SERVIDORES DO MUNICÍPIO DE ITAREMA FECHAM ACORDO EM VÁRIOS PONTOS DA CAMPANHA SALARIAL DO ANO DE 2016 - EM AUDIÊNCIA NO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO CEARÁ NO DISSÍDIO DE ILEGALIDADE DE GREVE AJUIZADO PELO MUNICÍPIO - SÓ QUEM LUTA VENCE E VIVER É LUTAR!
Momentos históricos no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará Com O Desembargador Clécio Aguiar Fotos: Khayyam Perseu - Valdecy Alves - Mara Paula |
PORQUE VIVER É LUTAR - A GREVE DOS SERVIDORES DE ITAREMA FOI VITORIOSA E A LUTA CONTINUA: Na tarde de 26/04/2016, em audiência de conciliação, no processo do dissídio de ilegalidade de greve, ajuizado pelo Município de Itarema - Ceará, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itarema - SINDITA - chegou a negociar 11 pontos da campanha salarial do ano de 2016. Audiência exitosa mediada pelo Desembargador Clécio Aguiar, assistida por vários observadores de universidades de Fortaleza. A luta tem sido ferrenha, pesada, mas a categoria sempre firme, como sindicato, pois o sindicato é a categoria. Braços, mãos, corpo e voz da entidade. Após vários dias de greve o Município ajuizou dissídio de ilegalidade de greve, cuja liminar se tivesse sido concedida, fixaria multa diária milionária para o Sindicato e proibiria até a liberdade de expressão. O MUNICÍPIO VEIO COM GOSTO DE GÁS, JUDICIALIZANDO O CONFLITO, ATÉ MESMO ANIQUILANDO COM O EXERCÍCIO DE DIREITO. Mas tão logo o Sindicato soube do ajuizamento do dissídio procurou o Tribunal de Justiça, que preferiu marcar audiência de conciliação. NESSE PONTO O TRIBUNAL TEM SIDO FELIZ E COMPREENSIVO. Marcando a audiência, mediando o conflito, realizando na maior parte das vezes acordos eficazes, que colocam fim às greves, resolvem as pendências e pacificam as relações sociais.
Já dizia o grande poeta maranhense Gonçalves Dias:
Não chores, meu filho;
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.
Não chores, que a vida
É luta renhida:
Viver é lutar.
A vida é combate,
Que os fracos abate,
Que os fortes, os bravos
Só pode exaltar.
ALGUNS PONTOS PENDENTES EXIGIRAM MARCAÇÃO DE DATA DE NEGOCIAÇÃO POR DEPENDER DE LAUDOS OU DE LEVANTAMENTO DE DADOS: O Município contratará médico do trabalho para elaborar laudo pericial necessário ao pagamento da insalubridade; O Sindicato levantará quantos professores não estão recebendo auxílio deslocamento, além de apresentar para o Município propostas de planos de carreira para Saúde e para Carreira Técnico administrativa para ter início as conversações. Quanto à reforma do Plano de carreira do magistério, até 15 de maio/2016, será nomeada a comissão de reforma do plano de carreira. O reajuste do piso do magistério já foi concedido, 11,36%. Mas a categoria quer o que falta em virtude da consolidação do valor aluno do ano de 2015, que ocorreu em abril último. Abaixo minuta do acordo na audiência histórica, item por item, com a maioria dos pontos já fechados:
Parte do Termo de Audiência - Página 01 |
Parte do Termo de Audiência - Página 02 |
VEJAM VÍDEO GRAVADO NA SAÍDA DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA:
https://www.facebook.com/valdecyalves/videos/vb.100000290169627/1159534410732887/?type=2&theater¬if_t=video_processed¬if_id=1461702927835730
Comentários