AS MAIORES MALDADES CONTRA OS PROFESSORES - SÃO OS MAIORES CRIMES CONTRA EDUCAÇÃO



Não precisa muito texto, as maldades serão demonstradas em forma de tópicos. Enquanto algumas maldades existirem, esqueçam a qualidade da educação. Até porque gente bem educada aprenderá a votar com qualidade, a compreender a mídia verdadeira, a mídia falsa, a mídia vendida. Por fim aprenderá a ser mais sujeito da história que objeto. Essa é a intenção da Constituição Federal, que se choca com a intenção dos que detêm o poder político.

O ser humano bem educado entenderá bem o que significa a liberdade e como ser livre. Esse fato assusta os detentores do poder, sempre inimigos do conhecimento e da liberdade. Pois só há liberdade quando primeiro há conhecimento, gerador da consciência. E onde há consciência é difícil prosperar a mentira, a demagogia ou os parasitas da democracia, a exemplo da maioria dos prefeitos e prefeitas, dos vereadores e vereadoras, que se agarram aos cargos públicos ou à estrutura do Estado, como as pulgas aos cães e os carrapatos aos bois. Eis algumas das principais maldades contra os profissionais da educação, que corrompem todo o sistema educacional brasileiro:

I - Passar em concurso e não ser convocado para assumir o cargo;
II- Ser contratado irregularmente para o próprio cargo que conquistou por concurso;
III- Trabalhar longe da residência sem receber auxílio alimentação ou auxílio transporte;
IV- Não receber bolsa para formação contínua, pagar para estudar, concluir curso e ter negada promoção funcional;
V- Ver os repasses do FUNDEB triplicarem e seu salário minguar!
VI- Ter que ser formado pra ser professor e ter um secretário de educação analfabeto!
VII- Cursar mestrado para ganhar um pouco mais e um prefeito bem remunerado, que nunca leu um livro na vida!
VIII- Obedecer a leis aprovadas sem sequer serem lidas por vereadores, que se lessem nada entenderiam;
IX- Ter como diretores PHD`s em politicagem não em educação, em sua maioria da confiança do prefeito ou prefeita. Núcleo gestor não eleito pela comunidade escolar;
X- Corrigir provas, estudar e planejar aula fora do horário da jornada de trabalho e sem remuneração;
XI- Não haver gestão democrática na escola. MAS DITADURAS!
XII- Escolas com paredes caindo, carteiras quebradas, sem ferramentas, sem ventilação...
XIII- Exclusão digital de alunos e professores;
XIV- Piso salarial humilhante! LEI DO PISO E LEI DO FUNDEB VIOLADAS ACINTOSAMENTE!
XV- Ver atacado o seu direito à greve e à livre manifestação do pensamento;
XVI- Ser difamado, caluniado e injuriado pela mídia em época de campanha salarial;
XVII- Ter seu plano de carreira que já é ruim piorado e violação aos direitos adquiridos;
XVIII- Constatar a omissão da Justiça, mesmo acionada, em proteger a política educacional do país;
XIX- Constatar a omissão do Ministério Público na fiscalização das verbas do FUNDEB;
XX- Verificar que os conselhos municipais do FUNDEB não passam de mentira!
XXI- Perceber que a maioria do Poder Legislativo não tem qualquer compromisso com educação;
XXII- A educação desvinculada da realidade social;
XXIII- Ter perseguidos os sindicatos e as lideranças sindicais, que defendem os profissionais da educação;
XXIV- Perceber que a interpretação contrária à lei prevalece sobre o próprio texto claro da lei;
XXV- Inexistência de políticas que aproximem a comunidade escolar do professor e da escola;

Para concluir, a Constituição Federal pode servir-nos de guia, bastando analisar uma frase do teor do seu artigo 205:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Logo, antes de ensinar seus alunos como exercer a cidadania, deve o professor dar o exemplo lutando pelo respeito à sua cidadania e contra a negação ao acesso à educação com qualidade. Pois será muito difícil ensinar uma matéria, na qual o professor pode ser reprovado e será derrotado, caso não lute pelo respeito à sua dignidade, pela materialização do piso salarial, pela efetivação dos princípios constitucionais contidos no artigo 206, da Carta Magna e pela observação das diretrizes contidas na Lei de Diretrizes e Bases, LDB, da educação brasileira. O que só é possível através do seu sindicato, do seu voto, de sua mobilização para lutar para que cheguem ao poder os que têm compromisso com a qualidade da educação, com a dignidade humana e com a efetivação dos direitos fundamentais. Hoje há necessidade de uma verdadeira cruzada contra todos os demandos apontados.
HORA DE LUTA! DE MUITA LUTA! DE PARTICIPAÇÃO! ACOMODAÇÃO E MEDO PRECISAM SER BANIDAS, POR ENQUANTO, DO DICIONÁRIO!

Comentários

Parabéns, Valdecy! Pelo trabalho e pela denúncia. Isto só vai acabar quando os políticos deixarem de dizer da boca pra fora que é a Educação que move o país e valorizar de verdade os profissionais da Educação.
cremilda disse…
/02/2010 - 11:01
QUANDO CRESCER, NÃO QUERO SER PROFESSORA !!!
No tempo em que aluno ia na escola e aprendia o mínimo, professora era a profissão dos sonhos da melhor aluna da classe.

Essa é a única diferença . Parece pouco mas não é.

Professora hoje ainda é considerada a profissão mais importante, só perde para o corpo de bombeiros. A recíproca não é verdadeira. Os professores sem vocação, sem fiscalização e que não ensinam nada, detestam os alunos e querem que os pais os ensinem em casa. O aluno não aprende: a culpa é dos pais, segundo os maus professores.

Por quanto tempo os maus professores vão manter esse conceito não se sabe, mas pelo andar da carruagem, vai ser por pouco tempo…

Segundo a Fundação Carlos Chagas, os piores alunos da escola pública se interessam pela profissão de professor. Quando melhor a escola menos alunos querem ser professores.

No tempo que a melhor aluna da classe queria ser professora, ela aprendia na escola. Professora morria de vergonha se soubesse que aluno recorreu a professora particular. As colegas mesmo rejeitavam a má professora. Era também a profissão de elite, igual é hoje, mas elas tinham orgulho de ensinar.

Hoje professora continua tão arrogante quanto a professora de outrora, são parentes de autoridades e políticos. Entram na escola através de indicação, mas não precisam ensinar.

Podem faltar à vontade e são protegidas e blindadas,não importa o tamanho do abuso que possam cometer. Nunca são punidas ou avaliadas. Contaminaram a rede.

Antes o professor tinha vergonha se não soubesse ensinar, hoje o professor que quer trabalhar é considerado como trouxa pelos colegas.

O professor comprometido com a educação, não sobrevive na escola pública, ou entra na vala comum, ou cai fora.

Então o professor não é uma profissão desmoralizada. Os maus professores desmoralizaram a profissão.

A política do pistolão, da corrupção e da imoralidade, contaminou a escola pública .

Hoje a escola pública agoniza num mar de lama.

Para salvar a educação, temos que rever a postura e a funçao do professor.

Rever a postura do professor, avalia-lo parece impossivel….

E vamos todos para a desmoralizaçao do professor junto com o futuro do país.

http://cremilda.blig.ig.com.br
cremilda disse…
Agradeço sua visita
E postei aqui o texto que divulguei no meu blog no dia que saiu essa notícia.
Anônimo disse…
ESTOU RETRIBUINDO AQUI SUA VISITA.
Belíssima postagem, no meu ponto de vista a maior dificuldade encontrada, além da desvalorização, são os nossos alunos que não tem mais gosto e nem vontade de aprender.
Revoltante caro valdecy, precisamos gritar aos quatro cantos do mundo essa realidade bizarra. muita propaganda do MEC, nada de concreto. É lamentável.
Dignidade disse…
Valdecy Alves, em primeiro lugar quero parabeniza-lo pelo blog. Em segundo lugar tomei a liberdade de reproduzir sua excelente postagem em meu blog. Espero que não zangue.
concordo plenamente com vc, quando diz que a educação de qualidade é uma ameaça aos detentores do poder.
O blog Dignidade Campos, espera por sua visita.
Abraços.
Unknown disse…
Fiz uma visita hoje, porém já deveria tê-la feito há mais tempo.Admiro muito o seu talento, sua garra, sua inteligência. Seus blogs são riquíssimos de boas informações. Todo tempo que me sobrar vou fazê-lo uma visita e passar as informações para meus colegas de trabalho (professores).
Sou um tanto revoltada com o poder, mas não encontro pessoas corajosas como você para dar um grito de revolta.Mas sempre que tenho chence falo o que tenho vontade. Parabéns, você é um homem brilhante.

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!