GREVE RADICAL DOS PROFESSORES EM CRATEÚS - PISO NACIONAL DOS PROFESSORES - No Ceará o Piso virou uma piada
Os Servidores da Educação estão em greve no Município de Crateús, Estado do Ceará desde o dia 30 de março. Com certeza a greve atualmente é a melhor resposta aos prefeitos cearenses, que a exemplo do que ocorre em todo o país, estão fazendo da lei do piso do magistério uma piada. De parabéns o Sindicato dos Professores de Crateús e a categoria, que estão dando exemplo para o restante do Estado do Ceará. SEM LUTA, SEM MOBILIZAÇÃO, TRANSFORMARÃO OS PROVÁVEIS AVANÇOS DO FUNDEB NUM VERGONHOSO RETROCESSO E INCLUSIVE COM DESVIO DE VERBAS QUE SERÁ SUPERIOR AO ANTIGO ROUBO DO FUNDEF. Mesmo com aumento de repasse do FUNDEB, mesmo com direito ao piso nacional, tudo piorará. GREVE É UMA RESPOSTA ADEQUADA!
Ainda por cima se aproveitando da questão da crise para se apropriarem do dinheiro do FUNDEB da forma mais imoral, notória e criminosa possível. NA PRÓPRIA Lei que criou o FUNDEB (11494/2007), em seu artigo 29 prevê o poder do Ministério Público estadual e federal, bem como do Tribunal de Contas fiscalizar. NÃO TÊM FISCALIZADO NADA! Devemos acionar tais instâncias, elas têm que agir ! Do contrário haverá duas radicalizações: de um lado dos prefeitos, desvio do FUNDEB, de outro, greves generalizadas, resposta da categoria. Até os conselhos municipais do FUNDEB são organizados com interferência dos administradores. Quem vai ser fiscalizado escolhe o fiscalizador. SÓ NO CEARÁ MESMO ! SÓ NO BRASIL ! A aplicação do FUNDEB virou piada. Prefeitos fazem o que bem entendem. NÃO HÁ FISCALIZAÇÃO.
Em Crateús a atual administração por achar que pode haver redução do repasses das verbas, por conta da crise, quando o cálculo do repasse é por aluno, que a crise não devorou. Nenhum aluno foi engolido pela crise em Crateús ou no restante do Brasil. Então por que Limoeiro pode pagar o piso? Canindé ? Quixadá ? Pentecoste ? Em 2009, será repassado para Crateús o mesmo valor de 2008 mais 19,2%, que foi a correção valor aluno para 2009. Crateús viola a lei e seus comandos que são reais baseada em achismos, em adivinhação.
No restante do Estado do Ceará o mesmo espetáculo triste de violação à lei do FUNDEB, à implementação do piso nacional previsto na Lei 11738/2008, que veio para melhorar a situação do professor, para valorizar, para resultar em professor motivado e qualidade da educação. Essa é a intenção, é o comando, mas que as prefeituras estão utilizando para piorar o direito dos professores, com avalização da APRECE e de um assessor chamado Irineu, que virou o satanás, o carrasco dos educadores em vários municípios, com suas propostas injustas, mentirosas e irresponsáveis. NUNCA COM UMA LEI FEDERAL TÃO FAVORÁVEL, NA PRÁTICA, PREJUDICARAM-SE TANTOS OS PROFESSORES DE UMA SÓ VEZ.
Urge-se que o movimento sindical reveja suas estratégias. Necessário uma resposta eficaz. Nesse momento Crateús é um laboratório para toda categoria dos profissionais da educação no Estado. Acompanhemos e apoiemos Crateús. Alguns Municípios onde os professores foram massacrados:
CRATEÚS, REDENÇÃO, ITAPIPOCA, IRAUÇUBA, MARANGUAPE, MIRAÍMA, ACARAÚ, TAMBORIL, MONSENHOR TABOSA, ACARAPE, IPAUMIRIM, CARNAUBAL, MUCAMBO, PACUJÁ, GRAÇA, SÃO LUÍS DO CURU, TABULEIRO DO NORTE... Em sua maioria o que têm feito os prefeitos, alguns com assessoria do Irineu, indicado pela APRECE: extinto cargo de 40 horas transformado em 02 cargos de 20 horas; depois aumentar a jornada dos cargos de 20 horas para 25 horas sem pagar as 05 horas; redução das classes nos planos antigos; redução de percentual entre uma classe e outra; redução de percentual entre uma referência e outra da mesma classe; não corrigir o piso de R$ 950,00 onde implantaram; criar piso apenas para nível médio ignorando piso para nível superior; incorporar e extinguir gratificações, criar cargo de diretor sem eleições pela comunidade escolar; reduzir auxílio transporte, etc, etc, etc... um inferno, um caos !
Com a lei do piso era bem simples, todos conforme a habilitação ganhariam o mesmo piso, no Estado do Ceará. Lembrando que o piso atual, para 40 horas, nível médio, é de R$ 1.132,00. Que o aumento do repasse já entrará nas contas dos municípios retroativos a janeiro de 2009. O PROFESSOR QUER O PISO NÃO SER PISOTEADO !
CRATEÚS, FIRMEZA NA LUTA, CONSOLIDAR A MOBILIZAÇAO, CONSOLIDAR A GREVE, LEMBREM-SE todos os sindicatos de servidores e profissionais da Educação do Estado do Ceará estão com vocês e farão de vocês exemplo. A responsabilidade de vocês hoje não é apenas com vocês mesmos, mas com todos os educadores do Estado do Ceará, que farão de vocês exemplo e do seu destino o destino deles. UNIDADE ! LUTA ! NÃO RECUAR SEM A VITÓRIA ! Se fosse para recuar com a derrota, melhor que nunca tivessem entrado! Até a vitória ! A exemplar vitória!
Comentários
Dr. Valdecy!!!
Estou sempre lendo as matérias do blog e esta me impressionou bastante,o Sindicato de Crateús demonstra sua força nessa ardua luta!É verdade que os prefeitos estão ultilizando o artifício da crise para esconder suas verdadeiras pretenções.Cabe a nós, Sindicatos, verdadeiros representes da classe não aceitar tamanha imoralidade!
FORÇA AOS COMPANHEIROS DE CRATEÚS!
SOLANGE MACIEL- PRESIDENTE DO SINDICATO DE SÃO BENEDITO.
quero que as aula vote logo.pois e muito rui quando nao tem aula!!!!!!!
eu so queria que o prefeito respeitase os professores!!!!!!!
queria que o prefeito paga se logo os professores!!!!!!!
que ele deixase de fazer os professores de palhaço!!!!!!!!
beijinhossssssssss
thais marcos!!!!!!!!
escola padre bonfim!!!!!!!!!!!
Parabéns pela contínua denúncia dos "festivais" praticados por esses desertores da causa pública.
Dr. Valdecy!!!
Parabéns pelas matérias do blog é de grande contribuiçao para o movimento sindical e gostaria de dizer aos professores de Cratéus que eles nao estao só nessa luta e que devem continuar firmes e determinados, para conquistar o Piso que é uma luta histórica. Nós servidores precisamos está cada vez mais unidos e organizados contra as investidas dos Prefeitos.
PROFESSORES DE CRATÉUS CONTINUEM FIRMES NA LUTA, POIS SÓ ATRAVÉS DELA CONSEGUIMOS MUDAR A VIDA.
NÉLIA OLÍMPIO - PRESIDENTE DO SINDICATO DOS SERVIDORES DE TABULEIRO DO NORTE.
A "crise" mundial parece mesmo ser a bola da vez... Aqui em Brasília, o Governador, que antes de se eleger usou como plano principal de sua campanha o aumento salarial, agora congela o salário dos servidores, desde 2004 sem reajuste, até o ano de 2011! Nossos professores estão em grave desde o último dia 13, pois, devido a CRISE, o Sr. Governador se recusa a cumprir a Lei e conceder o reajuste de 15,31% devido a categoria. Parece que nossas Autoridades estão a rezar pela permanência da crise!
A luta salarial não é apenas uma questão de justiça econômica, mas também de DIGNIDADE PROFISSIONAL. Nós do Colegiado do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Cratéus nos solidarizamos aos companheiros professores de Cratéus e estamos à disposição para vencermos essa batalha!!!