LUA DO BRASIL - LUA DO CEARÁ - LUA DO MUNDO - LUA DO ONTEM - LUA DO AMANHÃ!

Fortaleza - Ceará - 18:00h - dia 19/03/2011 - Lua de Ouro

Dia 19/03/2011, via a lua no céu; Linda, brilhante, enorme, fantástica, maravilhosa. Estava mais próxima da terra 50.000 km, 30% mais clara. Nasceu no horizonte como um recado, impossível de se ignorar, da natureza: 

- HOMENS E MULHERES DO MUNDO, A NATUREZA É SOBERANA. VOCÊS FAZEM PARTE DELA. NÃO ESTÃO ACIMA DELA. POIS SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO NASCE DOS NEURÔNIOS QUE A NATUREZA CONCEDEU! DESTRUIR A NATUREZA É DESTRUIR-SE!

Um recado tão duro quanto o recente tsunami no Japão. De quando em quando é bom que os seres humanos recebam tais recados, para que se coloque no seu lugar, com mais cultura, com mais conhecimento, com mais sabedoria, mas também com humildade, pois a humanidade não é o oceano, apenas gota no oceano cósmico.

Lua linda, de Fortaleza, do Ceará, do Brasil, da terra, do mundo, universal... Lua que inspirou poetas, que fez músicos tocarem seus instrumentos, fotógrafos clicarem demasiadamente, cineastas ligarem sua câmeras. Que provocou não apenas os sonhadores ou os românticos apaixonados! Que festa devem ter feitos os astrônomos com os seus telescópios? Imagine como estava o luar no sertão, do Sena em Paris, no Atacama, no Saara, no Kalahari,  no Everest?

Mas, bela lua, que deve ter causado encanto. Em  toda a sua beleza, do alto, testemunhou tanto na noite de 19/03/2011! Que pena que para alguns povos não tenha sido a prioridade que levasse ao enlevo e à reflexão. Que tristeza ver a Líbia em guerra, a opressão aos árabes que vivem sem democracia e o pior, em teocracia! Que pena ter visto a miséria que grassa na África, todo o drama que cerca atualmente o Japão, a violência nas noites das grandes metrópoles nos cinco continentes... Você, lua, ao longo da história tem testemunhado que a humanidade tem evoluído infinitamente em tecnologia, em quantidade de conhecimento, em teses e ciência política, na criação, nas artes... MAS CONTINUA O MESMO ANIMAL VIOLENTO E ATERRADOR DE SEMPRE, QUE QUANDO O SER HUMANO NÃO SE MATA EM GUERRAS ESTÚPIDAS, ASSASSINA NAS RUAS POR MERA ESTUPIDEZ E NO TRÂNSITO, POR PURA IMBECILIDADE, MESMO ONDE SE DENOMINAM MESMO POVO, MESMA NAÇÃO!

Fortaleza - Ceará - 18:00h - dia 19/03/2011 - Lua de Ouro


Sei que sobreviverá à espécie humana, da mesma forma que a antecedeu e sobreviveu aos dinossauros, que em  selvageria, teriam muito em aprender com a humanidade. Bem, lua bela, até daqui a 18 anos e que a humanidade, no próximo encontro com você tão próxima, tenha mais razão para alegria, do que para lágrima, mais razão para ter orgulho da história humana, que para ter vergonha. 





Então, até daqui a 18 anos, quando novamente estará tão perto do coração da terra e dos nossos corações!

Comentários

ines bachiega disse…
E iluminou, entre nuvens, todo o meu quintal.
Abraço
Inês

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!