Qual é mesmo o objetivo da educação ?



“ Sabendo que uma população de 190 milhões de habitantes, temos mais de 50 milhões de alunos no ensino básico e aproximadamente 100 milhões de pais desses alunos e apenas 2 milhões de professores....”


O texto acima extraído da revista veja de 20 de agosto de 2008, página 86. conclusão a partir de uma pesquisa feita pela própria Veja, pela CNT/SENSUS. A Veja faz uma análise da pesquisa ao longo de toda matéria. MAS DESTAQUEI O TEXTO ACIMA para discutir um dos pontos cruciais da educação brasileira. Mormente a do ensino básico, em escola pública, bancada com recursos do FUNDEB.

Já em resposta a outra pesquisa, agora da Unesco e com os profissionais da educação, quando perguntados quais são os objetivos da educação, pela ordem, as respostas dos professores foram as seguintes:

Em 1º lugar: COM 72% - FORMAR CIDADÃOS CONSCIENTES;
Em 2º lugar: DESENVOLVER A CRIATIVIDADE E O ESPÍRITO CRÍTICO
Em 3º lugar: PROPORCIONAR CONHECIMENTOS BÁSICOS e
Por fim: TRANSMITIR CONHECIMENTOS ATUALIZADOS E RELEVANTES.

Profissional da educação, cidadão ou cidadã que está lendo este artigo, QUAL É SUA RESPOSTA PARA A PERGUNTA: Qual é o objetivo da educação ??? Pense um pouco, antes de continuar a leitura do presente texto !

Em busca da resposta correta, basta ir até a Constituição Federal, que assim prevê em seu artigo 205:

“ A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

Podem-se extrair as seguintes conclusões:

QUE É DIREITO DE TODOS: Já dizia Kant que a educação é que humaniza a pessoa, fundamental para a construção de uma sociedade realmente civilizada, baseada na ética;

QUE CABE AO ESTADO E A FAMÍLIA PROPICIÁ-LA COM APOIO DA SOCIEDADE: Quando se fala em Estado, leia-se União, Estado e Municípios. Tendo como agente os professores, que não têm o dever de receber os filhos dos outros em depósitos e devolve-los civilizados. A participação da família e da sociedade é fundamental. A educação não cai do céu. A FAMÍLIA E A SOCIEDADE TÊM FEITO SUA PARTE ???

COM OBJETIVO DA PESSOA DESENVOLVER-SE COMO INDIVÍDUO: através do conhecimento, da compreensão, do desenvolvimento da capacidade crítica, do acesso à cultura, do desenvolvimento da imaginação e da criatividade;

PREPARÁ-LA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA: com total conhecimento do que é direito e do que é dever. Tendo respeitados os seus direitos fundamentais sejam civis, sejam sociais, sejam políticos. Ao tempo que precisa respeitar os direitos fundamentais dos demais membros da sociedade;


QUALIFICÁ-LA PARA O TRABALHO: Para produzir riquezas seja para si, seja para sociedade, através do trabalho. Embora prevaleça ainda a exploração na sociedade.

Se a regra DO DEVER DE EDUCAR vale para os professores, também vale para família e para sociedade. Após certa idade também para os alunos fazerem sua parte. A participação de todos é fundamental, cada um fazendo o seu papel. Quanto aos professores, essencial o respeito aos seus direitos sociais, à sua valorização, através da formação contínua e da carreira profissional. Pois o professor enquanto forma trabalha. O QUE DEMONSTRA QUE A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA É MUITO MAIS PROFUNDA, QUE A SIMPLES PARTICIPAÇÃO POLÍTICA.

O erro da Veja foi focar o bom resultado da educação apenas na figura do professor, que é só um dos atores sociais desse complicada rede, da máquina de educar, que é muita mais complexa.

Com certeza pagando mal ao professor, não lhe dando condições adequadas de trabalho, não se investindo na sua formação, violando-se os seus mínimos direitos sociais, COMO COBRAR EDUCAÇÃO DE QUALIDADE apenas de um dos responsáveis pela educação. Ou a Veja se esqueceu de que antes do filósofo grego Platão criar a primeira escola, que chamou de academia, o homem existiu por milhões de anos e com sucesso recebeu a educação necessária para que pudéssemos está aqui hoje, nos dias atuais, no topo da pirâmide dos animais vencedores. Tão no topo que está em vias de se destruir ! Com a tecnologia alcançada. QUE CADA UM FAÇA SUA PARTE, NO PAPEL DE EDUCAR E SER EDUCADO. Agora será que o homem da caverna, sem nenhum método pedagógico, educava com mais eficácia que o homem moderno ???

Importante a editora Abril questionar, mas pode fazer bem mais que apenas questionar, ganhar dinheiro com o tema e vender revistas de histórias em quadrinhos.

Comentários

Anônimo disse…
O objetivo da educação jamais foi objetivo dos nossos políticos, os quais desviam verbas e, com pouca verba, não tem como investir em educação de qualidade; sem educação de qualidade, esse processo de desenvolvimento se rompe ou nem chega a existir. Daí, uma grande fatia da sociedade fica excluída, sem acesso ao que lhe poderia transformar: seres humanos com capacidade física, intelectual e moral. E sem essas aptidões, a integração social se complica e gera outros problemas sociais como a violência, o desemprego e a miséria.
Anônimo disse…
parabéns pela iniciativa, adorei a matéria.
Me sinto feliz de ter pessoas como você com essa visão.
O objetivo da educação é tirar o cidadão brasileiro desta inércia, de aceitar tudo e não conseguir ter uma opinião formada sobre nada.
Um abraço
nossa senhora quanta
informação junta hein!
parabéns pelo blog
adorei...
atualmente vemos a educação
diminuindo o que leva aos
jovens cada vez mais cedo no
mundo do crime e das drogas
cada vez mais cedo não
por que esses jovens deveriam ter mais oportunidades e sim seria melhor...
abraço de quem admira o teu trabalho repleto de informações
João Paulo Brito

acho que você ainda lembra de
mim no nosso grupo de teatro
há oportunidade pra os jovens evoluir mas muitos se desligam e
preferem ficar sem ter o que fazer...
Unknown disse…
O BJETIVO DA EDUCAÇÃO É LEVAR O CIDADÃO A SER CRÍTICO, A FAZER UMA CONSTESTUALIZAÇÃO,MAS O SISTEMA APROVA SEM ELE SABER LER,E O ALUNO ACHA CORRETO PASSAR PARA OUTRA SÉRIE SEM SABER LER. COMO É CASO DE MUITOS ALUNOS DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!