SERVIDORES DE REDENÇÃO SUSPENDEM GREVE ATÉ 11 DE SETEMBRO DE 2013 – ACEITAM PROPOSTA PARCIAL DE ACORDO – FIXAM PAUTA DAS PENDÊNCIAS QUE SERÃO DEBATIDAS NA PRÓXIMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO – ACREDITANDO NO DIÁLOGO – PORÉM MANTERÃO ESTADO PERMANENTE DE MOBILIZAÇÃO – PREPARADOS PARA IMEDIATA RETOMADA DA LUTA E DA GREVE SE NECESSÁRIO FOR! O AVANÇO MÍNIMO CONSEGUIDO GRAÇAS À LUTA FIRME DOS SERVIDORES DE REDENÇÃO!


Servidores por unanimidade aceitam proposta de acordo parcial  - suspendem a greve até a próxima negociação
Fixam pauta para nova rodada de diálogo para setembro de 2013 - Mantendo a mobilização
(Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves - quem copiar citar a fonte)

Os servidores do Município de Redenção - Ceará - em assembleia convocada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Redenção - SINSEMPRE - por unanimidade SUSPENDERAM A GREVE ATÉ A PRÓXIMA RODADA DE NEGOCIAÇÃO EM SETEMBRO/2013, dizendo sim à proposta parcial de acordo apresentada pelo Município sobre alguns pontos da pauta, a saber:

I- REAJUSTE PARA OS SERVIDORES COM NÍVEL SUPERIOR DE 2% - DEVOLVENDO PARTE DO PERCENTUAL RETIRADO DA CARREIRA - SOBRE O VALOR JÁ REAJUSTADO EM JUNHO DE 2013 - JÁ NO PRÓXIMO PAGAMENTO NO MÊS DE SETEMBRO, AUTOMATICAMENTE REPERCUTINDO NAS DEMAIS CLASSES: PÓS-GRADUADOS, ESPECIALISTAS, MESTRES, QUE TÊM POR PISO BASE O PISO DOS GRADUADOS;

II- 4% DE REAJUSTE PARA OS SERVIDORES QUE GANHAM ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO. SÃO OS SERVIDORES  DA SAÚDE, EXCETUANDO OS MÉDICOS, SERVIDORES DOS 40% DO FUNDEB E OUTROS DAS DEMAIS SECRETARIAS, A SER PAGO NA PRÓXIMA FOLHA DE PAGAMENTO NO MÊS DE SETEMBRO DE 2013;

III- A ADMINISTRAÇÃO MANTERÁ O DIÁLOGO COM A CATEGORIA, QUE DELIBEROU QUE A PRÓXIMA REUNIÃO DEVERÁ OCORRER ATÉ 11 DE SETEMBRO DE 2013, QUE SERÁ INTERMEDIADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO. Haverá também negociações para implementar planos de carreira para categorias que não os tem. Também aprovar o projeto de lei de negociação coletiva, que fora acertado desde o primeiro semestre;

IV- DEVOLVER EM JANEIRO DE 2014 A DIFERENÇA SALARIAL ENTRE NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR, QUE ERA DE 15,87% EM JANEIRO DE 2012. QUE SOFREU REDUÇÃO E FOI UMA DAS CAUSAS DA GREVE.  Devolvendo-se assim a carreira como era e foi alterada para pior. CLARO QUE REPERCUTINDO NAS DEMAIS CLASSES (Pós-graduados, especialistas, mestres, que têm por base o piso do graduado) sem prejuízo do reajuste linear do piso, que será dado em janeiro de 2014;

O AVANÇO MÍNIMO CONSEGUIDO, GRAÇAS À LUTA CONSCIENTE E BRAVA DA CATEGORIA, QUE É DE LUTA E DA TERRA DA LIBERDADE

Em reunião, também mediada pela promotoria, na última semana de junho de 2013, ficara acordado que não haveria descontos dos dias parados dos grevistas, bem como os dias de aula seriam repostos de comum acordo com a categoria, que deliberou que já negociarão imediatamente o calendário de reposição das aulas com a Secretaria de Educação. A CATEGORIA TAMBÉM DELIBEROU QUE NÃO ACEITARÁ RETALIAÇÕES (transferências, perseguições, etc) a grevistas. SE HOUVER SERÁ CONVOCADA ASSEMBLEIA IMEDIATAMENTE! 

Presidenta do SINSEMPRE  Marta Caetano abrindo a assembleia
Estavam presentes à assembleia, além da FETAMCE apoiando a luta dos grevistas de Redenção: O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Milhã, Piquet Carneiro e Irapuan Pinheiro, O Sindicato dos Servidores de Caucaia, O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Jaguaribe, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Amontada, o sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barreira e Acarape, o Sindicato dos  Professores de Crateús, CUT e CONFETAM.

Da Esquerda para Direita nas cadeiras: Edilson de Crateús - Hermislândia de Amontada
Rafael de Jaguaribe - Enedina da FETAMCE - Valter da FETAMCE -  Djan de Milhã
Atrás de blusa lilás sentada no palco: Dra. Mara Paula
 Importante salientar, que durante o mês de maio de 2013 ocorreram várias paralisações de advertência; Que em Junho de 2013 foi aprovada a GREVE PIPOCA com greve num dia e outro não. Que foi suspensa quando o Ministério Público começou a intermediar as negociações, que se estenderam por todo mês de julho, de forma infrutífera. POR ISSO DESDE O DIA 01/08/2013 A GREVE PIPOCA FORA CONVERTIDA EM GREVE GERAL E RADICAL POR TEMPO INDETERMINADO. Eis o histórico de luta até o presente. APESAR DA ACEITAÇÃO DA PROPOSTA PARCIAL DE ACORDO, COM MANUTENÇÃO DO DIÁLOGO E NEGOCIAÇÃO SOBRE OS DEMAIS PONTOS DA PAUTA, A MOBILIZAÇÃO CONTINUA E PERMANENTE, ENQUANTO DURAR A SUSPENSÃO DA GREVE.

A categoria não aceita e quer a imediata devolução do desconto em folha de pagamento da mensalidade  do filiado, previsto em lei e em decisão judicial transitado em julgado. É O SERVIDOR QUEM PAGA, O DINHEIRO NÃO É DO MUNICÍPIO. INCLUSIVE DESCONTANDO NA PRÓXIMA FOLHA DE PAGAMENTO O QUE NÃO FOI DESCONTADO EM JULHO. A MENSALIDADE DE JULHO DEVER SER  DESCONTADA EM DUAS PARCELAS, PARA NÃO PESAR TANTO PARA O SERVIDOR, QUE MANTÉM O SEU SINDICATO LIVRE E AUTÔNOMO, COM SUA CONTRIBUIÇÃO MENSAL.

Promotor de Redenção Dr. Álber - que garantiu mediar o conflito até sua solução
Garantia também dado pelo Secretário Geral da Procuradoria Geral de Justiça Dr. André Karbage
A intermediação do Conflito pelo Ministério Público Estadual está sendo de fundamental importância. Nos últimos anos, os promotores têm conseguido resolver greves e conflitos trabalhistas em inúmeros municípios do Ceará. A CATEGORIA DESDE QUANDO ACEITOU SUSPENDER A GREVE PIPOCA, que teve a garantia do promotor de Redenção, que intermediaria todas as negociações até solução final das pendências, tem acreditado na Promotoria. GARANTIA DE INTERMEDIAÇÃO TAMBÉM DADA PELA PROCURADORIA GERAL DE JUSTIÇA, ATRAVÉS DO PROCURADOR GERAL DR. ANDRÉ KARBAGE, que disponibilizou até o seu telefone.  Lembrando que as propostas assinadas em audiência com o Ministério Público têm força de sentença, são executáveis e é crime violá-las. NOSSOS AGRADECIMENTOS AO MINISTÉRIO PÚBLICO.

Secretária geral lendo proposta parcial de acordo apresentada pelo Município ao Ministério Público

 A manutenção do diálogo, para solução do que ainda é pendente na pauta, foi fundamental para suspensão da greve. Eis a pauta dos itens pendentes que serão tratados na próxima mesa de negociação em setembro de 2013, ratificados pela categoria, já parte da pauta anterior:

1) Os 13% que faltam para implementação total de 1/3 para atividade extraclasse;
2) O percentual que falta para cobrir todas as perdas dos servidores que ganham acima do salário mínimo;
3) O rateio das diferenças do FUNDEB de 2012 depositadas em 2013;
4) Os valores retroativos a janeiro de 2013 dos reajustes dados aos professores e demais servidores;
5) Os valores retroativos a janeiro de 2013 da devolução do percentual entre classe retirado das demais classes a partir dos professores graduados;
6) A devolução com efeito retroativo dos 7% que os professores sempre ganharam sobre o piso do nível médio;
7) A próxima rodada de negociação deverá ocorrer até 11/09/2013, quando será marcada nova assembleia para avaliação da luta, da postura do Município e do cumprimento do acordado;
8) Formação de grupo dos PCR, sobre Redenção-PREV, que está falido, etc.

CONCLUSÃO: Apesar da luta ser pesada e sacrificante, aos poucos os servidores têm avançado no atendimento à suas reivindicações, que por enquanto são para devolverem o que tinham antes, o direito adquirido, que foi retirado. COMO SEMPRE APOSTANDO NO DIÁLOGO, MAS MOBILIZADOS, UNIDOS, COESOS PARA A QUALQUER MOMENTO RETOMAR A LUTA. ESTÃO FIRMES, CIENTES E PRONTOS PARA BATALHA. CADA SERVIDOR DEFENDERÁ RADICALMENTE A IMPLEMENTAÇÃO, A MANUTENÇÃO, A RECUPERAÇÃO E AS CONQUISTAS DE NOVOS DIREITOS. QUE DUVIDA PERDERÁ TEMPO! QUEM VIVER VERÁ! POIS SÃO  SIMPLESMENTE DESCENDENTES DOS FILHOS DA TERRA QUE PRIMEIRO ACABOU COM A ESCRAVIDÃO NO BRASIL.

Já dizia Bob Marley, em sua canção da REDENÇÃO (REDEMPTION SONG) mantenham suas mentes livres, sempre contra qualquer tipo de escravidão. Abaixo a canção com tradução:



Confira abaixo, mais fotos da assembleia que foi democrática e muito rica em debate:


Enedina Soares - Presidenta da FETAMCE
Hipotecando total apoio da Federação às decisões da categoria

Carmen - Representante da CONFETAM
Falando da importância da negociação

Marta Caetano - Presidenta do SINSEMPRE - Sobre como foi a reunião na promotoria
À sua Esquerda: Valter Saraiva (vice-presidenta da FETMAMCE) Enedina  Soares (Pres, da FETAMCE)
Ao fundo:  Dra. Mara Paula - Assessora jurídica do SINSEMPRE

Edilson Martins - De Crateús - Deus e a categoria dão força a sindicatos
À Esquerda Djan - Do Sindicato dos Servidores de Milhã

Dr. Valdecy Alves - Contextualizando os membros da mesa sobre toda a luta e causas da greve

Valter Saraiva - Ratificando o apoio da FETAMCE à luta dos servidores

Dr. Valdecy Alves - Debatendo a proposta do Município e fazendo encaminhamentos

Professor Paulo - Sobre a necessidade de esclarecer todos os textos das propostas

Servidor - Dentista - Entrou em greve e não poderia voltar de mãos vazias

Dra. Nathaly - Dentista - Declarando que os Dentistas são os mais prejudicados e discriminados
Entre os servidores com Nível Superior da Saúde de Redenção

Servidora Municipal - Sobre o retorno ao trabalho com muito planejamento

Após a assembleia - esclarecimentos para servidores e comunidade na Rádio
Marta Caetano fala das propostas apresentadas


Enedina Soares - Sobre o dever do Município cumprir sua proposta

Dra. Valdecy Alves com o Radialista Zezinho
A mobilização continua - a greve foi apenas suspensa - Apostando-se no diálogo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!