quarta-feira, 28 de agosto de 2013

EU TENHO UM SONHO - I HAVE A DREAM - 28 DE AGOSTO DE 1963 - PROFERIDO O FAMOSO DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING COMPLETA 50 ANOS - UM DOS MAIS IMPORTANTES MOMENTOS DA LUTA CONTRA O RACISMO NOS ESTADOS UNIDOS - TAL DISCURSO É PATRIMÔNIO IMATERIAL DA HUMANIDADE! VIVA A TODOS OS ATIVISTAS QUE LUTAM POR LIBERDADE - IGUALDADE E CONTRA TODA FORMA DE DISCRIMINAÇÃO NO PLANETA TERRA

Imagem pesquisada na internet - crédito da imagem na foto: Getty Images
Em 28 de agosto de 1963, o ativista negro Martin Luther King, que lutava contra a segregação racial nos Estados Unidos, proferiu um dos mais belos discursos de todos os tempos na história da humanidade na face da terra. O local do famoso evento foi o Memorial Lincoln, na Capital Washington, após a famosa marcha. No local há a estátua do grande Presidente Americano Abraham Lincoln, responsável pela aprovação da 13ª Emenda à Constituição americana, que tornou ilegal a escravidão nos Estados Unidos. Tanto o presidente Lincoln como Martin Luther King foram assassinados por lutarem contra as injustiças sociais praticadas contra os negros americanos. O primeiro libertou os escravos, a exemplo da Princesa Isabel no Brasil, o segundo lutou por igualdade entre brancos e negros, visto que o negro era discriminado e tratado como ser inferior, às vezes até cassado, a exemplo do que fazia a Ku Klux Klan, formada por racistas e fanáticos piores que os nazistas. O sonho de Martin Luther King é uma sinalização que aponta para tantos outros sonhos, pois ainda por se realizar completamente, quando as minorias sejam respeitadas, onde exista respeito pela dignidade humana, onde ninguém possa sentir-se superior a outra pessoa por qualquer razão que seja: raça, sexo, religião, etc.

Foto pesquisada no Google - Discurso Histórico em 28/08/1963 - I HAVE A DREAM

Não é demais lembrar que os nazistas proclamavam que os alemães eram superiores a todas as demais raças. Que há racismo no Brasil, onde se discrimina  nordestinos e mesmo as pessoas que moram nas cidades discriminam o homem do campo. Não é à-toa que o artigo 5º da Constituição Federal declara que todos são iguais perante à lei e em seguida, em seu inciso I, declara a igualdade entre homens e mulheres, em deveres e direitos. MESMO ASSIM, AS MULHERES ESTÃO SENDO MORTAS, CASSADAS, POR PURO MACHISMO. No Brasil se alguém for mulher, negra, pobre, nordestina e lésbica... se estiver na Avenida Paulista em São Paulo, tem que rezar muito se der de cara com um neonazista! POR ISSO SEU DISCURSO CONTINUA ATUAL, pois TODOS NÓS TEMOS UM SONHO -  WE ALL HAVE A DREAM:  Que não exista mais desigualdade social, nem fome, nem guerras, nem miséria, nem ignorância, que sejam respeitados os direitos das minorias, que todos tenham acesso à pão, moradia, à educação, à saúde, à cultura... Enquanto houver tais injustiças MARTIN LUTHER KING E SEU DISCURSO ESTARÃO VIVOS, ECOANDO NO TEMPO E NO ESPAÇO, como um grito por justiça... a justiça mais pura, mais perseguida, que inspira muitas utopias, a mais sonhada!

Importante destacar que em 28/08/1963, quando foi proferido o histórico discurso I HAVE A DREAM de Martin Luther King, antes da fala dele, o cantor norte americano Bob Dylan, na época em começo de carreira, cantou Blow in The Wind, um hino de protesto até os dias atuais, e cantou uma canção com mensagem contra o racismo por um mundo melhor ao lado de Joan Baez, confira:


Martin Luther King foi assassinado em 04 de abril de 1968. Um dos maiores ativistas pelos direitos civis dos negros em todo o mundo. Ídolo do Presidente Obama, de Nelson Mandela. Em 1964 foi o ganhador do prêmio nobel da paz. Enquanto no mundo houver pessoas como Martin Luther King, que deixe legados pelos seus atos e um discurso que é uma verdadeira aula de humanismo, a utopia, sonho pela liberdade, a esperança, a igualdade, a fraternidade... sempre estarão vivos... que seu discurso continue ecoando e inspirando as gerações do hoje e do porvir. Abaixo imagem da grande marcha de Washington em 28/08/1963, pelo fim da segregação e fragmentos do famoso discurso  I HAVE A DREAM (Eu tenho um sonho) legendado em português. CONFIRA! VALE A PENA:








Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails