sábado, 29 de setembro de 2012

COLÓQUIO DOS CANDIDATOS A PREFEITO E A VEREADORES DO MUNICÍPIO DE ACARAÚ COM OS SERVIDORES MUNICIPAIS PROMOVIDO PELO SINDICATO DA CATEGORIA - SUCESSO TOTAL - EFICAZ - APÓS DEBATE TODOS ASSINARAM O TERMO DE COMPROMISSO! VITÓRIA DO DIÁLOGO - DA CIDADANIA E DA DEMOCRACIA!


Público - candidatos e servidores presentes ao debate histórico de iniciativa do Sindicato dos Servidores de Acaraú
(Fotos: Mara Paula/Valdecy Alves - Quem copiar citar a fonte)
PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DE ACARAÚ – CANDIDATOS A PREFEITO PARTICIPAM DE UM DEBATE JUNTAMENTE COM VEREADORES:  Sábado, 29/09/2012, tem início em Acaraú, Estado do Ceará, Brasil,  às 09:00h da manhã, o debate entre os candidatos a prefeito do Município de juntamente com os vereadores de cada uma das coligações com os servidores municipais. Os dois candidatos a prefeito compareceram, todos os candidatos a vereador se fizeram presentes, escolhendo dois vereadores por coligação pare representar mais de 50 candidatos das duas coligações. Presentes: CONFETAM, FETAMCE, SINDICATO DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE UMIRIM, SINDICATOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS DE AMONTADA, REGIONAL DA FETAMCE, CUT, CHEGANDO AINDA AO DEBATE O JUIZ ELEITORAL DA COMARCA, QUE FOI CONVIDADO PARA COMPOR A MESA.


José Valdecir - Presidente do SINDSEP-ACARAÚ abrindo o colóquio


Dr. Valdecy Alves -  Advogado do Sindicato dos Servidores de Acaraú
Expondo as regras do debate em que se garantiu isonomia de tratamento aos  candidatos

Público - candidatos e servidores presentes ao debate histórico de iniciativa do Sindicato dos Servidores de Acaraú

Sr. Pedro Fonteles - Candidato à reeleição como prefeito de Acaraú
 O debate foi aberto com as boas vindas dada a todos pelo presidente do SINDSEP-ACARAÚ José Valdecir, conduzido pelo mestre de Cerimônia e coordenado pelo Dr. Valdecy Alves, advogado do SINDSEP-ACARAÚ - http://sindsep-acarau.blogspot.com.br/2012/03/sindicato-denuncia-irregularidades-ao.html   -. Centenas de pessoas presentes entre servidores, assessoria dos candidatos, imprensa, munícipes e simpatizantes dos candidatos, que falaram na ordem do sorteio. Garantindo-se total isonomia de tratamento entre os debatedores. Feitas as considerações iniciais pelos convidados, coube à Osaneide de Paula fazer a apresentação dos eixos em que se ancora o termo de compromisso, em conformidade com as diretrizes da FETAMCE - http://www.fetamce.org.br/fetamce/arquivos/File/I_coloquio/texto_base.pdf   - depois  coube ao Dr. Valdecy Alves deixar claro qual a relação dos direitos sociais no termo de compromisso, que foi assinado, com a Constituição Federal, os direitos humanos fundamentais, a cidadania e a dignidade da pessoa humana, explicando em forma de princípios o que representa para categoria e o sindicato o termo de compromisso, espécie de embrião de real negociação coletiva.
Sr. Alexandre Gomes - candidato da oposição a prefeito de Acaraú


Manifesto da categoria


Osaneide de Paula - em nome da FETAMCE apresentando os eixos do colóquio


Hermisland falando em nome da Regional da FETAMCE de Itapipoca


A categoria se manifesta


Dr. Valdecy Alves - Explicando os objetivos e o significado do termo de compromisso
 Tudo após a Dra. Mara Paula ter lido o Preâmbulo da Constituição e deixando claro, que os eixos e o termo de compromisso têm profundas raízes nos objetivos da própria República. Eis o Preâmbulo da Constituição Federal, fixando os valores em que se estabelece a República Federativa do Brasil com todos os cidadãos e cidadãs brasileiros quanto à execução de todas as políticas públicas:

PREÂMBULO
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.

Placa oficial do evento histórico

Edilson - Mestre de cerimônia Jacinto no centro e Jack à direita

A categoria se manifesta


Dr. Mara Paula lê e explica o preâmbulo da Constituição Federal

 Após a apresentação das diretrizes e do termo de compromisso falaram os representantes dos candidatos a vereador de cada coligação, com direito a 05 minutos, cada um, que em linhas gerais disseram principalmente:

1)      Todas as conquistas da categoria se devem ao Sindicato, nada caindo do céu;
2)      Que o termo de compromisso demonstra a maturidade do Sindicato;
3)      Que a Câmara Municipal sempre teve papel importante na luta, aprovando leis;
4)      Que concurso é fundamental e deve ser defendido;
5)      Que o servidor precisa e deve ser valorizado;
6)      Que todos gostaram, compreenderam e que assinariam o termo de compromisso.

Claudenir Silveira - Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos

Edson Brandão -  Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos

Visão geral da mesa e do evento

Edilson Salgueiro - Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos da oposição

Paulo Andrade -  Candidato a vereador fala em nome dos demais candidatos da oposição
 Em seguida falou o candidato a prefeito de cada coligação, segundo a ordem do sorteio, durante 10 minutos, podendo-se assim resumir seus discursos nos principais pontos abaixo:

1)      Que dialogo é fundamental;
2)      Que a prefeito deve sempre receber o sindicato quando requerido;
3)      Que é preciso avançar na implementação dos direitos;
4)      Que é muito importante o sindicato ter cláusulas se preocupando com a pobreza, meio ambiente e outros temas que dizem respeito ao restante dos munícipes;
5)      Que será feito um grande concurso público;
6)      Que a liberdade sindical e a negociação serão uma prática com o Sindicato;
7)      Que serão elaborados planos de carreira para toda categoria;
8)      Que o Sindicato sempre será bem recebido e jamais sofrerá qualquer perseguição.


Candidato a prefeito Sr. Pedro assina termo de compromisso

Candidato a prefeito Sr. Alexandre assina termo de compromisso

Foto de todos os candidatos após assinatura do termo de compromisso

 CONCLUSÃO: Todos saíram satisfeitos. O próprio juiz eleitoral, que prestigiou o evento, chegando logo após o início, elogiou o debate como primeiro e único até então na história do Município de Acaraú. TODOS SAÍRAM SATISFEITOS, FELIZES, COM UM IMPORTANTE EXERCÍCIO DE CIDADANIA, ATRAVÉS DE UM MOMENTO RICO EM TEOR, EM PROPOSTAS, ONDE SAIU FORTALECIDA A DEMOCRACIA, O ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, TUDO COM VISTAS, ATRAVÉS DA VALORIZAÇÃO DOS SERVIDORES E DO RESPEITO AOS SEUS DIREITOS SOCIAIS MÍNIMOS, CHEGAR-SE À MATERIALIZAÇÃO DO SERVIÇO PÚBLICO  DE QUALIDADE, TRADUZINDO EM EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DA POPULAÇÃO DE ACARAÚ, TÃO NECESSÁRIOS PARA QUE A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA SEJA UMA REALIDADE NA VIDA DE CADA MUNÍCIPE TODO DIA, DO MÊS, TODO ANO, SEMPRE!


quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SENADOR POMPEU - CEARÁ - BRASIL - PATRIMÔNIO HISTÓRICO RIQUÍSSIMO - TANTO SOCIAL QUANTO CULTURAL E PRÉ-HISTÓRICO - VISITE!

Dólmens nas Pedras Grandes - Na Pedra da Tartaruga  - Senador Pompeu - Ceará  - Brasil
Sítio Pré-histórico - Senador Pompeu - no reino do vento Aracati
(Fotos: Valdecy Alves - se copiar citar a fonte)
O Sítio Pré-histórico das Pedras Grandes em Senador Pompeu (CE), com vários dólmens, popularmente chamados de pedra-montada no Brasil, e esculturas de animais que estão ligadas a antigos mitos. Local de culto religioso e talvez calendário ligado à astronomia, pois há outras curiosas rochas e talvez vários menires, criados por um povo agrícola, recém-saído das cavernas, com certeza descendente do mesmo povo de São Raimundo Nonato, que nas grutas da Serra da Capivara, deixou uma verdadeira Capela Sistina de Pinturas, no Estado do Piauí, Brasil. 

Tal povo dispersou-se pela bacia hidrográfica do Rio São Francisco a partir de Remanso (BA), depois atravessando a Chapada do Ibiapaba, saindo no território cearense, na altura da Tauá, espalhando-se pela bacia do Rio Banabuiú, bacia do Rio Jaguaribe, Bacia do Acaraú, criando letreiros rupestres e megalitos em várias partes do Ceará. POR TUDO ISSO, PATRIMÔNIO HISTÓRICO MATERIAL DO BRASIL E DA HUMANIDADE! VALE A PENA CONHECER E VISITAR.

Caminhada anual da Seca - Senador Pompeu - Ceará - Brasíl
Em homenagem aos mortos do Campo de Concentração da Seca de 32
Todo segundo domingo de novembro de cada ao - Patrimônio Histórico Imaterial
(Foto: Mara Paula - se copiar citar a fonte)
 Caminhada anual da Seca em Senador Pompeu. Realiza-se todo segundo domingo de novembro de cada ano, em homenagem aos milhares de mortos dos campos de concentração de seca de 1932. As concentrações datam desde 1877, 1915 e 1932. A CAMINHADA DE 2012 SERÁ A 30ª. Campos em que os flagelados eram concentrados para não invadirem cidades, podendo entrar quando quisessem, mas proibidos de sair.  A MAIORIA ERA ATRAÍDA POR MENTIROSAS PROMESSAS DE TRABALHO E LÁ MORRIA. Sai da Igreja Matriz de Senador  Pompeu e termina 03 km depois, no cemitério da Barragem ao pé da Serra do Patu, onde, às centenas, os mortos foram enterrados em valas comuns, PASSANDO A SEREM CHAMADOS DE ALMAS PENADAS DA BARRAGEM, que segundo a crença popular obram milagres e são divinizadas, cantadas pelo povo,  homenageadas pelos  artistas,  visitadas por peregrinos, que comparecem ao cemitério, deixando seus ex-votos  e alvos de todo pedido de cura, oração, auxílio material e imaterial pelos mais pobres. NA VERDADE ALVOS DE MAIS UM SURTO  MESSIÂNICO NO NORDESTE. RAZÃO POR QUE É PATRIMÔNIO IMATERIAL DO BRASIL E DA HUMANIDADE!

Cemitério da Barragem do Patu - Senador Pompeu - Ceará - Brasil
Lugar sagrado para todos os nordestinos - Santuário das Almas Penadas da Barragem
(Fotos: Mara Paula - se copiar citar a fonte)

Se a Capela do Socorro em Juazeiro do Norte é local sagrado para os romeiros do Padim Ciço, O Cemitério da Barragem do Patu, em Senador Pompeu (CE), é local sagrado para todo o povo do Nordeste do Brasil, sobretudo para os habitantes do Sertão Central do Ceará, pois simboliza o local onde se encontram os martirizados corpos das ALMAS PENADAS DA BARRAGEM, que pelo excesso de sofrimento, morreram aos milhares, vez que depositadas como coisas num dos Campo de Concentração da Seca de 32, montados pelo próprio Governo, denominado como: CAMPO DE CONCENTRAÇÃO DO PATU. Dor, sofrimento, violação de direitos humanos básicos, martírios, reação pela fé...  RESULTANDO em  SURTO MESSIÂNICO.  POR TUDO ISSO O CEMITÉRIO DA BARRAGEM DO PATU É PATRIMÔNIO MATERIAL DO CEARÁ E DO BRASIL.

Casarões que serviram de estrutura ao Campo de Concentração da Seca de 32
Barragem do Patu - Senador Pompeu - Ceará - Patrimônio Histórico Material
Únicos resquícios de um dos maiores campos de concentração existentes  a partir de 1877 - 1915 - 1932
(Foto: Padre João Paulo - se copiar citar a fonte)
Os casarões acima, em torno do Açude do Patu, Senador Pompeu (CE), serviram de infraestrutura para o Campo de Concentração da Seca 32, últimas testemunhas materiais da prática de campos de concentração na época das grandes secas no Nordeste brasileiro, a exemplo da Seca de 1877, 1915, 1932... DOCUMENTOS GIGANTESCOS DE UMA ÉPOCA QUE NÃO PODE REPETIR-SE. POR ISSO SÃO PATRIMÔNIOS MATERIAIS DO BRASIL - QUE DEVEM SER PRESERVADOS PELA COMUNIDADE E PELO PODER PÚBLICO DE SENADOR POMPEU - CEARÁ - BRASIL.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

DEBATE ENTRE OS CANDIDATOS A PREFEITO E A VEREADORES DE QUIXERÉ - COM APRESENTAÇÃO FINAL DE CARTA DE COMPROMISSO PARA ASSINATURA - FOI UM SUCESSO - TRANSMITIDO AO VIVO PELA RÁDIO - TRANSMITIDO EM TEMPO REAL PELA INTERNET - PAROU A CIDADE! UM GRANDE SUCESSO! PURA CIDADANIA! A DEMOCRACIA E O DIÁLOGO SAEM FORTALECIDOS!


Foto de todos os candidatos que compareceram ao debate - dos dirigentes do SINDSEMQ e entidades convidadas
(Fotos: Mara Paula;Valdecy Alves - Quem reproduzir favor citar a fonte)

PARA ENTRAR PARA HISTÓRIA:  Na manhã de 25/09/2012, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Quixeré – SINDSEMQ -   promoveu o primeiro debate entre os candidatos a prefeito e vereadores de Quixeré da história do Município. O evento aconteceu na Câmara Municipal, permitida apenas a quantidade de pessoas igual ao número de cadeiras disponíveis. Ficando uma multidão em frente à Câmara, que pôde acompanhar através de um telão e de potente caixa de som instalada. O debate foi transmitido ao vivo pela Rádio FM de Quixeré, acompanhado em tempo real pelo Município, com a cobertura do Portal Jaguaribano e da TV Jaguar. O evento também foi transmitido em tempo real pela internet,  através do perfil do Sindicato no Facebook e através da Quixeré-web-rádio, que poderia ser ouvida por qualquer filho de Quixeré, em qualquer lugar do mundo. Coube ao Dr. Valdecy Alves, advogado do Sindicato a mediação do debate. Estavam presentes representantes do CONLUTAS, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Limoeiro do Norte, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Tabuleiro do Norte, da FETAMCE e da CUT. 

O DEBATE TEVE COMO OBJETIVO A APRESENTAÇÃO DE CARTA COMPROMISSO A SER ASSINADA PELOS CANDIDATOS TANTO A VEREADORES QUANTO AO CARGO DE PREFEITO - ALICERÇADO EM QUATRO EIXOS - NA VERDADE JÁ SE CRIANDO UMA BASE DE NEGOCIAÇÃO COLETIVA COM COMPROMISSOS MÍNIMOS ENTRE SINDICATO DOS SERVIDORES E OS CANDIDATOS - ALÉM DA DEFESA DO COMBATE À POBREZA - DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL - DO TRABALHO DECENTE E DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS DOS MUNÍCIPES.


Público que só pôde entrar até a quantidade de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal
Ficando uma multidão em frente à Câmara Municipal e o Município inteiro acompanhando
Ao vivo Pela Rádio FM Quixeré


Candidatos a prefeito(a) e a vereadores das duas coligações que compareceram



Público que só pode entrar até a quantidade de cadeiras disponíveis na Câmara Municipal
Ficando uma multidão em frente à Câmara Municipal e o Município inteiro acompanhando ao vivo
Pela Rádio FM Quixeré


Das 03 coligações que concorrem nas eleições em 2012 em Quixeré, apenas duas compareceram:

1)      A COLIGAÇÃO MUDANÇA E RENOVAÇÃO, em nome da qual falou o candidato a vereador José Aldenir de Brito, tendo como candidato a prefeito Raimundo Alcides e como vide Carlos Régio;

2)      A COLIGAÇÃO JUNTOS PARA MUDAR QUIXERÉ, em nome da qual falou o candidato a vereador Valdir Gonçalves, tendo como candidata a prefeita Luzimar Bandeira e a vice Sulene Brito,
Jane - Presidenta do SINDSEMQ dando as boas vindas


Dr. Valdecy Alves - Advogado do SINDSEQ que mediou o debate

Dra. Ilíada Karnak - lendo o preâmbulo da Constituição Federal



Dra. Mara Paula - Explicando porque todo o debatido se alicerça em valores constitucionais
 A terceira coligação, apoiada pelo o atual prefeito: NOVOS RUMOS, NOVOS TEMPOS  não compareceu com nenhum candidato a vereador, tampouco compareceu o candidato a prefeito: Sr.  Bessa, que enviou ofício alegando que não tinha como comparecer por ter ido a urgente evento em Limoeiro do Norte, assim justificando sua ausência. EMBORA SUA CADEIRA TENHA PERMANECIDO O TEMPO TODO À SUA ESPERA. 
Reginaldo - Falando em nome d CONLUTAS

José Aldenir Brito - candidato a vereador
Falando em nome dos vereadores da coligação MUDANÇA E RENOVAÇÃO

Valdir Gonçalves - Candidato a vereador
Falando em nome dos vereadores da coligação JUNTOS PARA MUDAR QUIXERÉ

Raimundo Alcides - Candidato a prefeito em pleno debate
Da Coligação MUDANÇA E RENOVAÇÃO

DO NÍVEL DO DEBATE:  O debate foi de alto nível. Cada  coligação, através do representante dos vereadores, por eles escolhido, e os candidatos ao cargo de prefeito(a) tiveram direito a palavra no início, com as considerações iniciais, ao responder perguntas dos servidores, ao falar se assinariam ou não o termo de compromisso e nas considerações finais. Todos os candidatos agradeceram a oportunidade de debaterem, elogiaram a iniciativa do sindicato e a forma igualitária como foram tratados. SAIU FORTALECIDA A DEMOCRACIA E O DIREITO À INFORMAÇÃO VOLTADO PARA A VERDADEIRA CIDADANIA. A ordem de falar, de perguntar, tudo devidamente sorteado e fiscalizado pelos assessores das coligações.

Luzimar Bandeira - Candidata à prefeita em pleno debate
Da Coligação JUNTOS PARA MUDAR QUIXERÉ



Todos os debatedores das coligações que compareceram ao debate


Foto panorâmica de todos os presentes
 DO TERMO DE COMPROMISSO: Ao final, cada coligação recebeu cópia do termo de compromisso para assinar, cujo valor está ligado ao princípio da moralidade e ao princípio da negociação coletiva e ao diálogo como forma de resolução de pendências trabalhistas, tendo o prazo até quinta-feira, às 08:00h da manhã, para fazer as emendas que sugeriram, inclusive tem o mesmo direito o candidato que não compareceu. Sem dúvida um dia histórico para categoria, para o Município, para democracia, para o diálogo, para o pluralismo e para negociação coletiva.








domingo, 23 de setembro de 2012

ANUNCIO AO BRASIL E AO MUNDO UM LOCAL SAGRADO PRÉ-HISTÓRICO PERDIDO NO SERTÃO DO CEARÁ – COM VÁRIOS DÓLMENS EDIFICADOS POR UMA POVO QUE ALÉM DE UM LUGAR RELIGIOSO – MÍTICO E MÁGICO - ESCULPIU VÁRIOS ANIMAIS NA ROCHA PURA – DA ERA NEOLÍTICA – VALE A PENA VER E SERÁ UM ORGULHO PARA O BRASIL


AS PEDRAS GRANDES - HÁ DOIS DÓLMENS - O DA ESQUERDA ONDE A PEDRA MENOR É O APOIO E A PEDRA QUE FORMA A MESA SOBRE ELA - E A PEDRA MAIOR EM CIMA DE 04 PONTOS DE APOIO
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)
 DÓLMENS E ANIMAIS ESCULPIDOS EM ROCHA BRUTA HÁ MILHARES DE ANOS NA PRÉ-HISTÓRIA - NA CIDADE DE SENADOR POMPEU – ESTADO DO CEARÁ -BRASIL: Com muito prazer anuncio ao Brasil e ao mundo a descoberta de monumentos maravilhosos, mágicos, míticos e artísticos a um só tempo, bem como vários dólmens na cidade de Senador Pompeu (CE), que com certeza tem um dos mais ricos sítios pré-históricos do Brasil e de toda América. Os monumentos são da era neolítica, isto é, recuando até 8.000 antes de Cristo, quando foi inventada a agricultura e o homem se encontrava na Idade da Pedra Polida. O que leva a concluir que os monumentos que estudei e descobri podem ter entre 4.000 até 10.000 anos de existência. O que só poderá ser datado a partir de testes com carbono-14.

DÓLMEN MENOR SOBRE A PEDRA MENOR BRANCA
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

VISÃO MAIS APROXIMADA DOS DÓLMENS PRINCIPAIS PEDRAS GRANDES
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

Eu Valdecy Alves - para demonstrar o tamanho gigantesco das pedras - estou a 20 metros delas
(Foto: Mara Paula - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)
 COMO DESCOBRI O SÍTIO PRÉ-HISTÓRICO: desde adolescente que jogava futebol no sítio Pedras Grandes, como chegava cedo, costuma ficar nas famosas pedras que a todos fascinavam e eram responsáveis pelo nome do local. Nesse tempo achava curioso e acreditava que eram formações naturais, como muitos até hoje creem. MAS O POVO INTUIU A GRANDEZA DO LOCAL AO CHAMÁ-LO DE PEDRAS GRANDES. Quando morei em São Paulo, nos anos 90, visitei uma rocha na cidade de Salto (SP), chamada moutonné, prova da era glacial e de que o Brasil fora unido à África formando um só continente. Após ver aquelas rochas passei a acreditar que as Pedras Grandes tinham sido montadas, casualmente pelo recuo de uma geleira na Era Glacial.  Há uns 04 anos visitei as Pedras Grandes e conclui que era obra humana. Mas como fazer tal afirmação??? Com segurança! Em 2011 estive no Peru e visitei duas cidades sagradas antigas: Pisaq e Machu Pichhu, todas de pedras, nada vi semelhante às Pedras Grandes de Senador Pompeu. Finalmente em 2012 visitei na Inglaterra Stonehenge, um lugar sagrado feito de pedras, uma espécie de templo religioso e calendário astronômico com milhares de anos. O QUE O SÍTIO DE PEDRAS GRANDE PODE TAMBÉM SER - ATÉ UMA ESPÉCIE DE JUAZEIRO PRIMITIVA - CENTRO DE PEREGRINAÇÃO RELIGIOSA DO NEOLÍTICO. 

Pela primeira vez me deparei com o conceito de dólmens, túmulos pré-histórico formados por pedras, geralmente por 03, uma sobre duas, onde eram enterradas pessoas da Idade da Pedra.  Estudando dólmens, pesquisando imagens de inúmeros, no Oriente e na Europa, passei a acreditar que as Pedras Grandes eram dólmens. E SÃO! POSSO AFIRMAR AGORA SEM MEDO. COM A HUMILDADE DE QUEM PESQUISOU NÃO COMO ARQUEÓLOGO OU ANTROPÓLOGO, MAS COMO UM CIDADÃO QUE AMA A HUMANIDADE E SUA HISTÓRIA. As Pedras Grandes são dólmens e de importância histórica universal. Colocará Senador Pompeu no mapa dos grandes sítios pré-históricos do mundo, que são patrimônio de toda a humanidade. CABENDO A TODOS DA CIDADE PRESERVAR TAL TESOURO QUE PROJETARÁ A CIDADE INTERNACIONALMENTE E COM CERTEZA A FARÁ MUITO VISITADA, POR TURISTAS E ESTUDIOSOS.

Há  várias grutas viradas para o Norte onde caberiam vários corpos - como túmulos coletivos - com cerca de 2 metros
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

Uma das pedras que sustentam a maior de todas as rochas - a mesa principal que pesa dezenas de toneladas
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

A segunda das pedras que sustenta a maior de todas as rochas - a mesa principal que pesa dezenas de toneladas
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)
 DA RIQUEZA DO SÍTIO PRÉ-HISTÓRICO DAS PEDRAS GRANDES:  segundo os especialistas só existem dois dólmens na América do Sul, talvez 06 em toda America. No Brasil, até o presente existem dois catalogados: um em Goiás, em Anicuns,  que pode ser visto no  link adiante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Pedra_de_D%C3%B3lmen_2,_Anicuns_-_GO.jpg   e outro no interior da Bahia, que pode ser acessado no seguinte link:  http://g1.globo.com/VCnoG1/foto/0,,11552589-EX,00.jpg . EM SENADOR POMPEU, JÁ LOCALIZEI 05 DOLMES NAS PEDRAS GRANDES E CREIO QUE HÁ MUITO MAIS – SÍTIO VASTO E  RIQUÍSSIMO: Sendo dois deles, os principais, PEDRAS GRANDES, um verdadeiro templo, que subdivide-se em vários outros. Mais do que um cemitério coletivo, creio que um templo, um local de grande importância para o povo que o criou, talvez um calendário astronômico também. COM A PALAVRA OS ESPECIALISTAS.  As Pedras Grandes, com dois gigantescos dólmens, têm a frente virada para o poente e a parte de trás para o nascente. Os túmulos pequenos  estão virados para o Norte e a mesa maior, com maior abertura para o Sul.  Em torno dele, ao norte,  há, na parte ao nível do chão, vários outros pequenos dólmens, mais simples. EM PEDRAS GRANDES JÁ LOCALIZEI MAIS QUE O DOBRO DE DÓLMENS CATALOGADOS NO BRASIL E TALVEZ TANTO QUANTO EM TODA AMÉRICA.

3ª e 4ª  pedras que sustentam a maior de todas as rochas - a mesa principal que pesa dezenas de toneladas
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

Coluna esculpida habilidosamente na própria pedra maior - mesa gigantesca de um dos dólmens
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)


A pedra do chão em primeiro plano do lado direito perto do xique-xique é a escultura de um roedor
Assim há muitas pedras em toda o sítio que é imenso centenas de metros em torno das Pedras Grandes
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)


A pedra maior tem o formado de cabeça de serpente - deus da vida em todo o mundo antigo mítico
Fotografada há mais de 100 metros - ela contempla o pôr-do-sol
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)


A pedra maior tem o formado de lagarto na sua  parte superior contrária à cabeça de serpente
O lagarto olha para o nascente - na mesma pedra duas esculturas: cobra e lagarto - obra de gênios
QUE POVO ERA ESSE? POR QUE DESAPARECERAM? O LOCAL ERA CENTRO RELIGIOSO?
Fotografada há mais de 100 metros
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

ALÉM DA PARTE RELIGIOSA – O DÓLMEN MAIOR – PEDRAS GRANDES - TEM AS MESAS – ESCULPIDAS TAMBÉM EM FORMA DE ANIMAIS – E ESCULTURAS DE ANIMAIS EM SEU ENTORNO: seja quem for o misterioso povo que construiu o sítio histórico perdido em meio ao sertão central em Senador Pompeu – Estado do Ceará – não se contentou em fazer a tampa do dólmen, a chamada pedra da mesa, uma simples mesa, mas obras de artes, eram artistas maravilhosos. Dependendo do ângulo que se olha as pedras grandes ela forma um enorme tartaturga, a cabeça de uma serpente que ao mesmo tempo, de outro ângulo tem a escultura de um lagarto. Ao pé das pedras grandes, numa pedra no chão, olhando para o sul, uma escultura de uma espécie de roedor. O QUE PODE SER CONFERIDO NAS FOTOGRAFIAS QUE EU MESMO TIREI, AQUI PUBLICADAS E JÁ ENVIADAS PARA TODA MÍDIA E ESTUDIOSOS DO BRASIL E DO MUNDO INTEIRO. A cidade de Senador que tem a sorte de possuir tal tesouro DEVE DORAVANTE PRESERVÁ-LO! PELO QUE SIMBOLIZA PARA HUMANIDADE! 

Quanto mais se afastar das pedras grandes mais elas assumem formato de um animal
(Foto: Mara Paula - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)



Nesse ângulo tem o formado de uma tartaruga - 100 metros de distância
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

Em primeiro plano um pequeno dólmen - duas pedras ao nível do chão com a terceira em forma de mesa
A última pedra à direita no chão lembra um canídeo - a última à esquerda um tamanduá e assim há muitas
Tente ver os vários desenhos da pedra grande - sobretudo olhos
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

Em primeiro plano outro pequeno dólmen - duas pedras ao nível do chão com a terceira em forma de mesa
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

Em primeiro plano terceiro pequeno dólmen
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)
 ALGUMAS DÚVIDAS QUE PRECISAM SER ESCLARECIDAS: Num raio de 500 metros das pedras grandes, há variadas pedras em forma de menires (pedra erguidas no chão), o que precisa ser confirmado; Há indícios de outro grande dólmen que parece ter desabado; Há duas pedras enormes que formam um paredão de uns 05 metros de altura com uns 20 de comprimento, que parecem ter sido a entrada da estranha e misteriosa cidade religiosa; Há duas pedras gêmeas de pé, já um pouco distantes, que parecem ter sido esculpidas lado a lado e colocadas de pé, já dou outro lado da estrada do Patu, a esquerda de quem vai no sentido cidade Serra do Patu. Nas pedras grandes há pedras que podem ser altares, era usados para sacrifícios??? Qual sua relação com a astronomia? Era um centro religioso enorme?  Necessário saber que foi esse povo engenhoso, que cultura era essa, que relações tinha com os povos que escreveram os letreiros no Encantado e com o povo da Serra da Capivara no Piauí. Por que sumiu? Para onde foi? Por que desapareceu? Como construíram as pedras grandes formadas por Pedras que pesam milhares de toneladas, embora seja clara que eram pedras do próprio local; Necessário analisar todo o sítio que tem mais dólmens e esculturas, com certeza. TALVEZ O MISTÉRIO QUE SE BUSQUE REVELAR SEJA TÃO ENCANTADOR QUANTO ÀS RESPOSTAS QUE POSSAM SER ALCANÇADAS!


Visão das Pedras Grandes - Dólmens principais ao pôr-do-sol
(Fotos: Valdecy Alves - Todos os Direitos Reservados - Quem copiar citar a fonte)

Senador Pompeu está de parabéns, pois tem um monumento de importância histórica universal, que em breve estará em todos os livros de história e em catálogos de arqueologia do mundo inteiro. DEVE PRESERVAR. POIS MUITO PROJETARÁ A CIDADE E SEU POVO, que tem o dever de serem fiel guardião de um verdadeiro achado arqueológico da humanidade. PROFESSORES LEVEM LÁ SEUS ALUNOS! JOVENS E CURIOSOS, FOTOGRAFEM! MAS NÃO TIREM, NÃO LEVEM, NEM ESCREVAM NADA NAS ROCHAS!

Veja documentário em vídeo sobre o local, gravado em 22/09/2012:




E QUE ALEGRIA A MINHA, PODER ANUNCIAR TAL ACHADO, APÓS ANOS DE PESQUISA E EM MINHA TERRA NATAL. Espero que com esta matéria consiga não apenas informar, mas dividir a alegria e a emoção que senti ao chegar a conclusão que cheguei, após anos de dúvida e intensa pesquisa. Por algum tempo foi difícil não divulgar, por outro a prudência mandava que só o fizesse quando ao menos tivesse certeza. Se por acaso cometer algum erro não é por maldade, é por não ser especialista na área. Mas o pouco que sei me habilita a afirmar todo ao firmado na presente matéria e é verdade. ORGULHE-SE SENADOR,  ORGULHE-SE O CEARÁ, ORGULHE-SE O BRASIL, QUE O MUNDO APLAUDA TÃO BELOS MONUMENTOS, QUE MOSTRAM A INFÂNCIA DA HUMANIDADE E QUE NOS ENSINA A CRER NA ARTE, NA LUTA, NA HISTÓRIA E NA VIDA.
Related Posts with Thumbnails