LANÇAMENTO DOCUMENTÁRIO : PADIM CIÇO SANTO OU CORONEL? e do filme: MENINO DE CARVÃO


III Mostra de Vídeos Dragão do Mar

Compareça ao lançamento de dois Filmes

I- Padim Ciço – Santo ou Coronel? (25 minutos)
Diretor: Valdecy Alves

II- Menino de Carvão (20 minutos)
Diretor: Fran Paulo

Após exibição dos trabalhos haverá debate sobre o teor dos filmes.

HORÁRIO: A partir das 19:00h
DIA: 06/06/2009 (sábado)
LOCAL: Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Auditório (em frente ao Planetário)

SINOPSE DO DOCUMENTÁRIO
PADIM CIÇO – SANTO OU CORONEL?


Trata-se de um documentário sobre Padim Ciço, como o chamam os romeiros. Após dois anos de captação em duas romarias. Mostrando todas as suas facetas, que o fez um dos mais polêmicos personagens da história do Brasil. De Juazeiro do Norte uma Nova Jerusalém e de Padre Cícero o São Francisco Brasileiro. Críticas mordazes dos intelectuais da época e membros da Igreja, opiniões de artistas, antropólogos, socialistas e claro, dos romeiros, que fazem das romarias uma festa e espetáculo de esperança e fé. Além de toda riqueza da cultura popular do Cariri, a força da religião na vida social, na economia de cada juazeirense. Trilha sonora toda criada por artistas populares. Quem assistir poderá tirar melhor suas conclusões sobre o mito que é Padim Ciço, o Cearense do Século.

SINOPSE DO FILME
MENINO DE CARVÃO

Trata-se de um filme que denuncia o trabalho infantil e as consequências sociais de excluir uma criança da escola, negando-lhe acesso à educação. Filmado e elaborado por um equipe que forma O Ponto de Cultura Arte Sobre Rodas, da comunidade de Engenheiro José Lopes, Distrito do Município de Senador Pompeu. Além de mostrar a infância marginalizada, o filme também aborda a violência doméstica e a pobreza extrema em que vive o campesinato nordestino, sobretudo a figura alcólatra e desequilibrada do patriarca da família, o pai da criança, em torno de quem se desenrola toda a trama.

Boa progamação para noite de sábado, vale a pena conferir, comparecer e indicar para os amigos.
AGUARDAMOS A SUA PRESENÇA.

Comentários

Unknown disse…
O lançamento do filme " Padim Ciço Santo ou Coronel" foi extraordinário. Gostaria de novamente parabenizá-lo por mais este trabalho que nos traz, com o resgate da cultura genuinamente nordestina um pouco da desmistificação do mito de Padre Cícero e leva à tona comentários suntuosos entre o aspecto sociológico bem como, o político.

Que esta iniciativa continue sendo repetida e divulgada de maneira tão bela como esta.

Parabéns!!!

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!