PREFEITOS - POR QUE ADOTAR APENAS A SUSPENSÃO DAS AULAS E NÃO ANTECIPAR AS FÉRIAS??? ... PODENDO AULAS SEREM DADAS À DISTÂNCIA... ATÉ POR RÁDIOS LOCAIS ALÉM DAS ATIVIDADES ESCOLARES, DE LEITURA, DE PESQUISA...


PREFEITOS E PREFEITAS - ADOTEM A SUSPENSÃO DE AULAS - NÃO ADOTEM ANTECIPAÇÃO DE  FÉRIAS ESCOLARES: Alguns prefeitos e prefeitas, só alguns... ainda bem que exceções, estão antecipando as férias dos professores, TRANSFORMANDO A QUARENTENA EM FÉRIAS, a quarentena onde reina a ansiedade, o medo, o tédio e o terror. COMO PODE UMA AUTORIDADE PÚBLICA, QUE TEM O DEVER DE PRATICAR ATOS ADMINISTRATIVOS QUE NÃO VIOLEM A DIGNIDADE HUMANA, NEM A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE, JUSTA E SOLIDÁRIA, conforme manda o artigo 1º, III e 3º e incisos da Constituição Federal, acreditarem que quarentena é sinônimo de férias???

O GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ E O CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ ADOTARAM O ENSINO À DISTÂNCIA: já adotaram o ensino à distância, prevendo que os professores passem trabalhos escolares, leitura, pesquisa,  para os alunos... podendo-se usar as novas tecnologias: whatsapp, Youtube, Instagram, via celular, computador, notebook,  USEM O RÁDIO... VIA RÁDIOS LOCAIS, com aulas pelo rádio.  O Governo do Ceará já computa, com os dois decretos baixados, 45 dias de suspensão das aulas da rede estadual.  ADOTANDO A SUSPENSÃO DAS AULAS, após tudo voltar à normalidade, reúne-se a Secretária de Educação do Município com o Sindicato Municipal da categoria e constroem um calendário de reposição das aulas,  de comum acordo, como sempre acontece após greves, descontado as horas de atividades escolares realizadas em casa, no ensino à distância, ao longo da quarentena. OS PROFESSORES NÃO QUEREM TIRAR FOLGA, TAMPOUCO  PREJUDICAR OS ALUNOS. Mas estão sendo prejudicados em seus direitos sociais com antecipação das férias.


TODAVIA - SUGERE-SE QUE OS MUNICÍPIOS DISTRIBUAM PARA OS ALUNOS A MERENDA ESCOLAR - ENTREGANDO OS MANTIMENTOS QUE SERIAM CONSUMIDOS PELOS ALUNOS AOS SEUS FAMILIARES - RESPEITANDO A PRUDÊNCIA E O DISTANCIAMENTO NO ATO DE ENTREGA. Pelo fato de grande parte dos alunos serem pobres e muitos não terem alimentação em casa, no período de quarentena.


DA LEGALIDADE DA SUSPENSÃO DAS AULAS E DE POSTERIORMENTE NEGOCIAR A REPOSIÇÃO DAS AULAS DEVIDAS COM A CATEGORIA - VIA SINDICATO MUNICIPAL: Deve a sabedoria e o bom-senso guiar todo e qualquer ato administrativo das autoridades em tempos de pandemia. As autoridades não podem tudo, podem o que a lei permite.  Embasamento jurídico para apenas SUSPENDEREM AS AULAS - NÃO DEVENDO ANTECIPAR FÉRIAS:

1) Artigo 206 da Constituição Federal, VI, da Constituição Federal, que prevê como princípio, a gestão democrática do ensino público. DEMOCRACIA SE FAZ COM DIÁLOGO, ENTRE MUNICÍPIO E CATEGORIA, QUANTO À REPOSIÇÃO DAS AULAS. VIA ENTIDADE SINDICAL DO MUNICÍPIO.

2) Artigo 23, parágrafo 2º, da LDB, prevê que o calendário letivo seja adequado às circunstâncias, neste caso à pandemia do coronavírus.

3) Artigo 24, inciso I, da LDB, que prevê o direito do aluno a 200 dias letivos ou 800 horas de ensino anual. O que não será prejudicado. POIS A REPOSIÇÃO DAS AULAS  SERÁ NEGOCIADA, DE COMUM ACORDO COM A CATEGORIA, VIA SINDICATO.  ABATENDO O TEMPO DE ATIVIDADES ESCOLARES EM CASA. 

4) ESTA SENDO ELABORADA MEDIDA PROVISÓRIA PARA ADEQUAR A LDB AOS TEMPO DE CORONAVÍRUS: Na grande mídia consta que o Governo federal está preparando medida provisória para alterar a previsão dos 200 dias letivos ou 800 horas anuais mínimos, para o calendário letivo. Podendo haver redução para 150 dias, além de adoção de tarefas escolares para abater ao final, como atividades do calendário letivo. Veja notícia abaixo no Jornal O Povo - tendo como fonte o Jornal o Estado de São Paulo:

Adicionar legenda


5) Resolução nº 481/2020 do Conselho Estadual de Educação do Ceará que orienta a adoção do ensino á distância em tempos de pandemia e quarentena, por conta do coronavírus. Acesse a Resolução clicando no link abaixo:



CONCLUSÃO:  Prefeitos e prefeitas não se apressem. APENAS SUSPENDAM AS AULAS. Os professores e professoras sabem do seu dever para cumprir o calendário letivo do ano de 2020, de acordo coma LDB, seja ou não alterada. O MOVIMENTO SINDICAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS - EM CADA CIDADE - QUE REPRESENTA OS PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO são a favor da quarentena, em nome da prioridade do direito à vida dos alunos, familiares, dos professores e demais servidores das escolas. Mas reivindicam que não sacrifiquem desnecessariamente direitos sociais dos servidores da educação. Calma! A partir de maio, todos negociam e garantem a solução melhor para todos, sem sacrificar qualquer direito, de quem quer que seja. Deve prevalecer a prudência, o bom senso e a sabedoria nestes tempos de COVID-19, a peste respiratória que colocou o mundo de joelhos.  Assim:

PELA SUSPENSÃO DAS AULAS! SUSPENSÃO DAS AULAS!  QUARENTENA NÃO É FÉRIAS! POR ENQUANTO APENAS SUSPENSÃO DAS AULAS! PELA SUSPENSÃO DAS AULAS... PELA SUSPENSÃO DAS AULAS


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!