ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ACOPIARA INAUGURADA EM 1910 EM RUÍNAS - PEDE SOCORRO! SÓ A REAÇÃO DOS FILHOS DE ACOPIARA PODERÁ SALVAR A ESTAÇÃO, O PATRIMÔNIO CULTURAL MATERIAL PRECISA SER PRESERVADO E OCUPADO – É A HISTÓRIA E A IDENTIDADE DO POVO CONDENADAS AO LIXO!

Estação Ferroviária de Acopiara - em Ruínas - Só a Comunidade  de Acopiara pode Salvar o patrimônio cultural
Fotos: Valdecy Alves - Se copiar citar a fonte
Em 09/01/2014, passando pela cidade de Acopiara a caminho de uma audiência assemblear na cidade de Ipaumirim (CE), após receber denúncia, fui conferir pessoalmente o estado de abandono da Estação Ferroviária da cidade de Acopiara (CE). Realmente lamentável o abandono. UMA DAS MAIS DESTRUÍDAS QUE JÁ VI EM TODO O CEARÁ. É a história de Acopiara, é a história do Ceará, é a história do Brasil que está virando lixo... AINDA HÁ TEMPO PARA SALVAR. Percebe-se que o primeiro culpado é o Governo Federal, a quem pertence o bem... depois o Governo Estadual, que tem o dever também de preservar... por último também a Prefeitura Municipal, pois o Município tem o dever de zelar pelo patrimônio em seu território... OMISSÃO DEMAIS E VERGONHOSA!

Visão geral da Estação - Uma das mais destruídas do Estado do Ceará

Em Frente à Estação Ferroviária de Acopiara
Foto: Mara Paula
 Está na Constituição Federal:


Art. 30. Compete aos Municípios:  IX - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local, observada a legislação e a ação fiscalizadora federal e estadual.

Observe-se que compete aos três entes públicos (Município, Estado e Governo Federal) em cooperação. MAS GERALMENTE UM CULPA OU OUTRO E TODOS NADA FAZEM!  Mas a comunidade diante tal descaso pode salvar a Estação Ferroviária de Acopiara. Observe-se o que diz, mais uma vez, a Constituição:

Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, nos quais se incluem:  - os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.

§ 1º - O Poder Público, com a colaboração da comunidade, promoverá e protegerá o patrimônio cultural brasileiro, por meio de inventários, registros, vigilância, tombamento e desapropriação, e de outras formas de acautelamento e preservação.


A COMUNIDADE PRECISA AGORA REAGIR. É a última esperança de salvação do prédio histórico, pode passou parte da história social, cultural e econômica do Município. A ERA DE MAIOR PROGRESSO DA CIDADE DEVE-SE À CHEGADA DA LINHA FÉRREA A ACOPIARA (antiga Lajes, antiga Afonso Pena) NO ANO DE 1910.


Não há mais portas - nem janelas - nem telhado... Começa a tuir
 Vejam pequeno documentário em que mostro o triste Estado da ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ACOPIARA – Filmado em 09/01/2014 – No final da tarde - com Roteiro e Direção de Valdecy Alves – Câmera: Mara Paula:




A parte externa também em ruínas - pela preservação já - amanhã será tarde demais

CONCLUSÃO URGENTE:   a comunidade, que pode ser traduzida como OS FILHOS DE ACOPIARA, QUE AMAM SUA TERRA NATAL E SABEM QUE A MEMÓRIA PRECISA SER PRESERVADA, TÊM QUE IREM À LUTA JÁ!!! Como única forma de salvar a HISTÓRICA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE ACOPIARA E DEMAIS CONSTRUÇÕES EM SEU ENTORNO. Então, mobilizem-se filhos de Acopiara (intelectuais, pintores, atores, presidentes de associações, o padre, o pastor, o dono do time de futebol, o grupo de jovem, o grupo teatral, o grupo de dança, qualquer ativista...). FORMEM UM NÚCLEO PELA PRESERVAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, denunciem ao promotor local, ajuízem ação popular, protestem, façam vigília, comuniquem ao Ministério Público Federal, POIS MUNICÍPIO, ESTADO DO CEARÁ E UNIÃO, cada um tem que fazer sua parte. Necessário estancar a destruição, ocupar e preservar a Estação ferroviária de Acopiara. NO MÍNIMO DEVE SER TOMBADA, RECUPERADA, PRESERVADA E OCUPADA.  Antes que seja tarde e vire um monte de lixo e juntamente com ela, VÁ PARA O LIXO TAMBÉM, a história do Ceará, um pedaço da história do Brasil e a própria identidade cultural do Povo de Acopiara. HORA DA SALVAÇÃO! HORA DA RECUPERAÇÃO. HORA DA PRESERVAÇÃO!  MOBILIZEM-SE ANTES QUE SEJA TARDE! Se precisarem de orientação jurídica, entrem em contato conosco. Será um prazer contribuir também para preservação da memória do patrimônio cultural do Ceará: valdecyc_alves@yahoo.com.be 

Comentários

Caro Valdecy: é assim igual em quase todos os lugares do País. Infelizmente. Ralph M. Giesbrecht
www.estacoesferroviarias.com.br
http://blogdogiesbrecht.blogspot.com

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!