segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

FELIZ 2013 E GRATO AOS MILHARES DE ACESSOS AO MEU BLOG - ALGUMAS IMPRESSÕES MINHA SOBRE O MUNDO - O BRASIL - O CEARÁ - A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!

Valdecy Alves - Reveillon 2011 - Maravilhosa Praia de Iracema
Fortaleza - Ceará 
TENHO RAZÃO PARA SER OTIMISTA QUANTO 2013: Cada novo ano vivido, pra mim, é sempre melhor que o ano anterior e o ano vindouro com certeza será melhor que 2012. SOU OTIMISTA E CREIO NA HUMANIDADE - QUE LENTAMENTE TEM EVOLUÍDO PARA MELHOR - A PASSOS DE TARTARUGA - MAS TEM EVOLUÍDO. Sou mais a Idade da Escrita do que a Idade da Pedra! Vejo o capitalismo como menos pior que o feudalismo!  A idade Moderna bem melhor que a Idade Média... SEM DÚVIDA, QUE APESAR DAS GRANDES GUERRAS, o mundo pós-guerra é bem melhor que antes! Nada muda com a rapidez que uma geração quer, mas tudo tem mudado e, sem dúvida para melhor! ENTÃO MINHA ESPERANÇA TEM RAZÃO PARA PERMANECER VIVA.

QUANTO AO MUNDO: vejo com alegria a queda de Khadafi, a democratização mesmo tênue do Egito, a paz frágil entre Israel e Palestina, a futura queda do ditador sírio, a reeleição de Obama, um negro reeleito na  maior potência militar do planeta, o novo Império Romano, a  África cada vez mais sendo inserida no mapa político e social do mundo. Positiva a eleição de um socialista na França. Vejo com alegria o Brasil cada vez ter mais respeitado pelo mundo, pelo seu potencial cultural, além do econômico e político, APESAR DA CORRUPÇÃO CONTINUAR GENERALIZADA, MAS CADA VEZ MAIS PUNIDA E COMBATIDA. PORTANTO TENHO RAZÃO PARA CONTINUAR OTIMISTA!

QUANTO AO  BRASIL:  A riqueza do País, o crescimento da classe média, a diminuição da miséria, o acesso ao ensino generalizado, o fortalecimento da democracia graças a um aumento, ainda que tímido, da solidez nas ações do Ministério Público e do Poder Judiciário. O fortalecimento da luta sindical lutando pelos direitos sociais, sobretudo o movimento sindical no setor público, tiro o chapéu para os professores do ensino básico desse país, principalmente os servidores municipais, estaduais, que têm ocupado a mídia pouco comprometida com os direitos humanos e a verdadeira liberdade de expressão contidos na Constituição Federal.  SOU BRASILEIRO COM RAZÃO DE SER OTIMISTA E DE TER MAIS ESPERANÇA, ESTIVE EM ALGUNS LUGARES DO MUNDO E SENTI PESSOALMENTE O RESPEITO PELO BRASIL, QUE NÃO É MAIS APENAS, E AINDA BEM, O PAÍS DO CARNAVAL E DO FUTEBOL MUITO MAIS QUE ISSO, COMO SEMPRE FOI E SERÁ! 2013 SERÁ DÚVIDA SERÁ MELHOR QUE 2012!

QUANTO AO  CEARÁ: Um dos Estados da Federação que mais tem o PIB aumentado, cujas praias, entre as mais belas do mundo. Uma unidade da Federação em que o sindicalismo no setor público é um dos mais organizados e combativos. TENHO RAZÃO COMO CEARENSE PARA SER ESPERANÇOSO E OTIMISTA.

QUANTO A FORTALEZA: Uma das mais belas cidades do mundo e de um povo entre os mais hospitaleiros do planeta. O destino turístico mais procurado pelos brasileiros. Bela e maravilhosa! JÁ ERA ASSIM ANTES DE LUIZIANNE LINS E CONTINUARÁ ASSIM DEPOIS DE ROBERTO CLÁUDIO. Sua beleza e a cultura do seu povo não têm raízes na politicagem e têm raízes seculares. Ainda bem! Sorte nossa! COMO MORADOR E AMANTE DE FORTALEZA TENHO RAZÃO PARA CONTINUAR FELIZ E SORRINDO FLERTANDO COM O FUTURO, QUE VEM A CAVALO NO ANO DE 2013!

NÃO! NÃO FALAREI DAS COISAS RUINS! ESSE É O MOMENTO QUE DEMONSTRO MEU OTIMISMO APESAR DO ANO INTEIRO DIVULGAR EM MEU BLOG AS LUTAS SOCIAIS E ARTIGOS ANTENADOS COM OS FATOS MAIS MARCANTES DA MINHA TERRA, DO MEU ESTADO, DO MEU PAÍS E DO MUNDO! TENHO RAZÃO PARA SER OTIMISTA, POIS PARA CADA MAL VEJO A SOLUÇÃO, CAPACIDADE E ORGANIZAÇÃO PARA SUA REVERSÃO! SEJA COLETIVA, SEJA INDIVIDUAL, SEJA NAS ESTRUTURAS, AINDA QUE FRÁGEIS, DO PODER PÚBLICO, DOTADO DE INTERESSANTES MECANISMOS. 

SOU OTIMISTA O SUFICIENTE PARA DIZER QUE TEMOS REMÉDIO  EFICAZES, SEJA NOS INDIVÍDUOS, SEJA NA SOCIEDADE, SEJA NAS FERRAMENTAS JURÍDICAS PARA COMBATER A CORRUPÇÃO, FORTALECER A DEMOCRACIA BRASILEIRA, PARA EFETIVAR OS DIREITOS VIOLADOS, COMBATER INJUSTIÇAS E BATALHAR PELA MATERIALIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS E DE TODOS E DIREITOS SOCIAIS DOS TRABALHADORES. 

SEM DÚVIDA QUE 2012 FOI MELHOR QUE 2011 E QUE 2013 ESTÁ COM TODO O APARATO PARA SER MELHOR QUE 2012 - E MUITO DEPENDE DA NOSSA PARTICIPAÇÃO - A ESPERANÇA ESTÁ VIVA - ENTÃO VIVA ESTÁ A  PERSEVERANÇA PARA LUTA E QUEM LUTA E NÃO DESISTE:  V E N C E R Á!  POIS A LUTA EM SI JÁ É METADE DA VITÓRIA!  VITORIEMOS EM 2013! PARTICIPEMOS COM SONHOS E AÇÕES E 2013 SERÁ UM ANO DA VITÓRIA DE CADA UM E DA VITÓRIA DE TODOS COLETIVAMENTE DENTRO DA SUA MÁXIMA POSSIBILIDADE! É ASSIM QUE PODEREMOS AVANÇAR NOS DEGRAUS DA HISTÓRIA E EVOLUIR NA ESCALA DA CAMINHADA TERRESTRE DA HUMANIDADE.

ABAIXO ALGUNS NÚMEROS SOBRE MEU BLOG - QUE DESDE QUE FOI CRIADO - ATINGIU 222 MIL ACESSOS - APENAS ALGUMAS CURIOSIDADES:

As 10 páginas mais visualizadas desde a criação do blog:
Entrada
Visualizações de página
08/08/2008, 3 comentários
5.128
21/11/2011, 2 comentários
3.353
04/05/2011, 19 comentários
3.001
23/12/2008
2.669
03/11/2010, 29 comentários
2.515
03/01/2012, 6 comentários
2.424
07/03/2012, 11 comentários
2.127
29/07/2010, 27 comentários
1.682
05/01/2012
1.573
30/08/2011, 8 comentários
1.498

VISITAS AS DEMAIS PÁGINAS DO BLOG
1) PÁGINAS DE FOTOS – 2) VÍDEOS – 3) CULTURAL E 4)  PRÉ-HISTÓRIA
Entrada
Visualizações de página
13/12/2012, 9 comentários
9.719
28/11/2012, 1 comentário
3.515
18/12/2012, 13 comentários
3.320
12/12/2012
613

 COMENTÁRIOS PUBLICADOS NO BLOG      1.585
 POSTAGENS                                                       531
SEGUIDORES DO BLOG                                      888




Visualizações de página por país 
10 Países que mais visitam meu BLOG
Entrada
                                                 Visualizações de página
Brasil
296.338
Estados Unidos
34.371
Portugal
5.816
Rússia
4.689
Alemanha
2.673
França
1.104
Holanda
    804
Japão
    690
Reino Unido
    636
Espanha
    276

 OBSERVAÇÃO: Acima, entre os 10 países que mais me visitam 02 são do continente americano; 06 são da Europa; 02 são da Ásia. Apesar de receber muitas visitas da África e da Oceania, seus países não estão entre os 10 que mais me visitam. MEU OBRIGADO A TODOS OS PAÍSES DO MUNDO QUE ME VISITAM! UM BLOG É FORMA DE PRODUZIR INFORMAÇÃO E UMA ALTERNATIVA AO MONOPÓLIO DA GRANDE MÍDIA, QUE TEM TRANSFORMADO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO EM MERCADORIA E RASGADO SEU COMPROMISSO COM A INFORMAÇÃO DE QUALIDADE E VOLTADA PARA FORMAÇÃO DA CIDADANIA. ABRINDO MÃO DE INFORMAR COM VERDADE PARA INFORMAR A FALSA VERDADE QUE INTERESSA A UMA MINORIA DETENTORA DO PODER POLÍTICO E DO PODER ECONÔMICO! VIVA À INTERNET QUE ABRIU UM ENORME LEQUE PARA VERDADEIRA LIBERDADE DE EXPRESSÃO!






sábado, 29 de dezembro de 2012

DOCUMENTÁRIO SOBRE LAJEDO DO PAI MATEUS E PEDRAS SACAS-DE-LÃ – MARAVILHAS DA NATUREZA E ARTE RUPESTRE NO SERTÃO NORDESTINO

Em meio as misteriosas pedras do Lajedo do Pai Mateus - Cabaceiras - PB


Manhã de 01/1/2012, atravessando o que podemos chamar de essência do sertão, pois mais ressecado impossível e nunca vi tanto mandacaru e xiquexique juntos. A caatinga agonizando, branca de tão queimada, sem uma folha. Já próximo ao Hotel Fazenda Pai Mateus, vi o famoso lajedo, com suas pedras arredondadas, conhecido no mundo inteiro e considerado a maravilha nº 1 do Estado da Paraíba. O nome do local se deve a um famoso curandeiro negro, chamado Mateus, que criou fama de milagreiro e residiu no local. Um dos personagens messiânicos nordestinos. Mas a mística em torno do lajedo é milenar, pois há inscrições rupestres da Idade da Pedra, datadas com mais de 12.000 anos, 11.500 anos antes de Colombo e Cabral invadirem a América. VEJA O DOCUMENTÁRIO ABAIXO QUE DIRIGI SOBRE O LAJEDO DO PAI MATEUS:




 Trata-se de raríssima formação rochosa, que só tem similar na Austrália e na África. Cenário de inúmeros filmes. Visita obrigatória para os amantes do ecoturismo e da natureza. O local realmente é fantástico, a mais de 700 metros do nível do mar. Onde o vento, senhor das formas e das rochas do local, sopra incessantemente com força ensurdecedora. A visão da paisagem, o sol, o calor,  das estranhas rochas arredondadas às centenas, espalhadas aleatoriamente com os mais variados tamanhos, algumas até musicais, outras em forma de capacete, formando grutas cercadas de lendas, uivantes, onde soam distantes cantos de pássaros... tudo  transforma o local num imenso templo e deixa claro porque é encantador, hipnotizador, maravilhoso, único e irresistível...

Mara Paula  fotografada do interior da Casa do Pai Mateus

COMO CHEGAR AO LAJEDO DO PAI MATEUS A PARTIR DE FORTALEZA – CEARÁ: para quem vai de Fortaleza, de carro,  deve passar por Mossoró, um pouco antes do Município de Açu, dobra à direita, passa por Paraú, depois por Jucurutu, de lá para Caicó, de onde chegará à Santa Luzia já na Paraíba, seguir rumo a Campina Grande, 20 km antes entra à direta, na Praça do Meio do Mundo, seguindo para Boa Vista, de onde se pega uma estrada de terra, cerca de 03 léguas, rumo ao Hotel Fazenda Pai Mateus. Muito bem conservada.  Há placas sinalizando e todo mundo sabe informar como chegar lá.  Sugere-se que ligue para o Hotel para pegar melhores e mais atualizadas informações. Caso não consiga ficar no Hotel Fazenda pai Mateus, melhor hospedar-se em Campina Grande, de onde pode aproveitar e visitar a Pedra do Ingá que dista 20km. Lembrando que de Campina Grande para João Pessoa, Capital da Paraíba, é bom próximo, estrada duplicada, cerca de 130 km.

Valdecy Alves - Juntamente com o guia Gerson de Lima

O sertão do Nordeste é cheio de resquícios da pré-história, pai das belas dunas em todas as praias, caminhos dos rios nordestinos e por onde passa parte da história do Brasil nos últimos milhares de anos. Pena que ainda não devidamente explorado o potencial turístico de toda a pré-história brasileira, que pode muito bem ser casado com o turismo de praia, montanhas, ecoturismo e toda a cultura exótica de um povo, que é uma verdadeira nação, como diz Zé Ramalho.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

VALOR ALUNO DE 2013 AINDA NÃO FOI PUBLICADO PELO MEC - HÁ 02 DIAS ÚTEIS DO FIM DO ANO DE 2012 - O QUE IMPEDE DE CALCULAR A CORREÇÃO DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO PARA 2013 DE TODAS AS CLASSES DA CARREIRA - O MEC NÃO PODE VIOLAR NEM A LEI DO FUNDEB - NEM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL! O MINISTRO DA EDUCAÇÃO PODE SER ENQUADRADO POR ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA! TAL OMISSÃO É UM ATAQUE À LEI DO PISO

Reunião do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público  Municipal de Cricíúma com o Município de Cocal do Sul - SC
Da esquerda para direita: Advogados - Bárbara presidenta do SISERP - Prefeito violador e procurador municipal
Município que é um dos maiores violadores da Lei do Piso e da carreira de professores em SC e no Brasil - uma vergonha!

A lei do FUNDEB, Lei Federal que regulamenta entre outros, a correção do valor aluno anualmente, está na iminência de ser violada pelo MEC, que até o presente tem sido um dos maiores violadores da Lei do Piso, Lei Federal nº 11738/2008, pois além de criar o piso Pirata, de não zelar pelo cumprimento de 1/3 da jornada para atividade extraclasse, até o presente, dia 27/12/2012, não publicou a portaria fixando o novo valor aluno, conforme a ordem contida no artigo 15, da Lei 11494/2007:

Art. 15. O Poder Executivo federal publicará, até 31 de dezembro de cada exercício, para vigência no               exercício subseqüente:

I - a estimativa da receita total dos Fundos;
II - a estimativa do valor da complementação da União;
III - a estimativa dos valores anuais por aluno no âmbito do Distrito Federal e de cada Estado;
IV - o valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente.


Da lei do FUNDEB pode-se interpretar sem qualquer sombra de dúvida:

1) O verbo no futuro do pressente "PUBLICARÁ" manda que publique. É dever!
2) Até 31 de dezembro de 2012 tem que publicar o valor aluno 2013, entre outros;
3) Para vigência no ano seguinte, que é 2013.

Tem-se que só há 02 dias úteis: sexta-feira, dia 28/12/2012 e segunda-feira, dia 31/12/2012, para publicar o valor aluno que vigorará em 2013. CUJO PERCENTUAL DE REAJUSTE SERÁ UTILIZADO PARA O REAJUSTE DO PISO PARA PROFESSOR DE NÍVEL MÉDIO, E COMO BASE PARA CÁLCULO DO PISO DAS DEMAIS CLASSES, COMPOSTAS PELOS PROFESSORES GRADUADOS, PÓS-GRADUADOS, MESTRE E DOUTORES. O comando impaciente da Lei do Piso, que espera o índice de reajuste para 2013, para o reajuste automático de acordo com o parágrafo 1º do artigo 2º, combinado com artigo 5º da Lei do Piso:

           § 1o  O piso salarial profissional nacional é o valor abaixo do qual a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios não poderão fixar o vencimento inicial das Carreiras do magistério público da educação básica, para a jornada de, no máximo, 40 (quarenta) horas semanais.

Art. 5o  O piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica será atualizado, anualmente, no mês de janeiro, a partir do ano de 2009.

Parágrafo único.  A atualização de que trata o caput deste artigo será calculada utilizando-se o mesmo percentual de crescimento do valor anual mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano, definido nacionalmente, nos termos da Lei no 11.494, de 20 de junho de 2007.


Sem o índice de reajuste para o piso de nível médio, base de toda carreira, num efeito dominó resta violado o piso e toda a carreira, de todos os professores municipais e estaduais do Brasil, CARREIRA QUE JUNTO COM O DIREITO AO PISO INICIAL ESTÁ DISCIPLINADA NA LEI DO PISO ACIMA TRANSCRITA,  por conseguinte o direito do professor à valorização profissional, que tem caráter de princípio constitucional consoante contido no artigo 206, V, da Carta Magna. PRINCÍPIO QUE TEM SIDO ESPEZINHADO PELOS PREFEITOS, PELOS GOVERNADORES, PELO MEC. UM MASSACRE!

PORTANTO LAMENTÁVEL A POSTURA DO MEC - QUE DARÁ AOS NOVOS PREFEITOS ELEITOS O COVARDE ARGUMENTO DE QUE NÃO TÊM COMO ATUALIZAR O PISO DE NÍVEL MÉDIO, NEM DAS DEMAIS CLASSES, PORQUE O MEC NÃO PUBLICOU O VALOR ALUNO VIGENTE PARA O ANO DE 2013. ISTO É, CASO O MEC NÃO PUBLIQUE NOS PRÓXIMOS DIAS ÚTEIS, 28 e 31/12, PRATICARÁ MAIS UM ATAQUE À LEI DO PISO, COM SUA OMISSÃO,  A EXEMPLO DA ADI 4167, ADI 4848, PL 3776/2008. O QUE É LAMENTÁVEL, POIS O MEC TEM COMO DEVER PRECÍPUO ZELAR PELA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA! PUBLICA, MEC, O VALOR ALUNO IMEDIATAMENTE!

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

LUIZ GONZAGA - GÊNIO DA CULTURA NORDESTINA - 100 ANOS DO SEU NASCIMENTO - TIVE O PRAZER DE CONHECER SUA MÚSICA VIA MEU PAI - AVÔ E AINDA O CONHECI PESSOALMENTE - O QUE ME TORNOU RICO COMO SER HUMANO - POIS CONVIVI PROFUNDAMENTE COM A CULTURA RAIZ DO NORDESTE - VIVA A LUIZ GONZAGA! PATATIVA E A CULTURA NORDESTINA!

Homenagem do Google a Luiz Gonzaga - charge
Luiz Gonzaga, com sua genialidade, fez a síntese musical entre as 03 culturas que formam o brasileiro: negro, índio e branco. Ainda conseguiu captar símbolos da cultura nordeste e colocar de forma original em seu vestuário: o chapéu do cangaço, o gibão do vaqueiro, sem falar nos valores culturais, pois como se pode dizia Patativa: - Era nordestino da gema! Filho de cearense com pernambucana. Levou a religiosidade, o sofrimento, a fé, a força, a capacidade de luta do nosso povo nordestino. CRIOU UM ESTILO MUSICAL BELÍSSIMO, ORIGINALÍSSIMO! Grande, magistral, inesquecível, eterno, juntamente com sua obra.

Fez grandes parcerias musicais com compositores cearenses como Humberto Teixeira, José Clementino e Patativa do Assaré. Se Asa Branca, com Humberto Teixeira, é o clássico mais popular, não tenho dúvidas que A Triste Partida, de Luiz Gonzaga com Patativa é sua música testamento e mais filosófica e profunda. Épica por natureza e narra o sofrimento do sertanejo, o herói que vai-se da terra e volta vitorioso, onde morre e é sepultado após a saga. Tive a sorte de conversar com Patativa e perguntar pessoalmente como ocorreu a composição, a gravação da Triste Partida e o encontro dele com Luiz Gonzaga. Filmei e você pode ver a resposta vendo o pequeno documentário abaixo, da minha conversa com Patativa do Assaré. Virou documentário por acaso, gravei pra mim, mas não poderia deixar de partilhar, é história pura:


Conheci Luiz Gonzaga pessoalmente. Pude vê-lo em duas ocasiões:

A PRIMEIRA VEZ QUE O VI:  em Senador Pompeu, Ceará. Não sei bem o ano. Era ainda menino. Devia ter uns 10 anos. Ele chegou a Senador Pompeu para uma apresentação, numa veraneio, enorme. Parou no posto Esso, ao lado da bodega do Toim Lima. Para abastecer e num instante o carro ficou cercado de muitos curiosos. O meu pai tinha uma barbearia a uns 50 metros do posto. Era fã de Luiz Gonzaga. Daqueles que colocava o disco de vinil na vitrola amarela e dançava pra gente ver. Lembro bem da música: Dezessete e Setecentos....Meu avô, Seu Severino, amante de cordel e de forró, devoto de Padre Cícero e Frei Damião,  sapateava quando o ouvia no rádio. Conhecia muitas músicas dele. Quando ouvi dizer: - É Luiz Gonzaga! Corri para vê-lo. Mas quando cheguei o carro já estava saindo. Fiquei desolado. Ainda pude vê-lo de costas, sentado no banco do passageiro. Alguém disse: - Ele vai ficar no Hotel Central! Quando ouvi, fui correndo até o hotel, que naquele tempo ficava em frente ao Banco do Brasil, na antiga Rua Santos Dumont. Cheguei lá quase sem fôlego, cercado por curiosos, ele interagia com eles. Ainda consegui abordá-lo quando ele já ia entrando no hotel. Perguntei: - Ei o senhor é o Luiz Gonzaga? Ele respondeu: Sim! Falei: Eu gosto de suas músicas! Ele replicou: - - muito bem! Passou a mão pela minha cabeça, olhou bem nos meus olhos, como um pai, sorriu e entrou no hotel, chegavam muitos curiosos para conhecê-lo. MOMENTO REALMENTE INESQUECÍVEL! Não sabia que estava diante de um gênio, nem de uma das maiores expressões da cultura do nosso povo! JAMAIS ME ESQUECEREI.

A SEGUNDA VEZ QUE O VI: Morava na cidade de Ipaumirim, Ceará. Assisti a um show na quadra da Escola 11 de Agosto, Ele estava acompanhado de Elba Ramalho. Foi maravilhoso. Cheguei bem perto dele e o vi logo após o show, a menos de 03 metros. Guardava a sanfona. Já velhinho. Cercado de curiosos. Não o abordei. Só olhei. JÁ TINHA NOÇÃO DA SUA IMPORTÂNCIA PARA MÚSICA E PARA CULTURA BRASILEIRA. Sentia-me feliz e honrado.    

Como a Asa Branca através das asas da morte migrou para sempre do nosso meio, deixando uma seca de sua ausência na nossa cultura e saudade amarga como jiló. A seca terrível que tudo devora continua maltratando e matando no Nordeste do Brasil, em pleno Século XXI,  que é tão amado pelo seu povo, que quando vem de São Paulo matar saudade, cada légua é tirana. A destruição do meio ambiente acabou com acauã. O Riacho do Navio deve está destruído, Carolina perdeu a ingenuidade e se comadre Joana fosse viva, iria reclamar mais ainda da minissaia e dos tops que a filha tem, cada vez mais terminando muito cedo, cada vez mais começando muito tarde e como nunca, como facilita! Como... e para piorar as meninas não esperam mais mandacaru florar na seca, floram antes, bem antes... viajante, protetor do jumento nosso irmão, grande parte eleitores,  agora vendido como carne para o Japão. 

VIVA A LUIZ GONZAGA! VIVA A CULTURA NORDESTINA! VIVA AO REI DO BAIÃO! QUE ME FAZ TER ORGULHO DE SER NORDESTINO, DE SER BRASILEIRO, TERRA DE ARTISTAS TÃO INESQUECÍVEIS, TÃO GENIAIS! Pra vocês a música, em minha opinião, mais profunda de Luiz Gonzaga e de Patativa do Assaré, uma dupla única e histórica:

domingo, 23 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE NATAL DE 2012 - CREDO NA HUMANIDADE - EM FORMA DE POESIA - O ONTEM - O HOJE - O AMANHÃ - OS GRANDES SONHOS E O CADA-UM CONSTRUTOR!

Natal é Luz - Luz Anti Trevas - Luz Conhecimento - Luz Futuro - Luz Cor - Vida - Renascimento
A Luz no Megálito das Pedras Grandes em Senador Pompeu - Ceará - Brasil
Passado e Presente se Fundem - Ilumina-se a escuridão parindo o Futuro
(Foto: Valdecy Alves)


Creio na humanidade
Que o instinto, a  fé e a razão fizeram poderosa
Criadora da filosofia, da religião, da ciência
Da arte, da política, dos fatos históricos...
Seus únicos filhos!
Nossos faróis, nossos guias, nossos degraus do tempo
Foi concebida por brutas forças naturais
Milagre entre o que é objetivo e a subjetividade
Entre o descomunal e o equilíbrio imprevisível
Creio na humanidade,  vértice da pirâmide de todos os vivos
Predadora de tudo e socialmente de si mesma
Padeceu e padece sob o poder do morrer e hecatombes
Mas de tão vencedora conceituou e deu nome à morte
Perseguida e predada por milhões de anos
A  pé... a cavalo... em navios...em naves espaciais
Evoluiu... evolui... evoluirá!
Inventou a sangrenta guerra, ouroboros de si mesma
Ressuscita a cada translação completa em torno do sol
Maestro e farol que ilumina sombras da terra
Apontando para os confins da via láctea, nosso útero materno
Está assentada sobre a terra que deve ser preservada
Tendo à direita o sol, nosso pai dourado
Tendo o universo à sua esquerda, alicerce do tudo e do nada
Acima todas as estrelas eternas cintilantes
Que sopraram a alma em tudo que vive
E como luzes são a verdade na escuridão
Creio no espírito natalino
Que tem que ser sinônimo de metamorfose, de renascimento
Na fé, na compreensão, nos sonhos... alicerces do futuro
Vulcões do presente magmático, senhas para o passado
Momento anual de comunhão de todos os povos e culturas
No renascimento de cada indivíduo que será arquiteto de si
Da construção da paz e justiça social por que tanto anseiam
Creio no  aprendizado histórico de erros e acertos
No mundo e na vida eternamente bela
Com ou sem a presença do ser humano
Na eternidade do desejo por liberdade e pelo justo
Que turbinados pelas forças dos desejos e das paixões
Sob os trilhos da fé infinda em sua própria capacidade
E da razão condutora da humanidade
Que haverá de erguer  no platô do porvir
O sonho final com sabor, cores e luzes de todos os  natais
Assim seja neste natal, em todos os natais, até o mundo
Tornar-se um sempre natal – feliz natal – sempre...
Amém!


Natal em Gramado (RS) - Novembro de 2012
Cidade Brasileira que incorporou o espírito de luz natalino



Gramado (RS) - Novembro de 2012
Cidade Brasileira que incorporou o espírito de luz natalino

Uma das mais belas músicas de Natal de todos os tempo, legendada, compartilho com vocês, do gênio John Lennon:

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

LUZIANNE LINS VAI-SE E A EXEMPLO DE CID GOMES É UMA DAS MAIORES VIOLADORAS DA LEI DO PISO - O ROBERTO CLÁUDIO AINDA NÃO SE COMPROMETEU A CUMPRIR A LEI DO PISO - AINDA HÁ TEMPO DE LUIZIANNE PEDIR DESCULPAS AOS PROFESSORES PELO SPRAY - PEIA E PIMENTA!

Greve dos professores de Fortaleza - junho de 2011
Em segundo plano os guardas municipais que distribuíram peia - pisos e spray de pimenta

COMO VIOLADORA DA LEI DO PISO: A exemplo do Governador Cid Gomes, a prefeita Luizianne Lins se despede como uma das grandes violadoras da Lei do Piso no Brasil e uma das gestoras que concedeu parcialmente direitos às custas da destruição de direito adquirido dos profissionais da Educação do Município de Fortaleza. HERANÇA DE VIOLAÇÕES À LEI DO PISO DEIXADAS POR LUIZIANNE LINS:

1) Paga, em 2012, o piso pirata do MEC de R$ 1.451,00, para nível médio, jornada de 40 horas, quando no mínimo deveria  pagar conforme o artigo 5º da Lei do piso, pelo valor aluno, que deveria ser R$ 1,773,00;
2) Diminuiu o valor da regência de classe, que era direito adquirido há anos. Direito que sofreu sucessivos ataques;
3) Só em 2011 baixou a jornada do professor para 40 horas semanais, quando tal jornada vigorava desde 2008, quando a Lei do Piso foi aprovada. Até então a jornada era de 240 horas mensais.  O QUE PODE SER COBRADO COMO HORA EXTRA;
4) Até hoje viola o direito a 1/3 para jornada extraclasse, válido desde janeiro de 2009, que pode e deve ser COBRADO COMO HORA EXTRA;
5) O plano de carreira implementado com sérias distorções que até o presente não foram corrigidas. Um avanço imposto pela Lei do piso. parcial e caoticamente implementado, onde há professor discriminado perante si mesmo, pois de manhã ganha uma remuneração e à tarde recebe outra. Uma inovação: A AUTO-DISCRIMINAÇÃO !



O  FUTURO PREFEITO ROBERTO CLÁDIO NÃO FALA EM CUMPRIR A LEI DO PISO: O futuro prefeito Roberto Cláudio conseguiu fazer toda a campanha  eleitoral sem falar em cumprir a lei do piso e em recentes entrevistas, hoje é 21/12/2012, já disse que precisa enxugar a máquina administrativa, embora tenha criado várias novas secretarias antes de tomar posse. CABERÁ A ELE, SE TIVER BOA FÉ, CESSAR TODA VIOLAÇÃO À LEI DO PISO PRATICADA PELO MUNICÍPIO DE FORTALEZA.  O QUE É DIFÍCIL SE TIVER COMO MODELO O GOVERNADOR.



AINDA HÁ TEMPO DE LUIZIANNE LINS EX-GREVISTA E PROFESSORA PEDIR DESCULPAS AOS PROFESSORES DE FORTALEZA PELA PEIA, SPRAY E PIMENTA: Dizem que quem bate esquece e quem apanhou não esquece. Creio que os professores são tão bons que já perdoaram Luizianne Lins pela surra que sofreram dos seus guardas municipais em frente à Câmara Municipal, em 2011.  Mas a prefeita não pode-se esquecer da agressão. TEM ATÉ 31/12/2012 para pedir perdão, tanto pelo ataque ao direito de greve, pois pediu ilegalidade da greve dos professores mais de uma vez, seu trampolim histórico-político, como pela agressão praticada por seus guardas municipais contra os educadores. PARA QUE SAIA BEM, POSSA DORMIR EM PAZ, NÃO SER LEMBRADA POR ISSO E DEMONSTRAR HUMILDADE. Até porque ela pode precisar, um dia, dos votos desses professores, que tanto acreditaram nela, também um dia, e sofrem com o terrível sentimento de traição! 


Quanto à nova gestão esperar muito pouco e só acreditar no respeito aos direitos básicos do professor e à Lei do Piso, ainda por ser implementada em Fortaleza, se houver, mas se houver mesmo: MUITA  LUTA! POIS SE SÃO AS VIOLAÇÕES AOS DIREITOS, A MANUTENÇÃO DOS DIREITOS E AS CONQUISTAS DE NOVOS DIREITOS, AS FONTES DA LUTA, VIOLAÇÃO SÓ O QUE PERDURA, MANTER O QUE SE TEM UMA CERTEZA E MUITO, MUITO HÁ A CONQUISTAR! LOGO,  A LUTA TEM QUE CONTINUAR!

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

PROCAP SE REUNIU COM O SINDICATO DOS SERVIDORES DE AMONTADA E DE QUIXERAMOBIM - CEARÁ - NA PAUTA OS REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA E ATRASOS DE SALÁRIOS E APOSENTADORIAS


Sindicato dos Servidores Municipais de Amontada e Quixeramobim chegam à PROCAP
Manhã de  21/12/2012

Em 21/12/2012 - por volta das 10:00 h da manhã, O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Amontada e Quixeramobim chegaram à PROCAP, Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública, órgão do Ministério Público Estadual do Ceará, para denunciar situações delicadas envolvendo os regimes próprios de previdência nos dois municípios, atrasos de salários e aposentadorias.
Sindicato dos Servidores Municipais de Quixeramobim - Vereador de Oposição
Aposentados e Pensionistas que Voltaram a ter Atraso em seus Benefícios
 De Quixeramobim (CE), compareceu o Sindicato dos Servidores Municipais, representado por sua presidenta, Edléia Melo, 02 aposentados e 01 pensionista, um vereador de oposição, Rômulo Filho, que conseguiu reunir assinaturas suficientes para abertura de uma CPI para investigar a triste situação do QUIPREV, regime próprio de previdência de Quixeramobim, que tem um déficit de mais de R$ 346 milhões de reais e nenhum centavo na conta corrente. Tanto que voltou a atrasar o pagamento de aposentadorias e pensões. ENVOLVENDO PESSOAS IDOSAS, CRIANÇAS, ADOLESCENTES, VIÚVAS, QUE ATÉ FOME ESTÃO PASSANDO.  O mundo não acabou em 21/12/2012, mas o QUIPREV se acabou, acabaram com o  seu dinheiro em caixa e estão acabando com o direito dos servidores. Eis depoimentos das vítimas do QUIPREV um exemplo de como NÃO DEVE SER UM REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA MUNICIPAL:


PROVIDÊNCIA ADOTADA PELA PROCAP: Gravou em vídeo depoimentos das vítimas do QUIPREV e dos membros da comissão que servirão como provas no processo de investigação que foi aberto, que fará uma auditoria no QUIPREV, como nunca antes, sobretudo para saber: ONDE ESTÁ O DINHEIRO? COMO DEIXOU DE ESTAR ONDE DEVERIA? QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS PELA SITUAÇÃO VIGENTE?! Além de buscar resolver o problema: COLOCAR EM DIA O PAGAMENTO DOS BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS EM ATRASO JUNTO COM O PROMOTOR DA COMARCA QUE TOMARÁ POSSE EM BREVE!

Presidenta do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Amontada: Hermesland
Dr. Valdecy Alves advogado do SINDSEP-Amontada


De Amontada (CE), compareceu o Sindicato dos Servidores Municipais, representado por sua presidenta Hermesland, com duas denúncias:

1) A falta de transparência na gestão do regime próprio de previdência de Amontada (CE), FMSS, que tem sérios problemas, sobretudo falta de transparência e explicação para aplicação de verbas, cujo fim nada tem a ver com o objetivo da previdência. Sem falar na falta de informações quanto ao repasse da parte patronal.

2) Atraso na folha de pagamento dos professores de Amontada, no mês de dezembro de 2012. O que é inadmissível, visto que os repasses do FUNDEB estão em dia para o Município denunciado. Que natal poderão ter professores, sem um centavo do último salário do ano no bolso???

PROVIDÊNCIAS ADOTADAS PELA PROCAP: Recebeu as denúncias via protocolo. Quanto ao  regime de previdência procederá à investigação. O SINDICATO REQUEREU UMA AUDITORIA DO TCM/PROCAP. Quanto ao atraso de salários de professores, mês de dezembro/2012, também recebeu protocolo, onde há pedido de bloqueio de verbas do FUNDEB, representação para abertura de ação criminal e por improbidade administrativa.

O MOVIMENTO SINDICAL está de olho neles, desde a Caminhada pelo Trabalho Decente realizada pela FETAMCE em agosto de 2012. Pouco importa que deixem o Poder Público, com a virada do ano, segundo a PROCAP, os responsáveis serão, inevitavelmente, responsabilizados. A VIGILÂNCIA E AS DENÚNCIAS CONTINUARÃO EM DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, DA MORALIDADE ADMINISTRATIVA, DO SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE,  DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, PELO TRABALHO DECENTE E PELA GARANTIA DO DIREITO À VIDA QUE SÓ É POSSÍVEL COM SALÁRIO E APOSENTADORIAS EM DIA - NÃO QUALQUER FORMA DE VIVER - MAS VIDA VIVIDA COM DIGNIDADE!

Related Posts with Thumbnails