AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL FOI REALIZADA NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA NA TARDE DE 11/05/2017 - COM A PRESENÇA DA SOCIEDADE CIVIL - SECRETARIA DE CULTURA ESTADUAL - SECRETARIA DE TURISMO MUNICIPAL-SECRETARIA DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA E IPHAN - O DEBATE FOI AMPLO E PROFUNDO


Da esquerda para direita: Vereador - Falando: João Francisco (Secretaria de Cultura de Fortaleza) Antonio Laprovitera (Secretaria de Turismo) -
Ricardo Pamplona (Observatório do Patrimônio do Ceará)
Vereador Márcio Martins (Presidindo a audiência pública)
Veloso (representante do IPHAN) - Alênio (Secretaria de Cultura do Ceará)
Fotos: Mara Paula

NA TARDE DE 11/05/2017 - FOI REALIZADA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA - DEBATENDO A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL - A PEDIDO DA SOCIEDADE CIVIL:  A audiência teve início por volta das 14 horas, presidida pelo vereador Márcio Martins, a pedido do Observatório do Patrimônio do Ceará, movimento da sociedade civil, que teve como representantes no evento Ricardo Pamplona e Marcos Chastinet. Pelo setor público, presente representantes da Secretaria de Cultura do Município de Fortaleza, Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Secretaria de Turismo do Município de Fortaleza, além de representante do IPHAN. Vários temas foram debatidos, entre os principais:

1) Como está a preservação da Casa do Português, localizada na Rua João Pessoa, em Fortaleza;
2) Como a Secretaria de Cultura do Município está acompanhando a reforma do Parque da Criança;
3) Como ficará a situação do bem tombado Escola Jesus, Maria, José?
4) Por que os editais da Secultfor não contemplam o tema Patrimônio Cultural
5) A Secretaria de Turismo do Município comunicou o uso do Estoril para sua sede;
6) Que ao pôr do sol serão tocadas músicas cearenses em piano para os turistas e cearenses.


Representante da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará
Dando informe da reabertura do processo de tombamento do
Campo de Concentração do Patu  a nível estadual

MEMBROS DO OBSERVATÓRIO DO PATRIMÔNIO FIZERAM A MAIORIA DOS QUESTIONAMENTOS PAUTANDO A FALA DA MESA E OS DEBATES:A maior parte dos questionamentos respondidos por membros das secretarias de cultura, de turismo e do IPHAN, foi de autoria dos membros do Observatório do Patrimônio do Ceará. Ao final, ficou de se formar uma espécie de fórum misto, sociedade civil e o Poder Público para contínuos debates sobre a questão do patrimônio cultural. Bem como, de quando em quando serem realizadas audiências públicas na Câmara Municipal de Fortaleza.

Dr. Valdecy Alves em defesa do memorial em homenagem às vítimas
do Campo de Concentração das secas do Ceará
Foto: Mara Paula
DR. VALDECY ALVES SUGERE A CRIAÇÃO DO MEMORIAL ÀS VÍTIMAS DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DAS SECAS DO CEARÁ EM FORTALEZA -  A SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ  COMUNICOU NA AUDIÊNCIA PÚBLICA QUE FOI RETOMADO O PROCESSO DE TOMBAMENTO DO CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU A NÍVEL ESTADUAL: Dr. Valdecy Alves se fez presente à audiência pública, ocupando a tribuna para defender a criação do memorial em homenagem às vítimas dos campos de concentração das secas do Ceará em Fortaleza, até porque Capital do Ceará é uma cidade que deve seu crescimento aos flagelados da seca. Precisamente no Otávio Bonfim em que funcionou o Campo de Concentração do Matadouro, na seca de 15, e o Campo de Concentração do Otávio Bonfim, na seca de 32. SUGESTÃO RECEBIDA COM MUITA SIMPATIA, TANTO QUE FICOU AGENDADO UMA REUNIÃO COM A SECRETARIA DE TURISMO DE FORTALEZA PARA TRATAR DE TAL TEMA NO PRÓXIMO DIA 25/05/2017. Durante a audiência pública, o representante da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará comunicou que o processo de tombamento do Campo de Concentração do Patu, em Senador Pompeu, foi retomado e terá prosseguimento. A AUDIÊNCIA FOI RICA, PROFUNDA, COM VARIADOS TEMAS, INFORMES E DEBATES.

O EVENTO FOI TRANSMITIDO AO VIVO PELO YOUTUBE - CONFIRA CLICANDO NA IMAGEM ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=KTy7H-jRuIw&feature=youtu.be

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!