails