ÊXITO - MUITA PARTICIPAÇÃO - CIDADANIA E DEBATE NO II SEMINÁRIO SERTÃO SECA MEMÓRIA E CIDADANIA - 1915/2015 - 100 ANOS DE SECA - UM SÉCULO DE FRACASSO DO PODER PÚBLICO - O ESTADO NÃO SÓ FRACASSOU COMO ESTÁ HAVENDO UM RETROCESSO QUANTO À GARANTIA DOS DIREITOS MÍNIMOS!
PRIMEIRA MESA: A
Caminhada da Seca como Ferramenta de Manutenção da Memória e de Consciência
Cidadã Palestrantes: Júnior Holanda e Deodato Aquino |
NA MANHÃ DE 09/05/2015 FOI REALIZADO O SEGUNDO SEMINÁRIO SERTÃO SECA - MEMÓRIA E CIDADANIA: O evento foi um sucesso. Realizado e produzido pela Sociedade Civil organizada, com a participação e apoio de entidades como Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, Paróquia Nossa Senhora das Dores, Centro de Defesa dos Direitos Humanos, Uzina Produções, Associação dos Universitários, várias associações de agricultores... tendo como articuladores culturais Valdecy Alves, Fram Paulo, Karla Samara e Mara Paula. O evento teve como eixo central: 1915/2015 - 100 ANOS DE SECA - UM SÉCULO DE FRACASSO DO PODER PÚBLICO. Tendo como principal palestrante e convidado: Dr. Rodrigo Vieira Costa ( Professor da Universidade Federal do Semi-Árido
- RN; doutorando da UFSC; autor de livros sobre direitos culturais e patrimônio
cultural, distribuídos nacionalmente; militante
das causas sociais; membro da Rede Nacional dos advogados populares - RENAP)
Especiais agradecimentos ao Professor, estudioso, advogado e doutrinador Humberto Cunha. A coordenação dos trabalhos coube a Dra. Mara Paula, tendo especial cobertura do blog do Walter Lima.
Especiais agradecimentos ao Professor, estudioso, advogado e doutrinador Humberto Cunha. A coordenação dos trabalhos coube a Dra. Mara Paula, tendo especial cobertura do blog do Walter Lima.
A PRIMEIRA MESA - QUE TEVE COMO TEMA - A
Caminhada da Seca como Ferramenta de Manutenção da Memória e de Consciência
Cidadã: focou o debate na questão da seca, do uso das águas, da inexistência de políticas públicas nos anos de 1915 e 1932, quando ocorreram grandes secas e, sobretudo, em 32, quando montaram vários campos de concentração no Ceará. E no ano de 2015, quando novamente falta água e não se sabe utilizar as águas quando os reservatórios estão cheios. Senador Pompeu, como todo Ceará, São Paulo e o resto do Brasil sofre com a seca de 2015. O medo de falta d'água gera tensão e está provocando até briga por água. Por outro lado, muitas comunidades encontraram água, pesquisando onde povos antigos e até mesmo índios utilizavam para colher água. Lugares que foram fundamentais para sobrevivência de várias comunidade da Seca de 2014. Lamentou-se a volta de carroças e pipas para fornecer água. Um retrocesso. A certeza do fracasso do Poder Público Municipal, Estadual e Federal. Concluindo os palestrantes e pessoas do público que o problema não é a seca mas os políticos.
SEGUNDA MESA: Os
Movimentos Sociais, a Memória e o Aprendizado com a História Para Convivência com o Semiárido - Palestrantes: Antonio Francisco - Fram Paulo e João |
A SEGUNDA MESA - QUE TEVE COMO TEMA - Os
Movimentos Sociais, a Memória e o Aprendizado com a História para Convivência
com o Semiárido: A segunda mesa teve como palestrantes representantes de comunidades do meio rural e dos palestrantes Fram Paulo, que juntamente com Antonio Francisco, do Centro de Defesa de Direitos Humanos Antonio Conselheiro, trataram de vivências e mídia de comunidades de agricultores dos mais variados locais do Sertão Central. Restando claro a denúncia do mau uso das águas, da miséria no sertão, do lamento da necessidade do carro pipa e da importância das inúmeras cisternas de placas construídas, ideia original do Padre Cícero, que em muito têm contribuído para um mínimo de dignidade de milhares de famílias. Experiência vivida e compartilhada pelo próprio Centro de Defesa. Mais uma vez, a falta de compromisso dos políticos, a incompetência, a corrupção e até o uso da água como moeda eleitoral foram denunciados. Restando claro que nos últimos 100 anos pouco mudou a política da seca, por parte do Poder Público. Um dos debatedores presentes ao plenário chegou a dizer a seguinte frase: A FAVELA É O NOVA SENZALA, A FOME E A FALTA DE ÁGUA SÃO AS CHIBATAS!
Comentários