A PARTIR DO CLÁSSICO DA LITERATURA UNIVERSAL - QUE COMEÇA NARRANDO A EPIDEMIA DA PESTE NEGRA NA EUROPA NA IDADE MÉDIA - " DECAMERÃO " - DE GIOVANNI BOCCACCIO - VAMOS ANALISAR A PANDEMIA - A PESTE RESPIRATÓRIA DO CORONAVÍRUS - QUE A TODOS ATERRORIZA - APRENDENDO COM A HISTÓRIA E COM A LITERATURA


Pintura de Pieter Brueguel sobre a Peste Negra

A PARTIR DO CLÁSSICO DA LITERATURA UNIVERSAL - QUE COMEÇA NARRANDO A EPIDEMIA DA PESTE NEGRA NA EUROPA NA IDADE MÉDIA - " DECAMERÃO " - DE GIOVANNI BOCCACCIO - VAMOS ANALISAR A PANDEMIA - A PESTE RESPIRATÓRIA DO CORONA VÍRUS -  QUE A TODOS ATERRORIZA E FAZ DE TODOS PRISIONEIROS QUE TENTAM FUGIR DA MORTE - USANDO DA QUARENTENA E ISOLAMENTO CRIADAS DURANTE A PESTE NEGRA: Os antigos já diziam “ que nada há de novo sob o sol”, confirmado pelo grande filósofo Nietzsche ao afirmar a teoria do eterno retorno. Em 1348, na Itália, explodiu a Peste Negra, uma pandemia que matou 1 em cada 3 europeus e 1 em cada 4 pessoas do mundo. Era como se hoje morressem 250 milhões de pessoas na Europa ou 2 bilhões de viventes de toda humanidade.  


VEJA ABAIXO DOCUMENTÁRIO SOBRE A PESTE NEGRA E O CORONAVÍRUS - A COVID-19- PANDEMIAS ATERRORIZANTES - O QUE PODEMOS APRENDER COM A HISTÓRIA E COM A LITERATURA: 





PODER POLÍTICO – PODER ECONÔMICO E RELIGIÃO NÃO SERVIRAM PARA NADA DURANTE A PESTE NEGRA: A peste colocou em xeque e religião, que não teve como deter a doença, até o papa correu... como os pastores atuais,  que dizem que curam todo tipo de doença nos dias atuais e não curam nada! Derrubou a máscara dos políticos, que priorizam a luta apelo poder, não a luta para o bem do povo, que também, em parte foram varridos pela peste negra ou peste bubônica. Mudou a economia, pois a economia parou, porque quase todos morreram e defunto não trabalha e rico não produz nada, quem produz é o pobre com sua ação é quem verdadeiramente põe a mão na massa.

A peste negra acelerou o iluminismo, provocou revolução nas artes e na sociedade, que se refez das cinzas. Deu total credibilidade à ciência, que desde então se desenvolveu imensamente, a partir de estudos e experiência, abandonando a superstição, que hoje volta no Brasil, num momento em que o Ministério da Educação ataca as pesquisas e alguns imbecis defendem que a terra é plana, tentando nos lançar de volta à idade das trevas.  
A morte


NO PASSADO E HOJE A NATUREZA MOSTRA QUE É SOBERANA, COLOCANDO O SER HUMANO EM SEU LUGAR. DE JOELHOS DIANTE DE MÍSERO VÍRUS INVISÍVEL, COLOCANDO EM XEQUE TODA  UTILIDADE DO NOSSO CONHECIMENTO E DA NOSSA TECNOLOGIA. QUE NÃO SERVE PARA O MUNDO E SÓ PARA ALGUNS DE NÓS.  


OS POBRES SEMPRE OS MAIS ATINGIDOS:  Como sempre, durante a peste negra, os pobres foram os mais atingidos, por morarem em condições miseráveis,  por morarem às dezenas em pequeno espaço, em estreitas ruas, sem saneamento e por se alimentarem tão mal, que seu sistema imunológico tem pouco condições de enfrentar qualquer doença, quanto mais uma peste moral. 

Médico na Idade Média com proteção contra a Peste Negra - Mais mortal pandemia de todos os tempos


MOSTRANDO QUE A POLÍTICA NÃO FOI CAPAZ DE RESOLVER A DESIGUALDADE SOCIAL ATÉ´OS DIAS ATUAIS – MAIS DE 700 ANOS DEPOIS DA PESTE BUBÔNICA:  sendo que hoje no Brasil, constata-se um desmonte do estado do bem-estar social... drenando-se os recursos público para liberais, que não soltam as tetas do estado, abrindo mão da liberdade de mercado e financiando político, que atacam todas as liberdades e espezinham o direito à igualdade.  A peste negra matou ricos e pobres, nobres e plebeus... foram enterrados aos montes... em valas medievais... e o vírus avança... 


Vala na Itália - Vítimas da Peste Negra eram enterradas em valas


O CORONA VÍRUS VEM COMO UMA VENTANIA DO CAOS E DO FIM... a morte com sua foice levantando todos,  lembrando que atacou primeiros os mais ricos, que se contaminaram em aviões... inclusive os políticos, que disputando poder se esquecem de que deviam priorizar o bem do povo, garantir o direito à vida, mas não, priorizam a disputa de poder e a lucro da economia... lá vem o vírus senhores e senhoras do poder, e ele, como a bactéria da peste bubônica é democrático, poderá levar todos... vocês pensam que são... que têm o poder... mas o vírus se mostra mais poderoso... a pandemia... não se esqueçam...

APRENDAM COM A HISTÓRIA:   A natureza é soberana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!