CARACTERÍSTICAS DO MESSIANISMO DAS SANTAS ALMAS DA BARRAGEM DO PATU - EM SENADOR POMPEU - CEARÁ - Campo de Concentração – Santificação das Almas da Barragem e Caminhada da Seca
O NORDESTE É UMA DAS REGIÕES DO BRASIL COM MAIS FENÔMENOS MESSIÂNICOS : Podemos
citar: Pedra Bonita – Canudos – Juazeiro do Norte – Caldeirão – Pau de Colher. A
exemplo também dos messias, a maioria cearense: Antonio Conselheiro – Padre
Cícero – Padre Ibiapina – Menina Benigna. Tudo devido à religiosidade popular, à
diversidade cultural, à opressão e à diversidade cultural.
QUANTO AO FENÔMENO
MESSIÂNICO ENVOLVENDO AS SANTAS ALMAS DA BARRAGEM DO PATU EM SENADOR POMPEU é
importante destacar que é preciso separar 03 fatos:
O PRIMEIRO FATO - O CAMPO DE
CONCENTRAÇÃO DO PATU: Sítio histórico tombado a nível municipal e estadual. Onde
foi instalado o Campo de Concentração do Patu, na seca de 1932, em Senador
Pompeu, Ceará. Todavia o local era um canteiro de obras abandonado desde 1922,
quando foi suspensa a construção da Barragem do Patu, que teve início após a
Seca de 1919. Havia vários casarões, imensos armazéns e cerca de duzentas casas
de taipa. Trata-se do patrimônio cultural material.
O SEGUNDO FATO - A CAMINHADA
DA SECA: - CRIADA EM 1982 em função das romarias dos devotos e penitentes ao
cemitério da Barragem do Patu, para o pagamento das promessas, onde foram
enterradas as vítimas do Campo de Concentração do Patu, na Seca de 1932. As
romarias antecederam a criação da Caminhada da Seca, em décadas. Atualmente
patrimônio imaterial do estado do Ceará.
POR FIM - AS SANTAS ALMAS DA BARRAGEM
DO PATU EM SENADOR POMPEU - CEARÁ - FENÔMENO MESSIÂNICO ATUAL - QUE COMPAREI AOS
PRINCIPAIS FENÔMENOS MESSIÂNICOS OCORRIDOS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 200 ANOS -
SEPARANDO AS CARACTERÍSTICAS ÚNICAM QUE DIZEM RESPEITO AO MESSIANISMO DAS
"SANTAS ALMAS DA BARRAGEM", adiante:
I- Não existe um messias, há um santo coletivo: "AS SANTAS ALMAS DA
BARRAGEM"- PARA SEMPRE ETERNAS E MILAGREIRAS.
II- Pluralidade religiosa –
cosmovisões diversas, por conta da diversidade cultural.
III- Envolve
desterrados – exilados pela exclusão – analfabetos... ninguéns...
profundamente religiosos, eis a questão social. São as almas dos que foram
martirizados pelo sofrimento, fome e epidemias no Campo de Concentração do
Patu, criado pelo Governo Federal, Governo Estadual e Governo Municipal.
IV-
Almas salvadoras – Santificadas pelo martírio no Campo de Concentração do Patu
– fenômeno mítico – purificação pelo martírio. - Demonstra a força e o poder
criativo do catolicismo popular.
V- Não há promessa aos devotos para o futuro,
mas solução do mal no presente. Luz, conforto, esperança sempre para aliviar o
sofrimento no agora (desemprego, fome, doenças...)
VI- Não se trata de
messianismo utópico para o futuro. Não há visão idealizada do passado. Não se
trata de messianismo restaurativo. Não é milenarista. Tampouco escatológico.
VII- O Cemitério no Campo de Concentração do Patu é o lugar sagrado – ponte de
conexão com o além divino– Inicialmente clandestino em 1932– Enterro em valas
- Situado no antigo canteiro de obras da construção da barragem do Patu – que
traria as águas salvadoras, política de açudagem de Epitácio Pessoa, por conta
da Seca de 1919. Enterrados em valas, sem nomes, sem números, na Seca de 1932.
O Santuário da Seca foi a entrada sem saída, a ida sem volta para os
martirizados, que encontraram no sofrimento a purificação e na morte a
libertação. As Santas Almas foram, então, santificadas, mesma identidade,
todos formando um só, assim tratando todos igualmente, com poder de interceder
junto a Deus, para obrar o milagre e o devoto alcançar a graça pedida. Os
penitentes, muitos descalços ou de joelhos, no interior do cemitério, pagam
promessas também alimentando e matando a sede das almas, ao lado das velas que
iluminam o outro mundo.
VIII- Lugar demoníaco, mal-assombrado. Este era o
relato que afastavam todo do sítio histórico do Patu em ruínas. A política do
esquecimento.
IX- Vítimas do trabalho semiescravo, da política do governo, do
abandono da igreja oficial da época.
X- A mídia noticiou o Campo de
Concentração do Patu até começarem as epidemias e a fome fatal. Depois
silenciou. No governo de Getúlio Vargas. Uma ditadura.
XI- A Caminhada da Seca
nasceu das romarias dos devotos. Fruto do catolicismo popular. É procissão
realizada pelos romeiros ao local sagrado. Fazendo penitências, pagando
promessas pelas graças alcançadas através do milagre pelas Santas Almas da
Barragem, martirizadas no Campo de Concentração do Patu. Que venceu a política
do esquecimento.
XII- UMA OBSERVAÇÃO RELEVANTE: A relação do Campo de
Concentração do Buriti, no Crato com Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, do
Beato Lourenço. Contraste da política pública, da igreja oficial e da
sociedade com uma comunidade religiosa alternativa. A nova Canudos. No Crato,
na época, ocorria outro fenômeno messiânico, através do Beato Lourenço,
seguido de Padre Cícero. Caldeirão enviou alimentos para o Campo do Buriti,
salvando muitas vidas. Recebeu inúmeros retirantes do Buriti. Posteriormente
foi destruído pelo Governo, que tem sido um diabo para os pobres e deserdados.
CONCLUSÃO: O Messianismo envolvendo o Campo de Concentração do Patu, com a
santificação popular das SANTAS ALMAS DA BARRAGEM é um fenômeno religioso com
características únicas. Diferente de todos os demais movimentos messiânicos do
Ceará, do Nordeste e do Brasil.
Texto e Pesquisa: Valdecy Alves Em breve gravarei um vídeo sobre o tema
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