VEJA DOCUMENTÁRIO SOBRE A PONTE FERROVIÁRIA DO RIO BANABUIÚ EM SENADOR POMPEU - UMA DAS MAIORES E MAIS BELAS DO NORDESTE - PEDE SOCORRO - ANTES QUE SEJA DEVORADA PELO DESCASO E PELA FERRUGEM



VEJA PEQUENO DOCUMENTÁRIO DIRIGIDO POR VALDECY ALVES - CLICANDO NO LINK ABAIXO QUE DENUNCIA  O DESCASO E A DESTRUIÇÃO DA PONTE FERROVIÁRIA DE SENADOR POMPEU: Veja pequeno documentário que demonstra o estado de degradação e de abandono em que se encontra a Ponte Ferroviária sobre o Rio Banabuiú:




UMA DAS MAIORES E MAIS BELAS PONTES FERROVIÁRIAS DO BRASIL E UMA DAS MAIS ABANDONADAS: A ponte metálica sobre o Rio Banabuiú, no Município de Senador Pompeu - Ceará - Brasil. localiza-se, no km 287 da linha férrea que liga Fortaleza ao Crato. A rede ferroviária chegou a Senador Pompeu em 02/07/1900. A Ponte é de 1906, ainda da antiga Estrada de Ferro de Baturité. É composta por seis vãos, com estrutura de treliça metálica, em que se intercalam retas e curvas formando arcos, com um comprimento total de 193 metros e vinte e cinco centímetros. Pesa centenas de toneladas. Não há soldas. Montada com estruturas de treliças rebitada e parafusada.  Tem altura de cinco metros e sessenta centímetros e largura de 05 metros. Sustentada por sapatas com alvenaria de pedra, assentadas no leito do Rio. Como se situa bem no meio da linha férrea entre a Capital do Ceará e o Cariri. Na fronteira com Pernambuco, cuja extensão totaliza 550 km, é uma das mais belas pontes, a ponto de seu interior dar uma ideia de infinito, graças a uma ilusão de ótica, em virtude da perfeita combinação de retas e curvas. 

Ponte Metálica ferroviária sobre o Rio Banabuiú - Senador Pompeu - Ceará
Fotos:Valdecy Alves    

FRUTO DA CIÊNCIA E DA ARTE - BELEZA PATRIMÔNIO HISTÓRICO A SER PRESERVADO: A ponte possibilitou a ferrovia, no começo do Século XX, ultrapassar o sertão central em sentido do centro sul e depois o cariri cearense. Permitindo a exportação de algodão de todo o interior do Ceará a partir dos portos cearenses e a distribuição de gêneros alimentícios para todo o comércio do interior cearense. Portanto fundamental para economia, que ao ser potencializada, alterou toda a realidade social, política e cultural. POR ISSO DE PROFUNDO INTERESSE CULTURAL E PATRIMÔNIO HISTÓRICO QUE NÃO PODE SER ABANDONADO NEM SE PERMITIR QUE SE REDUZA A DESTROÇOS. Patrimônio material e cultural a ser preservado.  Porém abandonado pela prefeitura do Município, pelo ]governo do Estado do Ceará e pelo Governo Federal. Vez que a política cultural de preservação da memória é muito sofrível e raquítica no Brasil. A sociedade civil terá que se mobilizar e se for o caso acionar até mesmo o Ministério Público para preservação dessa maravilha arquitetônica em pleno Sertão Central do Ceará.


                                     Uma ideia de infinitude - Física - matemática e Arte 
                                                                    Foto: Mara Paula

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!