sexta-feira, 2 de setembro de 2016

MUNICÍPIO DE SENADOR POMPEU COMPLETA 120 ANOS EM 2016- DA GLÓRIA À DECADÊNCIA - DO "TINHA" PARA O " JÁ TEVE" - DE POTÊNCIA ECONÔMICA E SOCIAL À REFÉM DO MEDO E DA VIOLÊNCIA... A ESPERANÇA AGONIZA!


Hoje - Ontem... talvez amanhã
(Fotos: Valdecy  Alves e várias da  internet)
DADOS HISTÓRICOS E CURIOSIDADES SOBRE O MUNICÍPIO DE SENADOR POMPEU - CEARÁ - COMPLETANDO 120 ANOS DE FUNDAÇÃO NO ANO DE 2016:  Criação  do Município em 03/09/1896; Criação da Comarca em 1899; Em 02 de julho de 1900 a ferrovia chegou ao Município; Criação da paróquia em 1919, e no mesmo ano de 1919 começa da construção da Igreja Matriz de Senador e  também data do  início da construção do Açude do Patu e da Vila dos Ingleses;  Senador permanece longe e indiferente a Primeira Grande Guerra., mas atenta às histórias de Padre Cícero e do Cangaço, que percorriam o sertão...Nos anos 20 a  guerra entre os coronéis da família Magalhães; Nos anos 30 tem início a Era Vargas. 1932 a grande seca; Nos anos 40 reina a Segunda Grande Guerra Mundial. Nos anos 50 tem início a Era Juscelino... Seguida do Suicídio de Vargas... Nos anos 60 período da ditadura...  do trabalho pastoral do padre João Salmito, do Padre Odilo...  1974 ano de grandes cheias do Rio Banabuiú; A chegada do Padre Albino em 1980, aplicando a Teologia da Libertação na pastoral, provocando um terremoto político no Município; Em 03 de dezembro de 1981 foi criada a primeira rádio do Município, Rádio Sertão Central AM, atualmente há a FM Humaitá e outra rádio AM; 1987 conclusão do Açude do Patu; anos 90 a luta popular pelo tombamento do patrimônio histórico da Barragem do Patu, inclusive com o protocolo do primeiro projeto popular junto à Câmara Municipal, realização de filmes e movimentos populares.  A partir do ano de 2000 chega a internet... mas é tempo em que a cidade mergulha em sua pior fase política, onde nunca a corrupção foi tão forte e vergonhosa. Continua economicamente decadente, socialmente estável, culturalmente criativa, politicamente vergonhosa. Todavia, a partir de 2010 se vê envolvida por um mar de sangue e de violência. Passando a figurar como uma das cidades mais violentos do Brasil.... DESSE POÇO ESCURO E SEM FUNDO... AINDA POR SAIR! Tudo pode melhorar se o povo deixar de vender voto e político parar de comprar. Se política deixar de ser meio de vida para alguns e eleições balcão de negócios como tem sido desde os tempos mais remotos aos tempos atuais... Em 1932, Senador Pompeu foi chamada de Curral da Fome, em virtude dos flagelados concentrados nos Casarões do Patu, que foram transformados no Campo de Concentração do Patu, um dos mais cruéis das histórias das secas no Ceará e no Brasil. No ano de 2016, Senador Pompeu Elegerá seu 42º prefeito. Talvez seja mais um que apertará os grilhões nos pulsos e no pescoço de um povo marcada pela fome, pela exploração, pela escravidão, pela mentira e pela demagogia dos que sempre tiveram o poder político nas mãos.

Patrimônio histórico do Patu - Casarões do Campo de Concentração
Patrimônio histórico abandonado

DADOS ECONÔMICOS - SOCIAIS - GEOGRÁFICOS - POLÍTICOS E FINANCEIROS DE SENADOR POMPEU: Em 2013, o  Produto Interno Bruto (PIB) de Senador Pompeu totalizou R$ 192 milhões e 500 mil reais, para uma população estimada em 26.500 habitantes para o ano de 2016, totalizando a renda por habitante em torno de R$ 7.805,00. Na população do município é maior o número de mulheres que o de homens, bem como a população urbana maior que a população rural. Tem cerca de 8.000 domicílios,  Tem cerca de 7.000 aposentados que somados a 4.630 beneficiários do bolsa família recebem aproximadamente R$ 74 milhões de reais, valor que corresponde a metade do PIB municipal e quase o dobro da receita orçamentária do Município, que é de pouco mais de R$ 42 milhões de reais/ano. O que demonstra o quanta a cidade é pobre e depende dos aposentados, pensionistas, bolsa família e dos repasses federais. Segundo o mapa da pobreza, ainda do ano de 2003, IBGE, 58,5% da população de Senador Pompeu era pobre. A CIDADE JÁ FOI RICA NA ERA DO ALGODÃO, O OURO BRANCO. Com a derrocada da era do algodão, a cidade não conseguiu mais encontrar novas alternativas econômicas. Quase 1/3 da população, segundo dados do IBGE em 2010, é composta por analfabetos. Sem falar nos que sabem ler apenas para assinar o nome e os que são excluídos da era da informática. Os analfabytes. Há um grande número que aprendeu a ler, mas nunca leu um livro e se ler, nem todos terão capacidade compreender. São os analfabetos funcionais. A taxa de mortalidade infantil é de 16 mortos por 1.000 nascidos vivos. Tem 28 escolas somando-se as do ensino fundamental com ensino médio. Bem menos que a quantidade de bares. De quando em quando tem juiz. às vezes tem promotor. Outras vezes faltam os dois na Comarca. Frota de aproximadamente 7.500 veículos, sendo a maioria motos, mais de 5.000, o que explica a grande quantidade de acidentes e mortos guiando motos. A maioria deles menores sem habilitação. (Dados do IBGE (http://www.cidades.ibge.gov.br/ ) e do Anuário do Ceará 2015/2016 do Jornal O Povo

Senador Pompeu - Seca de 1932 - Curral da Fome
Com toda tecnologia a seca esta aí - 32 está aí - a Seca ainda manda e reina
O novo campo de concentração tem as cercas do bolsa família e não permitira a libertação


A população que vem encolhendo desde o colapso econômico do fim da Era do Algodão, atualmente se estima em 26.600 habitantes. Embora tenha dobrado temporariamente na Seca de 1932, com os flagelados do Campo de Concentração do Patu. Os dados econômicos e sociais mostram como a cidade continua decadente. A dependência de receitas externas, sobretudo transferências de recursos federais  para o Município, mostra o quanto a economia da cidade é fraca. Mesmo com as fábricas de calçados instaladas. Que paga um salário de fome e produz pouca riqueza. A CIDADE PRECISA ARRECADAR UM DIA, NO MÍNIMO, MAIS QUE O TOTAL DE REPASSES PARA APOSENTADOS E BENEFICIÁRIOS DO BOLSA FAMÍLIA, para gozar de certa autonomia. Tamanha miséria explica porque as lideranças políticas brigam de forma fanática nas eleições municipais, pois terá muito poder quem tiver em mãos uma máquina de milhões de reais, algumas centenas de empregos e contratos  a oferecer, de preferência passando por cima da Lei de Licitação. Tal patrimonialismo e fazer da politica meio de vida e se servir do povo, em vez de servir ao povo, tem sido campo fértil para corrupção mas vergonhosa, que nas últimas décadas passou a ocupar as páginas policiais na grande mídia estadual e nacional. Outro fenômeno lamentável que se percebe é que Senador Pompeu vive uma guerra civil entre gangues e traficantes. Destacando-se ainda a violência contra a mulher, figurando a cidade no mapa da violência nacional, como um dos municípios mais violentos do Brasil.  Esse é o legado das antigas gerações de políticos, cuja cultura patrimonialista, se continuar, vamos acabar por nos transformar na Síria ou no Iraque, com uma pitada de Rio de Janeiro, com a miséria da periferia da Índia.

Não deixemos que seja destruído o patrimônio histórico de Senador Pompeu:




Igreja Matriz de Senador Pompeu e seu Filhote
Um Puxadinho - Bons tempos em que os padres
Preservavam o Patrimônio histórico
CULTURA ABANDONADA - DECADENTE COMO FORMA DE RUPTURA - INEXISTENTE COMO MEIO PARA A CONSCIÊNCIA E O LAZER: O grande papel da cultura, a começar da produção, criação e circulação... entre os principais... é retratar seu tempo, fixar a identidade de um povo, permitir uma compreensão do mundo pelo sentimento, através da beleza, permitir melhor compreensão do presente, que cada um consiga interpretar-se em seu meio temporal e social, apontar para o futuro, através da ruptura que deve apontar sempre para o ideal... para utopia. Tem prevalecido o investimento em criações folclóricas, mais ligadas aos costumes e ao passado, que contém sua beleza, que tem sua importância, mas que não aponta para o futuro. Nem provoca rupturas no presente. Assim, no campo das belas artes, a produção que tem é independente. O teatro está decadente, o cinema pouco produzindo, a não ser filhos de Senador que moram fora do Município. A escultura, a pintura... exportam toda a sua produção. Excetuando as manifestações folclóricas como quadrilhas juninas,  há e sempre houve outros tipos de quadrilhas... Paixão de Cristo... a população não tem sequer acesso ao produzido como opção de lazer com programação continuada.  Os pontos de cultura sem verbas, a política cultural claudicante. O patrimônio histórico cultural, seja material e imaterial,completamente desvalorizado. Exceto a Caminhada da Seca, criada pelo Padre Albino, tomara que o atual padre, neste 2016, não acabe com a Caminhada da Seca, já que começou a destruir a beleza arquitetônica da igreja matriz, de estilo barroco, que agora tem um filhote, um puxadinho horrível, que é da cor da mãe, mas jamais crescerá ou será tão bela quanto ela. bons tempos em que os vigários eram os primeiros a preservar o patrimônio cultural e religioso da cidade. Que se destaque que a natureza se encontra completamente agredida, até mesmo o Rio Banabuiú, o Nilo que pariu e amamentou Senador Pompeu, agoniza com tanto lixo, poluição, cercas e retirada da areia, sem qualquer controle. Fauna e flora gritam por socorro em todo o meio rural.


CONCLUSÃO: TEMPOS DIFÍCEIS - TEMPOS RUINS - TEMPOS EM QUE SE JUNTA A BESTA FERA DA SECA - COM A BESTA FERA DO DESGOVERNO - COM O REINO DA BESTA FERA DA VIOLÊNCIA - COM A BESTA FERA DA ALIENAÇÃO - SOB O DOMÍNIO DO MEDO E DA BESTA FERA DAS ALUCINAÇÕES DAS DROGAS CONSUMIDAS - SOMADA À BESTA FERA DA MISÉRIA - SOB O REINO DA CORRUPÇÃO GENERALIZADA QUE OCUPA O CÉU DO MUNICÍPIO E DO BRASIL - NO HORIZONTE A ESPERANÇA AGONIZA - A UTOPIA MORRE EM GOTA A CADA VOTO VENDIDO - ONDE MESMO ESTÁ O TÚNEL ONDE PODE TER A LUZ NO FINAL???  TEMPOS DIFÍCEIS... TEMPOS DIFÍCEIS... MINHA QUERIDA CIDADE DE SENADOR POMPEU... EM SUA INFÂNCIA HISTÓRICA... EM SEUS 120 ANOS DE FUNDAÇÃO... 

VEJA PRIMEIRO DOCUMENTÁRIO SOBRE SENADOR POMPEU:


ABAIXO PARA VOCÊS - NA ÍNTEGRA - O CORDEL - A BESTA FERA DE 32 - DE AUTORIA DE VALDECY ALVES - POR FAVOR - QUE RESPONDA EM COMENTÁRIO - QUEM FOI - É... E TEM SIDO A BESTA FERA QUE TEM PARIDO TANTA TRAGÉDIA EM SENADOR POMPEU:


Cordel:  A Besta Fera de 32  - De: Valdecy Alves



Meu Irmão desse planeta
Preste atenção vou  contar
Usano a minha Caneta
O que se deu no Ceará
Num terrive palco  dor
Lá no Sertão Central
Cidade de Senador
Na seca do grande mal

Peço inspiração à lua
Vigor das ondas do mar 
A força da terra nua
Das serras cortano o ar
Mistero das entidade
O poder do deus antigo
A solidez da lealdade
A malícia do inimigo

A benção do Padim Ciço
A firmeza de Lampião
A eficaça do feitiço
A força de Frei Damião
Pra bem contar essa saga
Muito triste e de gran risco
Quero a fúria de Corisco
A voz de Luiz Gonzaga

De mãe-d’água, gira, gira...
A ciença de caipora
Quero o horror de curupira
Da seipente toda glora
A força do lobisome
Mula da cabeça o fogo
Toda a maliça do home
Pra enfeitar meu verso em jogo

Proteção, Beato Lourenço
Abençoai-me beata Anália
Iluminai o que penso
Livrai-me da feia mortalia
Santos de Pedra Bonita
Penada almas de Canudo
Penitente que em dor grita
Promesseiro em fé... mudo

Ocorreu em trinta e dois
Na beira do rio Patu
Com o povo que  adepois
Virou janta de urubu
Lhe digo, amigo meu
Nos versos desse poema
Houve em Senador Pompeu
Local do grande problema

Vencero então, os ingleses
A  tal da licitação
Pro longo de muitos meses
Encher dágua o sertão
Fazeno a grande parede
No mei do rio Patu
Vê se acabavam  a sede
Do vale Banabuiú

Chegaro então engenheiro
Explodiu a dinamite...
Multidão, muito dinheiro...
Sem regras e sem limite
Ciença, tecnologia
Homens eram os milhares
Trabalho de noite e  dia
Pra ver o fim dos pesares

Da lombada no espinhaço
Surgiu comprida vila
Favela, mundo-bagaço
Ao pé da serra tranquila
Mais no alto o casarão
E mais outro, outro mais
Morada da outra nação:
O inglês, o capataz....

A vila toda de taipa
Casas mais de quinhentas
Formano esquisito mapa
Rude, estranho, deferente...
Enquanto os casarões
Da mais  fina arquitetura
Pareciam ser mansões
Rino do pobre em agrura...

Assim formado o tal palco
Para grande construção
O pó das pedras em talco
Sucedia a cada explosão
Fazia-se prisão pra água
Os braço de tantos home
Vê se findavam a mágoa
Sonhano matar a fome

Começou em dezenove
Findano só em vinte e três
Questão que inté me comove
Contar o feito do inglês
Sumiu deixano pra trás
Toda a enorme estrutura
Levou dinheiro demais
Da fome e misera a cura

Então-se tava acabado
O palco de trinta e dois
Ano de terrive seca
Dali nove anos depois !
A água pra seca espantar
Migrou pros olhos do povo
Que voltou a enfrentar
A velha seca de novo

Mal findava trinta e um
O sertanejo com fé
De não ter problema algum
Sobrar a comida inté
Acreditava em inverno
No ano novo que adentrava
Nem sabia que o inferno
Aos pouco se aproximava

Viera as primeira chuva
E já preparado o chão
A semente em cova luva
Arroz, milho e feijão
Mas acabou-se a neblina
O vento o céu nublado
Gota sequer pequenina
Caiu no sertão tostado

Primeiro veio um medo
Seguido da esperança
Tudo mistero, segredo
O home virava criança
Achano que era castigo
Aquela nova estiagem
Invisive o inimigo
Rezava ao pé da imagem

Nem reza, nem esperança
Resolvero o gran problema
A matar perseverança...
A seca era o grande tema
Secou cada um dos açude
A terra logo rachou
Mais velhos diziam:  mude !
O sertão silenciou

Começou a emigração
Pras bandas lá do Sudeste
Amazona, Maranhão
Todos fugino da peste
Era como  a própria morte
Explodira no sertão
Melhor nos braços da sorte
Que ficar naquele chão

Era gente nas estrada
Em cima de caminhão
Na vereda, na chapada
Na serra, no lajeirão
Home, muié, até cachorro
Criança só de montão
Diziam: vou mas num morro
A míngua no meu sertão

E o sertão antes tão calmo
Parecia formigueiro
Reza, oração e salmo
Nada abrandava o braseiro
A terra mais parecia
Um forno todim em brasa
Atrás do mormaço em dia
Tremia: serra, mata, casa...


A falta d’água sentia
Até a mãe natureza
O rio que antes sorria
Tristonho sem correnteza
As planta toda sem foia
Em pleno mês de abril
Não, ninguém tinha escoia
Os bicho fora do cio !

Mas se faz um comentaro
Que é pra ninguém esquecer
As ave, as planta, meu caro
Nada ali ia morrer
Via-se que num orava
Que sem botar pé no chão
Todos eles escapava !!!
Havia estranha lição...

Fazenderos preocupado
Com a tal situação
Reunir padre, delegado
A direita, a oposição
A continuar como tava
Só eles iam sobrar
Era o que se comentava
No sertão do Ceará

Era preciso impedir
A fuga da sequidão
Dizia capitão Valmir
Primo de Sebastião
Fazendeiros muito ricos
Conhecido em todo  Estado
Mandava até nos milicos
Do prefeito ao deputado

O sertão se assanhou
De Mombaça a Quixadá
Tauá, o Sul se abalou
Aracati, Tianguá...
Pro povo num ir embora
Fizero concentração
Está escrito na histora
Do livro do sabidão

Lá em Senador Pompeu
No mei do sertão central
Acredite, amigo meu
Mulher, menino, animal
Chegavam a cada dia
Descalços de pé no chão
Magros,barriga vazia
Para tal concentração

Assim a vila de barro
Os casarões dos ingleses
A pé ou vindo de carro
Recebiam seus fregueses
Da barragem o fantasma
Perdido nas amplidão
Fome, sede, mortal asma
Naquela grande prisão

De Pedra Branca a Ipu
Solonópole a Milhã
Acopiara, Iguatu,
Mãe, filho, pai, irmã
Gente de todos os lado
Chegar na concentração
Ali teria o agrado
Dalguma alimentação

O trem ia ao local
Trazeno o feijão carroz
Comida pra animal
Diziam tempos depois
Era a maior aflição
Era a maior agonia
Ali na concentração
Quem entrava num saía

Milhares de seres vivos
Em tão pequenino espaço
Os sadios mais ativos
Pareciam feitos de aço
Vei o piolho o flagelo
Raparo todas cabeça
Assim sem algum apelo
Diziam: Me obedeça !

Os sacos do mantimento
Logo viraram roupão
Num tinha divertimento
Só a grande multidão
Toda  de branco vestida
Sem cabelo home  e muié
Tudim igual na vida
Como amiga só a fé

Teve a misera em Canudo
Teve ano setenta e Sete
Onde morreu quage tudo
Velho, bebê o pivete...
E teve a seca do quinze
Aí vei trinta e dois
E por mais que tudo acinze
Seca há de voltar depois

Então o que há de errado
Culpado  o tempo num é
Se o bicho bruto acanhado
Escapa  mesmo sem fé ???
É de se pensar no caso
Fazer uma reflexão
Isso pra num se dar aso
À fome, à sequidão

Comecou a mortandade
De fome até repentina
Veio logo a orfandade
Do menino e da menina
Um aqui, outro acolá
Logo, logo às dezenas
Morreno e a lamentar
Até chegar às centenas

Com tanta misera e fome
No sertão de Senador
Chamado curral da fome
Por quem não tinha pudor
Aos ricos causou vergonha
Fecharo até cemitero
Diante falha medonha
Enterraro  sem critero

Na própria concentração
Faziam enorme valado
Faminto o seco chão
Devorava o flagelado
O céu sem nuvem, azul
A vala no alto do morro
Se fartava o urubu
Se empanturrava o cachorro

O cemitero é retângulo
Ao pé da Serra Patu
Frente a usina triângulo
Jardim do mandacaru
Cercado dum alvo muro
Todo fincado de cruz
A invadir o futuro
Onde possa existir luz !

Muro em forma de quadrado
Grande cruzeiro na frente
Na verdade é um valado
Onde se enterrou mil gente
O resgate da memora
Do povo de mau destino
Deve seu entrar pra histora
Ao saudoso Padre Albino

Local de muitas lendas
E de perigrinação
Destino de muitas sendas
Catedral da oração
Visitado pelo ateu
Lugar sagrado,  ô irmão
Lá de Senador Pompeu
Jóia do belo sertão

Ali sob o céu azul
Morada da branca nuvem
Palco do negro urubu
Muitas historas surgem:
Visagens da meia-noite
Gritos e lamentação...
As cruzes alvos de açoite
Dos ventos da assombração !

Sempre tem velas acesa
Gente pagano promessa
O altar bem simples mesa
Onde a fé logo se  acessa
Cego lá voltou a ver
Mudo aprendeu a falar
Morto voltou a viver
Toda a graça a se alcançar

Pra lá vai a procissão
Pessoas do povo, fiéis
Pés ao milhares no chão
Turistas e menestréis
Cantano salmos e hinos
Da época de trinta e dois
Velhas, homens e meninos
Sob o forte sol algoz...

Maria perdeu Miguel
Toninho ficou sem pai
Raimundo sem Estael
Tanto lamentos e ai !
Tava  a tragédia armada
A doença a se espalhar
Toda gente abandonada
A se enterrar... se enterrar..

Ai de quem fosse fugir
Se não morto seria preso
Foi assim que o Valdir
Dum tiro restou bem  teso
Nos braços do seu amor
A morrer se lastimano
Os gritos delas de dor
São visage ecoano

Além de todos lamentos
No local se vê té luz
Gritos vindos com os ventos
Até já viram Jesus
Muita gente alcançou graça
No cemitero tão triste
Mortos sem nome e da raça
Do tal do home que existe

Manhã de segunda-feira
Sepultaro uma criança
Sofrera a semana inteira
De escapar sem esperança
Teve o fígado arrancado
Tal demais mortos dali
Lançada ao fundo valado
Com ar de estranho sorrir

Casarões abandonados
São estranhas testemunha
Dos tristes tempos passados
Vividos a ferro e unha
A barragem concluída
Lá pelos idos de oitenta
Pouco mudou a vida
Vira nuvem quando esquenta

Casarões são majestosos
Há cinco casas pequenas
Galpões sem telhas vultosos
Outros em ruínas, Atenas !
Alvenaria nordestina
Mesclada com européia
Há uma gótica usina
Que atrai grande platéia

Ali num falta turista
A de se encher de emoção
Elogiam até o artista
Que enfeitou o sertão
Tudo desde trinta e dois
Desafio a ser preservado !
Tem Dezenove Dois, Dois
Lutano pra ser tombado

Seu Mauro sobrevivente
O triste fato narrou
Seu Zacaria inteligente
Muito também contou
Assim tantos que escaparam
Narrano a olhar pro chão
Os horrores que enfrentaram
Campo de concentração

Ás águas não são usadas
Cobraram caro tributo
Tantas vidas flageladas
Sob aquele viver bruto
Antes morriam de sede
Diziam: não tem água !
Que se vai lém da parede
No home represa-se a mágoa

Só restou mesmo a fé
E da seca a caminhada
Pra onde todos vão a pé
Multidão emocionada
Em memorar todos mortos
Sempre vou bem me alembro
Trilhos são veredas tortas
Todo santo mês  novembro

Dor, fome, ai, sofrimento
Flagelo,   morte, doença
Tortura, grito, tormento
Temor, angústia descrença
Enterro, lamento, choro
Saudade, órfãos, viuvez
Sede, azar, mal, fei agoro
Carniça, cadáver-vez...

Um cabra dum caminhão
Meia-noite por lá passava
Solitário e a sensação
De que todo se arrepiava
Viu um flagelado em luz
Chorano pra seu espanto
Fazeno o sinal da cruz
Pois fim a todo encanto

Há quem veja luz azul
A subir do mei do chão
Há quem oiça sururu
Nas trevas da escuridão
Escutam choro e gemido
Vozes no mei da mata
Horrives sons e latidos
Chuva de ouro e de prata

Ousei invadir Camões
Falar de histora e de fé
A narrar sobre os sertões,
Patativa de Assaré,
Perdoem-me a ousadia
De trilhar seu Universo
Funesta epópéia que um dia
Encantou-se em meu verso

Pra falar da seca louca
Ocorrida noutra era
Grito, lamento, voz rouca
Diante da besta-fera
Não se sabe se do céu
Castigo por pouca fé
Se do inferno de Escarcéu
Se é bicho de dois pé

Sabe-se que ela existe
Que num tem nem coração
E ai daquele que insiste
Em fazer sonegação
A besta é mermo terrive
Bota mermo é pra matar
Ao pobre morte horrive
Ao rico mais enricar

O terrive fato histórico
Tá no imaginar do povo
Invadiu mundo folclórico
Assunto do velho e o novo
Já foi de teatro tema
Do cantar, televisão
De pintura, de cinema
De ciença e religião

Só que a grande imprensa
Só fala da mortandade
Parece que ela só pensa
Passar infelicidade
Houve sonhos destruídos...
Amores mortos, cristão,
Amanhãs interrompidos
Loucuras e perdição...

Certamente não há culpa
Da boa mãe natureza
O real nada desculpa
Do que crê só na moleza
Se os brutos tão a viver
No reino da sequidão
O que se pode dizer
Do homem-pai, revolução ?

Ou muito pouco aprendeu
Aprendeu num sabe usar
O eleito prefeito seu
Pouco sabe administrar
Nessa Deus é inocente
A natureza também
Hão de entrar no afiado dente
Os que só dizem amém !

Na era do computador
Na geração do foguete
No domínio do aviador
Vamo deixar de falsete !
Era do conhecimento
Auge da tecnologia
Não se admite o tormento
Da fome, seca, vazia...

Foi escrito pra vocês
Pra lembrar todo ocorrido
Pra ver se num tem mais vez
Pra jamais ser repetido
É preciso mudar a histora
E construir novo dia
Pra ver se um tempo a memora
Só comente de alegria

Quisera haver paraíso
Que houvesse também um céu
Pra falar e de improviso
Esse pequeno cordel
Pros mortos lá da barragem
Que lá deveriam estar
Vítimas da bandidagem
Das secas do Ceará

FIM

De: Valdecy Alves
Se copiar algum verso - cite a autoria

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