DIA INTERNACIONAL DA MULHER – MARÇO DE 2013 – IGUALDADE –CIDADANIA – VIOLÊNCIA – ABORTO – ISONOMIA – A SITUAÇÃO SOCIAL DA MULHER JÁ FOI PIOR E MUITO TEM QUE MELHORAR – NECESSÁRIAS PROFUNDAS MUDANÇAS NA CULTURA VIGENTE E MUDANÇAS PARA ONTEM! A CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA REALIDADE EXIGE A LUTA E A PARTICIPAÇÃO DE TODOS E DE TODAS!


Filósofa e Poetisa - Morta por pura discriminação em 455 D.C

UM DIA PARA REFLETIR E AGIR PARA UMA NOVA CULTURA: 08 de março de 2013 - mais um dia internacional da mulher - não é um dia para dar parabéns às mulheres, muito menos um dia para dar presentes. MAS UM DIA PARA HOMENS E MULHERES REFLETIREM SOBRE A NECESSIDADE E ESTRATÉGIAS PARA CONSOLIDAÇÃO DA MUDANÇA DA CULTURA VIGENTE, em que realmente reine a igualdade entre homens e mulheres, sendo um fato, não mais uma utopia, tampouco um sonho distante. NO DIA QUE A IGUALDADE FOR UM FATO EM TODOS OS CAMPOS SOCIAIS, EM TODOS OS PAÍSES, CIDADES, BAIRROS, CASAS, FAMÍLIAS, CASAIS... o primeiro ato desse novo tempo será acabar com o dia internacional da mulher, que de tão real a igualdade, como os homens, não precisarão de um dia internacional.

DA RAZÃO DE 08 DE MARÇO SER O DIA INTERNACIONAL DA MULHER: pelo fato de em 08/03/1857, cerca de 130 mulheres morrerem queimadas, quando em greve, no interior de uma fábrica. Lutavam por igualdade, por uma jornada de trabalho mais humana, por igualdade salarial. Tocaram fogo na fábrica!

Maria Bonita  - Roupa Curta - Coragem - Cangaço - Revolucionária
A igualdade entre homens e mulheres teve grandes avanços do ponto de vista legislativo, TENDO O CARÁTER DE DIREITO  HUMANO UNIVERSAL E NO BRASIL CARÁTER DE DIREITO FUNDAMENTAL COM MÁXIMA EFETIVIDADE,  tanto na Constituição Brasileira, quanto nos principais tratados internacionais vigentes atualmente no mundo e ratificados pelo Brasil,  eis os principais, a saber: 

CONSTITUIÇÃO FEDERAL:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;


DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS:

 PREÂMBULO: Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla.
Artigo I
        Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão  e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.   


CONVENÇÃO AMERICANA DE DIREITOS HUMANOS:

Artigo 1º - Obrigação de respeitar os direitos

1. Os Estados-partes nesta Convenção comprometem-se a respeitar os direitos e liberdades nela reconhecidos e a garantir seu livre e pleno exercício a toda pessoa que esteja sujeita à sua jurisdição, sem discriminação alguma, por motivo de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de qualquer outra natureza, origem nacional ou social, posição econômica, nascimento ou qualquer outra condição social.


PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS CIVIS E POLÍTICOS:

PARTE II
ARTIGO 2º
1.  Os Estados Partes do presente Pacto comprometem-se a respeitar e a garantir a todos os indivíduos que se achem em seu território e que estejam sujeito a sua jurisdição os direitos reconhecidos no presente Pacto, sem discriminação alguma por motivo de raça, cor, sexo, religião, opinião política ou outra natureza, origem nacional ou social, situação econômica, nascimento ou qualquer outra condição. 


PACTO INTERNACIONAL DOS DIREITOS ECONÔMICOS - SOCIAIS E CULTURAIS

Artigo 3º
Os Estados Membros no presente Pacto comprometem-se a assegurar a homens e mulheres igualdade no gozo dos direitos econômicos, sociais e culturais enumerados no presente Pacto.

Artigo 7º
Os Estados Membros no presente Pacto reconhecem o direito de toda pessoa de gozar de condições de trabalho justas e favoráveis, que assegurem especialmente:

2. Um salário eqüitativo e uma remuneração igual por um trabalho de igual valor, sem qualquer distinção; em particular, as mulheres deverão Ter a garantia de condições de trabalho não inferiores às dos homens e perceber a mesma remuneração que eles, por trabalho igual;



Portanto, a previsão legal, a igualdade formal perante à lei, totalmente positivada. O AVANÇO QUE DEVE OCORRER É NA REALIDADE SOCIOLÓGICA.


Maria Madalena - Importante para o Cristianismo - Para Alguns Mulher de Jesus
 SALÁRIO IGUAL PARA TRABALHO IGUAL SEM DISCRIMINAÇÃO EM VIRTUDE DO SEXO:  Estudos demonstram, que apesar das mulheres terem maior nível de instrução no Brasil, ainda ganham menos que os homens quando exercem o mesmo trabalho e ainda lhe destinam os cargos com menor remuneração. Situação que é menos grave no setor público, em virtude do piso ser inerente ao cargo e por força do concurso público. mesmo assim, muitos cargos, os melhores, são destinados aos homens.  Há muito a mudar.

Simone de Bevouir - Filósofa - Escritora e Feminista Francesa
Autora da obra " O Segundo Sexo"
 VIOLÊNCIA CONTRA MULHER: Um tema que passou a ser debatido em todo o país, depois do advento da lei Maria da Penha, que ainda está longe de ser implementada, pois não tem priorizado a batalha pelo fim e total erradicação da violência contra mulher. Mas utilizada de forma apenas punitiva, o que requer primeiro a prática do delito e da violência, para punir. Segundo estudos, no primeiro ano após a vigência da Lei Maria da Penha, o número de homicídios contra mulher diminuíram, mas a partir do segundo ano, vêm crescendo assustadoramente, como também as agressões físicas. Necessário urgentemente rediscutir as prioridades da Lei Maria da Penha, devendo a punição sempre ocorrer quando praticado o crime, MAS DEVENDO-SE EVITAR O CRIME COM TOTAL ERRADICAÇÃO DA CULTURA DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHER. O que requer um novo pacto de convivência entre homens e mulheres. Cadeia, como estão querendo, não será o remédio para essa verdadeira revolução cultural, que se faz necessária para uma sociedade fraterna, sem violência contra a mulher, contra os jovens, sem violência no trânsito, sem violência contra o idoso, sem violência contra natureza e o meio ambiente. Uma sociedade alicerçada na paz e no amor. Para que prevaleça a dignidade da pessoa humana, independentemente do sexo.


Dilma Rouseff - Primeira Presidenta do Brasil
 A ELEIÇÃO DA PRESIDENTA DILMA ROUSEFF E SUA SIMBOLOGIA PARA MULHER: Sem dúvida que o fato do Brasil ter uma mulher presidenta, pouco importando o partido, é uma grande vitória política para as mulheres brasileiras e todas as mulheres da América Latina. A tradução de tal fato simbólico é: SE UMA MULHER PODE SER PRESIDENTA DO BRASIL PODERÁ OCUPAR QUALQUER CARGO, EMPREGO, FUNÇÃO! NÃO HÁ MAIS LIMITES, NEM FRONTEIRAS! Sim, elas também podem. Têm capacidade, é legal, é constitucional. O Brasil nunca mais será o mesmo, porque os homens verão todas as mulheres como capazes! Os que duvidarem basta olhar para Brasília, basta ver exército, marinha, aeronáutica, todos batem continência para nossa presidenta, cuja altivez não difere da nossa mãe tão capacitada cuidando responsavelmente de sua família, muitas vezes sozinha, cuja postura lembra a mais amada professora educando para o futuro, embora desvalorizada no presente. UMA PRESIDENTA MULHER É UMA VITÓRIA DAS MULHERES. Sem dúvida.

Raquel de Queiroz - Escritora e Jornalista Cearense
Primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras
 A MULHER E O ABORTO: O debate sobre o aborto é universal. Em países como o Canadá, o próprio Estado é contra o aborto para incentivar o nascimento de crianças brancas para ocupar a grande extensão territorial do país. Já na China, cada casal só pode ter um filho, porque não cabe o povo no território. Em ambos os casos a mulher não tem autonomia nenhuma para decidir abortar ou não abortar! Não tem liberdade individual. É coisificada. Coisa pública!  Seu útero é patrimônio nacional. Os mesmos governantes que criminalizam não dão condições dignas de vida ao seu povo, nem educação de qualidade, muitas vezes sequer o direito ao trabalho e trabalho com remuneração digna! Os grandes laboratórios que fabricam anticoncepcionais são contra o aborto, pois querem vender mais comprimidos. MAS ATÉ QUE PONTO A LIBERDADE INDIVIDUAL DA MULHER PODE SER SUPRIMIDA NO MOMENTO DE DECIDIR PROCRIAR? ATÉ QUE PONTO A MULHER PODE ABORTAR QUANDO BEM QUER?

 Bom que todos saibam que descriminalizar o aborto é bem diferente de legalizá-lo. SOU A FAVOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO, NÃO SOU A FAVOR DA SUA LEGALIZAÇÃO. Que as meninas e os meninos sejam educados, desde cedo, nas escolas e nos lares, para evitarem gravidez indesejada. Que o aborto nunca seja meio de controle de natalidade.Mas quando for necessário, quando a vontade da mulher for de não ter o filho, por razões que estejam acima de meros interesses pessoais, mas motivadas por questão de dignidade da pessoa humana, em que seja exceção, deve ter toda a proteção da família, da sociedade e do Estado. NÃO PODE HAVER INTERVENÇÃO ESTATAL, NEM O EXERCÍCIO ABUSIVO DE LIBERDADE INDIVIDUAL EXTREMA, QUE A DECISÃO DA MULHER SEJA SEMPRE PAUTADA NO PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA, EM QUE SEJA QUAL FOR O INTERESSE QUE PREVALEÇA, TENHA COMO MAIOR PRINCÍPIO A PROTEÇÃO PRIORITÁRIA DO DIREITO À VIDA DIGNA!

Madame Marie Curie - Física e Química Polonesa
Recebeu 02 Nobéis por suas pesquisas 
 CONCLUSÃO: Nos últimos séculos, a igualdade passou do campo da reivindicação para ser positivada em leis, depois em constituições. Apesar da igualdade formal vir antes da igualdade de fato, esta tinha que ser precedida por aquela, como a chuva é precedida pelos ventos da mudança atmosférica. O desafio é aprofundar e tornar real a igualdade em qualquer lugar, casa, bairro, país, continente. Pior já teve, mas não pode ficar como está. A MUDANÇA FINAL PARA META NECESSÁRIA SER ALCANÇADA EXIGE A PARTICIPAÇÃO DE TODOS COMO INDIVÍDUOS, COMO SOCIEDADE, COMO DETENTORES DE PODER INSTITUCIONAL NA ESTRUTURA DO ESTADO. Só assim, a tão falada igualdade, desde a Revolução Francesa, poderá ser uma realidade na vida de cada ser humano, de cada mulher!

Natural de Natal - RN - Primeira mulher brasileira a votar em 1927
Fato ocorrido em Mossoró - RN - Acabando com a discriminação eleitoral
:

ABAIXO CORDEL DA IGUALDADE DE GÊNERO - QUE ESCREVI HÁ ANOS ATRÁS PARA FETAMCE - Federação dos Trabalhadores Municipais do Estado do Ceará -  na sua constante luta por igualdade entre homens e mulheres- Leia - se gostar comente e compartilhe:



CORDEL
 IGUALDADE  ENTRE MULHERES E  HOMENS
                                                          De: Valdecy Alves


Abertura: 

O feminino no caos do universo
Como na primavera brilha flor
Mulher musa  inspiradora do verso
A que é mãe entre o riso e a dor
Símbolo do belo,  ser especial
Luta pro fim da discriminação
Pensando em si também no social
A construir uma nova nação
Homens e mulheres iguais na igualdade
Cidadania é  mesma oportunidade.
                   ( Martelo Alagoano )




Gênios Debatem a Igualdade:

Era uma noite estranha
Fortaleza à beira-mar
Médiuns em transe tamanha
Espíritos a invocar
Havia oração ativa
Um disse – sou Patativa
Começando a poetar

A médium era bela
E líder comunitária
Falando pra toda aquela
Gente de faixa etária
Gritou com a voz ferina
Eu sou Cora Coralina
Na poesia milionária

Ali os grandes poetas
Em médiuns reencarnados
A cantar rimas completas
Em versos tão bem formados
Numa cantoria sem par
Temas os dois a cantar
A todos causando agrados

- Nunca vi mulher cantar
na rima ou no desafie
Vi mulher roupa lavar
E parir penca de fie
Meu verso tem rima ativa
O meu nome é Patativa
Tu és gota, eu sou um rie !

- Tá por fora grande poeta
O mundo muito mudou
A mulher pra ser completa
Seu espaço conquistou
Demonstrou capacidade
Alcançou a liberdade
Sem deixar de ser a flor !

- Saiba doce cantadora
A mamãe e a mulher minha
Uma e outra encantadora
Rainhas do lar e cozinha
Eram  o meu universo
Apenas digo no verso
O que o real continha !

Patativa, amigo meu
Vamo deixar de machismo!
Meu mundo é igual ao teu
Viva, viva ao mulherismo
O mundo se transformou
A mulher só conquistou
O que tomou-lhe o sexismo

- Era doutrina burra
Da cegueira do machão
Que não fala só esturra
Feroz feito um leão
Fosse o bruto maior lei
Elefante seria o rei
A cobra joga-o no chão !

O povo ali fascinado
Com o desafio do além
Jogavam todo trocado
E até nota de cem
A aplaudir todos gritavam
A vibrar todos pulavam
Não saíam nem pro trem !

- Mulher apenas é ser
De cabelos bem cumpridos
De idéias curtas a ter
Enganando os entretidos
Schopenhauer o alemão
Já dizia com  emoção
A calados e metidos

- Se és que tens razão
Meu querido cantador
Que fala de supetão
Que canta com grande ardor
Responda-me se quiser
Tua mãe e tua mulher
Se enquadram em tal andor ?

- Dizia Confúcio o sábio
Quando for negociar
Observa bem cada lábio
Quando tiver a falar
Escuta tua mulher
Faz o oposto que disser
Então vais acertar !

- Joana Dar´c, Margarida
Elizabeth, Cecília
Ana Nery mãe da vida
A bela e doce Marília
Tereza de Calcutá
Virgem Maria a rezar
A personagem Emília !

- Com vigor e força tal
Já vivia a proclamar
Nem tudo é mulher normal
Só  as que amam apanhar
Nélson Rodrigues do drama
Só assim a mulher gama
Entre o bater e o amar

- Água, terra, lua e chuva
Vida, serra, fé e luz
Floresta, visão e uva
Colheita que se produz
Tudo é mesmo feminino
Diga lá, ô seu menino
Inté  a mãe de Jesus !

O povo então só vibrava
Era grande animação
Pelo modo que cantava
A causar grande emoção
Jogavam muito dinheiro
Encheram um cesto inteiro
Em sinal de gratidão

- Patativa creia é vício
A tal discriminação
Resulta em grande suplício
Que humilha até a razão
Quer-se a racionalidade
Nossa luta é a igualdade
Para o avançar da nação

- A diferença de sexo
É lei da mãe natureza
Não havendo qualquer nexo
Destratar graça e beleza
Já pensou que aperreio
Discriminar homem feio
Seria enorme vileza !?

- Reserva em cargo comando
Respeito à maternidade
Violência não se aceitando
Igual oportunidade
Creche pra filho menor
Extinguindo o que é pior
O discriminar-maldade

- Acesso a todo trabalho
Fim do assédio sexual
Corrigir tal atrapalho
Ganho igual, função igual
Sem discriminar mulher
O bom senso é que requer
Fim ao vergonhoso mal

- Há campanha em todo mundo
Abrangendo os continentes
Extinguir costume imundo
É meta de todas gentes
É meio a negociação
Não se chama de nação
Quem desigualar os entes

- Sou Patativa, lhe digo
Eu penso igual a você
Seja amigo ou inimigo
Escute passando a crer
A pensar assim me gabo
Fui advogado do diabo
Para ouvir-te isso dizer


- Minha mãe e minha filha
Minha neta e minha avó
Home sem mulher é ilha
Nada ele é estando só
Sem o casal num há vida
Mãe é a mulher querida
É luz é o próprio sol

- Adorei-lhe provocar
Ouvir toda poesia
A sabedoria falar
Em nome da isonomia
Digo sem quaisquer enganos
Puros direitos humanos
Seu discurso neste dia

Os dois poetas aplaudidos
Por aquela multidão
Gritos, todos espremidos
Em transe, em admiração
Ouviam-se as ondas do mar
Era poesia o luar
As estrelas na amplidão

Flores dançavam com o vento
Do reino dos oceanos
As velas  todo momento
Tocando canção com os panos
Terra da luz o seu lema
O Ceará de Iracema
Da luta por novos planos

- Meu amigo Patativa
Eu sou Cora Coralina
Se tu tens a voz ativa
Minha língua é sibilina
Rute, Eva, Raquel, Ester
Da Bíblia tudo  mulher
Cada qual uma heroína

Todo público em delírio
Vibrava maravilhado
Homem com rosto de sírio
Gritou entusiasmado
- há dinheiro e o endereço
De Patativa um terço
É justo está acabado !

Patativa reagiu
A dar outra sugestão
Não falou, ele rugiu
Furioso feito tufão:
- Dessa grana em quantidade
Dela é certo ser metade
É justo, creia irmão !

Carolina emocionada
Os dois olhos bem brilhantes
Mulher com jeito de fada
Como nunca viram dantes
- Patativa, maravilha !
Onde o talento palmilha
A humilhar ignorantes !

- Na área pública a mulher
Também discriminada
Triste mas é o que é
Sobretudo a contratada
Décimo terceiro, férias
Negam-lhe tais misérias
Sofrendo assim explorada

- Exigiste teus direitos
não és uma feminista
existem os satisfeitos
deixa pra lá não insistas
o direito à igualdade
ter mesma oportunidade
requeira, queira, insista !

- Muito bem, poeta maior
Palavras de pensador
O sábio nunca tá só
Nem concorda com a dor
Todos vencendo ou sofrendo
O ai ou o dividendo
Parte-se no meio, doutor !

De vez houve uma explosão
E foi grande o fumaceiro
Os dois caíram no chão
Ao dividir o dinheiro
Caíram até iguais
Poetas sensacionais
Aplausos do povo inteiro

Um homem, uma mulher
Um par soma de cada asa
Da moeda faces até
Paredes da mesma casa
Perfeitos só como par
Qual  dito devem pensar
Ou o futuro se arrasa !

Saibam que os novos tempos
Não caem qual chuva do céu
Mudemos os pensamentos
Tire-se o agourento véu
E não se anda num pé só
Sob pena de virar pó
Lutemos feito um tetéu

É preciso implementar
Todas conquistas nas leis
Coisas  novas conquistar
Sempre lutar, outra vez
Liberta-se assim do atraso
Ir avante novo caso
Todos, felizes, sereis !

F ortaleza é o feminino
E não tente duvidar
T em o forte é masculino
A mbos invencíveis par
M atemática do universo
C ada um diferente verso
E pedreira ao se somar !

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!