REFLETINDO UM POUCO SOBRE A SÉRIE GAMES OF THRONES... POR QUE FEZ TANTO SUCESSO? VAMOS LÁ... VI E GOSTEI... É UMA AULA DE CIÊNCIA POLÍTICA

Imagem de promoção do filme


O CENÁRIO DA SÉRIE É DE TIRAR O FÔLEGO E O FIGURO UMA MARAVILHA: Lugares magníficos, sejam locais de beleza natural estupenda, sejam construções maravilhosas, seja a mistura das construções com a natureza. Já o figurino uma obra de arte, pensado em cada detalhe. Cada roupa.  Cada acessório. Tudo bem planejado de forma detalhada. Espaço e personagens prontos para uma grande história. Assim, criado o espaço necessário, que por si só, é base poderosa para o sucesso. A tal ponto, que muitos locais onde houve filmagens tornaram-se pontos turísticos visitados por milhões de pessoas.

MÚSICA RELIGIÃO E MISTICISMO: A música é épica. Uma trilha sonora à altura da história, das grandes histórias. Haverá de figurar entre as grandes trilhas sonoras. A Idade Média... a religião como poder... como aliada do poder... foi bem mostrada... importante lembrar que uma coisa é a religião para o fiel comum... isso em todos os lugares do mundo... em todos as grandes civilizações...  outra coisa é como a religião é usada pelos que a administram e como poder. Bem abordada a questão religiosa, da fé verdadeira ao estelionato dos poderosos líderes messiânicos. Mesmo fenômeno que se verifica na política. A parte mística, mágica ficou por conta de bruxas, deuses dos mais variados, mortos vivos, mortos que ressuscitam, porções mágicas, controle telepático de animais, pessoas como memória universal da humanidade... tão comuns nas grandes lendas dos grandes povos. Para maravilhar os poderosos dragões, que são seres cultuados em todas as eras, por todas as criaturas humanas..., essa mistura de águia, serpente e vulcão. Nas guerras da série, a arma letal,  poderosa, que fazia a diferenças nas batalhas.  colmo a bomba atômica na Segunda Grande Guerra.

SEXO - MULHERES E AS MINORIAS NA SÉRIE: Teve  sexo de todo tipo, para todos os gostos, com pessoas belíssimas.  Alguns românticos, outros monstros.. Pelos mais variados motivos e intenções. Lindas mulheres. Chama atenção o espaço dado às minorias. Nunca numa série uma pessoa anã, Tyrion Lannister, teve papel de grande importância. Personagem de pura inteligência. Além do regicida, sem braço, do cadeirante Bran, que acabou rei. As mulheres personagens fortíssimas, só entre numa colmeia entre as abelhas ou no clã das hienas, o sexo feminino é tão poderoso. Poderosas e lindas. Assim, a série dialoga com temas do passado e atuais no mundo inteiro. Até o quase herói da série Jon Snow não passava de um pobre coitado, fraco, sem senso crítico e sem personalidade diante das poderosas mulheres. Diante das rainhas encantadoras e fatais, diante das quais Nero tremeria.

COMO A  SÉRIE TRATOU A POLÍTICA: Talvez um dos pontos mais fortes foi a maneira como a série mostrou a política, a prática dos poderosos... Tão comum ente romanos... gregos... chineses... Incas... inerentes ao ser humano ao longo de todas as eras... numa linguagem maquiavélica... a partir do estudo da história... como a política tem sido praticada... tudo para chegar ao poder... no poder.. tudo para não sair do poder... de forma que o poder... fim de tudo... justifica todos os meios...  e o poder não pertence a ninguém... o poder devora todos... devorou todos... o poder venceu na série... não os seres humanos... até o amor foi derrotado... como tem sido no passado e no presente...  não adiantou o dragão destruir o trono... pois o trono não passava de um símbolo... depois o poder se travestiu de democracia indireta... lembrando o nascimento da Carta Magna... na Inglaterra... para que houvesse trégua de guerras... pelo temor dos poderosos destruírem a si mesmos... pelo bem dos poderosos... todos cultuadores do absolutismo extremo. 

O POVO NA SERIE GAMES OF THRONES: A impressão que se tem é que o povo é figurante... as multidões só existem para se matarem... como bucha de canhão... como fonte a verter soldados para os exércitos... aqueles do povo nascidos para contribuir com impostos para os poderosos... nascidos para serem explorados... nascidos para serem soldados... nascidos para serem servos... nascidos para morrer... para serem adubos dos campos...  Todos os membros do povo... tudo... como meio para os poderosos... e nada como fim... o povo não é finalidade para nada... não existe a dignidade humana... nenhuma gota de humanismo... não há a menor ética ou preocupação do poder com o povo... o poder é para os poderosos... pelos poderosos... dos poderosos... como a lenha necessária à fogueira para iluminar à noite... o povo... lenha para o poder dos poderosos...  para iluminar a vida dos poderosos...  ferramenta para manter privilégios... foi assim no começo das eras... e pouco melhorou... mesmo com o advento da democracia... mesmo após os 500 anos pós fim da Idade Média...  assim a caminhada é a mesma... todos em direção ao abismo da autodestruição...  porque a guerra pelo grande trono continua, não é verdade Estados Unidos, China, Rússia mais alguns países desenvolvidos? A série terminou na TV... porém continua no mundo inteiro... nos cinco continentes... em nosso dia a dia... qual vai ser o seu... o meu papel... nessa guerra entre poderosos, onde querem nos reduzir a operários e a consumidores???  Ao menos nos tempos atuais... cada um do povo... pode exercer a cidadania... exerça! Ou tudo se repetirá como foi na história... como foi na série Games of Thrones.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!