CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU - SENADOR POMPEU - CEARÁ - CONCEITO A PARTIR DA OBRA DE AGAMBEN E HANNAH ARENDT


 

CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU: Dispositivo biopolítico de controle total dos concentrados, em estado de anomia, sem direitos mínimos, vida nua. Ao longo do estado de exceção na Seca de 32 em Senador Pompeu, Ceará. Sem qualquer fundamentação constitucional. Corpos e vontades controlados para o trabalho exaustivo em troca de alimento insuficiente e de má qualidade, dentro de uma filosofia de caridade não emancipatória.  Total negação à saúde, à educação e à dignidade. O viver dos flagelados não poderia ser definido como vida, era o intervalo de um tipo de morte que quando findava, aliviados do sofrer, eram enterrados anonimamente em valas, da mesma forma como anonimamente foram viventes. A morte era o melhor acontecimento para todos, desde que sobrevivesse mão de obra suficiente para trabalhar nas lavouras em tempo de chuva no sertão, ainda que em miséria absoluta. 


(Conceito desenvolvido por Valdecy Alves, a partir da obra de Agamben e Hannah Arendt)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!