STONEHENGE - INGLATERRA - UM TESOURO QUE NOS REMETE EM SEGUNDOS A UMA VIAGEM DE MILHARES DE ANOS - DA ERA DO SMARTFONE PARA A IDADE DA PEDRA ONDE TRABALHAR AS ROCHAS ERA A MAIS AVANÇADA TECNOLOGIA! UMA VISITA QUE VALE A PENA!

Pega-se o trem na Estação de Waterloo - a 200 metros da London Eye - para Salisbury - a cerca de 100km
(Fotos Mara Paula/Valdecy Alves - se copiar - favor citar a fonte)

COMO CHEGAR A STONEHENGE:   O trem que peguei saiu da estação de Waterloo,  a uns 200 metros da London Eye, em Londres, Inglaterra. Cerca de uma hora e meia depois, horário que o trem está relativamente vazio, cheguei à cidade de Salisbury, onde comprei de um senhor muito bem educado a passagem para Stonehenge. Só ele vende passagem no local. Basta sair da estação, uma vez fora verá o ônibus à sua esquerda e ele vendendo passagens. Muito simpático. Após cerca de 30 minutos de viagem, num ônibus muito confortável, chega-se à bela planície, em que foi erguido o megálito. Duas horas são suficientes para visita. Voltando para estação antes das 14:00 h, há um trem que parte por volta às  14:30, rapidamente se chegará a Londres, embora o trem esteja lotado e você corra o risco de viajar sentado no piso do trem ou mesmo em pé. MAS VALE A PENA. GARANTO!




Visão da cidade de Salisbury - Inglaterra


Entrando no Sítio Pré-histórico de Stonehenge

Primeira visão maravilhosa dos megálitos construídos a  mais de 3.500 anos antes de Cristo

DO QUE SEJA STONEHENGE: Um lugar ímpar no mundo, que mostra o poder da inteligência humana, mesmo no final da Idade da Pedra Polida. Stonehenge quer dizer pedras sobre eixo. Tem quase 4.000 anos de existência. Sem dúvida que uma das suas funções era ser um calendário astronômico, que assinala o solstício de verão no hemisfério norte, em junho de cada ano, e também como lugar de rituais religiosos, possivelmente onde ocorriam também sacrifícios humanos. POrém pairam inúmeras indagações sem respostas. Tem forma circular, composto por pedras que medem até 5 metros de altura, pesando cada uma mais de 50.000 kg. As que foram trazidas de mais perto foram transportadas por uma distância de cerca de 50 km, por terra,  por um povo que não conhecia a roda, as que vieram de mais distantes, foram trazidas de barco, ao longo de uma viagem de mais de 400 km, começando pelo mar e seguindo pelos rios. Localiza-se na cidade de Salisbury.  Numa maravilhosa planície muito verde, cheia de milhares de ovelhas pastando, que de tão cheias de pelo, aprecem de pelúcia. No mês de abril soprava um vento muito frio, o clima varia radicalmente. Até choveu granizo. No local há um aloja de artesanato com muitas lembranças de qualidade, embora caras. Até certo ponto falta estrutura, quando se observa a quantidade de turistas e a importância do monumento.


Uma maravilha que encanta e fala ao sentimento - quase 6.000 anos de mistério

Cada uma das pedras de pé medem cerca de 5 metros e pesam 50.000 kg


Valdecy Alves em Stonehenge - Abril de 2012
IMPRESSÕES SOBRE STONEHENGE:  Ao longo de toda minha adolescência li sobre lugares misteriosos, dentre eles sobre Stonehenge. na primeira fase aderi aos que acreditavam se tratar de obra dos alienígenas, que vieram de outras planetas e tinham erguido obra tão monumental e bela. Depois foi a vez de acreditar em civilizações perdidas, Druidas, Rei Artur, etc. Para finalmente, depois de ler muito sobre os egípcios, povos da América, Incas Astecas e Maias, passar a acreditar que era obra humana, de um povo muito avançado e com profundo conhecimento de astronomia. QUEM FEZ? EXATAMENTE PARA QUAL FINALIDADE? QUANDO EXATAMENTE... tudo faz parte do mistério, pois o que existe são poucas explicações para muitas dúvidas. O monumento atrai turistas do mundo inteiro, sobretudo no mês de junho, com o solstício de verão, pessoas de todos os credos e religiões. Uma experiência riquíssima do ponto de vista cultural, fabulosa  a partir de uma visão histórica, uma aventura para quem ama a humanidade, acredita em seu futuro e conhece muito de sua história.

ABAIXO, MAIS FOTOS DO FANTÁSTICO MEGÁLITO, UMA CATEDRAL DA PRÉ-HISTÓRIA:



A melhor visão do conjunto e´quando se percorreu mais da metade do círculo de cordas que o protege

A paisagem é de tirar o fôlego - o monumento causa forte impacto - desperta toda imaginação

Já completando uma volta em torno do monumento para pegar o caminho de volta - após cerca de hora e meia 



Montagem em computador para demonstrar para o turistas como era Stonehenge inicialmente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!