HINO NACIONAL BRASILEIRO E OS DIREITOS DO CIDADÃO (Ã) NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL - HINO NACIONAL BRASIL IDEAL x BRASIL REAL



O Hino Nacional brasileiro foi composto num momento de alegria, de entusiasmo, de ufanismo único, cujas emoções estão na letra e na melodia. Mas que tal fazermos uma comparação entre o Brasil que está no hino nacional e o Brasil do nosso dia a dia, principalmente o Brasil que vemos através da mídia ? Que falando de coisas boas ou ruins, de todo jeito ganha dinheiro, estando no País das Maravilhas, de Maracangalha pra lá. Um mundo perante o qual Pasárgada é uma favela. O Hino Nacional é o canto de uma utopia. Reflitamos nesse setembro do dia 07, dia da pátria. Vejamos:
OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE, E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS, BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE. SE O PENHOR DESSA IGUALDADE CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE, EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE, DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!



O Rio Ipiranga em São Paulo nem mais existe. Destruído pelo crescimento vertiginoso de São Paulo. Povo heróico ! Não ! Alguns do povo: Zumbi, Frei Caneca, Aleijadinho, Dragão do Mar... Que liberdade foi conquistada ? Se Dom Pedro I, o invasor, deixou o país como legado para o filho brasileiro. Nem houve conquista, nem houve liberdade. O País foi só transferido de mãos. O povo de nada participou. Se duvida diga o nome de algum herói do povo na proclamação da independência do Brasil. Na verdade além do Brasil de ter sido doado ao filho por Dom Pedro I, que levou todo o ouro do Banco do Brasil, caímos na mão da Inglaterra. Nadfa o povo conquistou quanto à independência. Nem no grito, nem em guerra.

Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!

Pátria amada, sem dúvida. Mas o povo sofre tanto, que sofre do que o grande dramaturgo Nelson Rodrigues chamava de complexo de vira-lata. Lá fora somos apenas chamados do país das mulheres bonitas, desde as índias que se ofereciam aos navegantes famintos nas areias de nossas praias, e do futebol, decadente que se diga. Salve ! Salve ! Que seja do verbo salvar. SEJA SALVA PELOS ELEITORES VOTANDO CORRETAMENTE, SEM TRANSFORMAR O VOTO EM MERCADORIA E O DIA DAS ELEIÇÕES EM GRANDE FEIRÃO. Quem sabe assim as verbas orçamentárias sejam aplicadas como devem ser aplicadas.



BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE, SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO, A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE. GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO
E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.



Ainda um sonho em cada brasileiro vivo, um sonho de cada brasileiro frustrado que morreu só ouvindo: O BRASILE É O PAÍS DO FUTURO ! Num país que só tem futuro sem presente. Futuro que nunca chega ! Só dois tipos de gente têm futuro: quem individualmente trabalha desesperadamente ou quem é desonesto e entra na política para fazer politicagem. A esperança tem sido bem maior que as realizações do povo brasileiro. No verso acima está tudo que ecologicamente deve ser protegido: o céu sem a poluição de São Paulo e sem a fumaça das queimadas da Amazônia. Grande, continental, o Brasil sempre será continental com ou sem futuro para o seu povo. No final do verso a promessa do futuro para maioria, que sempre foi uma certeza e continua sendo para alguns do presente. Já foi mais belo. Ainda é belo e com o desrespeito ao meio ambiente, amanhã será menos belo. Beleza que não deve aos portugueses, tampóuco aos próprios brasileiros.


TERRA ADORADA, ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL!



A terra é adorada pelos latifundiários, pelos sem terra de Morte e Vida Severina, que na maioria acaba tendo apenas direito á cova. Filho e alimentos do solo sim, nada gentil, que ainda não é nem pátria, nem mãe justa para a maioria dos seus filhos. Sejam pelas omissões criminosas da Administração Pública, seja pela fraqueza do Poder Legislativo, seja pela morosidade e ineficácia do Poder Judiciário. Até o estado democrático de direito ainda é uma esperança no futuro.



DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO, AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO, FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA, ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA, TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES; "NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA," "NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".



O Brasil continua deitado em berço esplêndido, pode falar do mar, do céu, das florestas, das flores, que já existiam antes do Homem habitar a América, que estão sendo destruídos pela busca desenfreada pelo lucro. PODE FALAR DA NATUREZA que não é criação nem dos homens, nem dos brasileiros. JUSTIÇA SOCIAL QUE PODERIA SER UMA CONSTRUÇÃO DOS BRASILEIROS PARA SI MESMOS, SEQUER CONSTA NO HINO NACIONAL.

MAS NÃO SE PODE FALAR DE JUSTIÇA SOCIAL, DA REALIZAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS, DO RESPEITO AOS DIREITOS HUMANOS. Nesse ponto a República Federativa tem suas metas apenas escritas na Constituição Federal. Brasil onde há juízes, que sentenciam afirmando que alguém pode ganhar metade do salário mínimo, que há governantes que pagam abaixo do salário mínimo e Poder Legislativo que aprova lei prevendo o pagamento de salário mínimo proporcional à jornada de trabalho. Resta se conformar ouvindo a música dos incríveis EU TE AMO MEU BRASIL. Orgulhando-nos do que não criamos, daquilo que só podemos escrever e do que somos incapazes de conservar.

Ó PÁTRIA AMADA, IDOLATRADA, SALVE! SALVE!.

Cada um ama o local onde nasce, pois não pode amar mais do que acredita ter. Que o salve, salve, seja do verbo salvar, para que mantenham salvo os direitos sociais previstos na Constituição Federal, para que no futuro possam ser concretizados e possamos orgulharmo-nos como nação do que realmente fomos capazes de criar. RICA, BELA POR NATUREZA E RESPEITANDO A DIVISÃO DAS RIQUEZAS E A DIGNIDADE HUMANA.

BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO, E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA-PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO. MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE, VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA, NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

Mais uma vez o hino fala do utópico. O BRASIL NÃO TEM COMO SER SÍMBOLO DO AMOR. Pode tornar-se, se os que governam ao menos tiverem respeito aos princípios que prevêem a justiça social e os mandamentos das várias religiões, que seu povo segue. O verde da bandeira representa o verde que está sendo destruído e o ouro que foi pilhado pelos europeus, por séculos. Não levaram as montanhas de Minas Gerais, mas arrancaram suas almas.

Como pode ser símbolo de amor com a violência no Rio de Janeiro, que faz mais vítimas que a guerra do Iraque, com a violência do trânsito que é um genocídio, com a morte por encomenda sendo uma cultura, com a política da seca no Nordeste uma vergonha secular ???

Nem há esperança de paz no futuro, nem tanto a orgulhar-se do passado. Possa ser que no futuro, com saúde e educação de qualidade, direitos humanos fundamentais observados, emprego com remuneração digna e convivência equilibrada como meio ambiente, será verdadeiramente adorada, pois a maioria dos brasileiros, só têm tempo para cuidar da própria sobrevivência, no geral não muita digna, por violação aos seus direitos sociais básicos.

TERRA ADORADA, ENTRE OUTRAS MIL, ÉS TU, BRASIL, Ó PÁTRIA AMADA! DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL, PÁTRIA AMADA, BRASIL

O Total de países no mundo chega apenas a cerca de duas centenas. Não há mil países. Entre algumas dezenas, possamos realmente ter uma mãe gentil, através da boa Administração Pública, possamos amá-la como a criança que aprende a amar através do amor que recebe da mãe. ENTÃO POR TER AMADO TEUS FILHOS E FILHAS, POR TER SIDO UMA MÃE GENTIL, PELO EXEMPLO ATRAVÉS DE ATOS, PODERÁS SER UMA PÁTRIA AMADA , BRASIL !

TODO 07 DE SETEMBRO É DIA DE 70 VEZES 7 REFLETIRMOS SOBRE PASSADO, PRESENTE E FUTURO DO BRASIL, QUE ESTÁ NOS ATOS QUE PRATICAREMOS, NÃO NA ESPERANÇA INÚTIL DE UM FUTURO METAFISICAMENTE FALADO, QUE JAMAIS SERÁ COLHIDO, SE ANTES NÃO VIER A SER PLANTADO.

Comentários

Anônimo disse…
Adorei o seu comentário sobre o HINO NACIONAL.A letra é linda,mas tudo continua só na letra.Nada de berço esplêndido,´so gigante pela propria natureza,o retante

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!