O MOVIMENTO ESPONTÂNEO + PÃO E - CIRCO DE FORTALEZA ACABA DE FALECER- UM DOS QUE CONVOCOU O MANIFESTO DOS 80.000 EM FORTALEZA - FOI DOMADO - ABANDONOU A DEMOCRACIA PARTICIPATIVA DAS RUAS PARA IR NEGOCIAR EM NOME DO POVO - MAS OS 80.000 NÃO LHE DERAM TAL PODER! SERÁ QUE NÃO ENTENDERAM AINDA QUE ESSE PAÍS TEM DOIS TIPOS DE DEMOCRACIA - AQUELA PRATICADA PELO POVO A PARTICIPATIVA - POR EXEMPLO PROTESTAR NAS RUAS - E A DEMOCRACIA DIRETA EXERCIDA POR REPRESENTANTES SEJAM POLÍTICOS - SEJAM DIRETORES DE ASSOCIAÇÕES - UMA NÃO EXCLUI A OUTRA ! COMPLETAM-SE!

O movimento + pão e - circo debatendo como se organizar para ir dialogar com o governador
(Fotos: Khayyam Perseu/Valdecy Alves quem copiar citar a fonte)
 O movimento  + PÃO E - CIRCO, um dos que convocou o protesto dos 80.000 no dia do jogo do Brasil, equivocou-se terrivelmente nessa manhã de domingo, 23/06/2013, na Praça do Dragão do Mar, em Fortaleza (CE),  quando convocou uma reunião para debater pauta pra negociar com o Governador e como eleger representantes para participar da negociação.  NA VERDADE O GRUPO TENTA SAIR DA DEMOCRACIA PARTICIPATIVA, que é aquele exercida diretamente pelo povo, sem intermediários, para DEMOCRACIA REPRESENTATIVA, aquela exercida através de intermediários eleitos pelo povo, políticos e dirigentes de associação.   DESSE JEITO O MOVIMENTO + PÃO E - CIRCO SÓ ALCANÇARÁ A MORTE CIVIL. Pois não é mais uma coisa, nem será outra!  OU ELES ACHAM QUE AQUELAS 80.000 PESSOAS VÃO SE FILIAR NUMA ASSOCIAÇÃO QUE POR ACASO ELES VENHAM FUNDAR??? A  PARTIR DAÍ OS 80.000 VOLTAREM PRA CASA E DEIXAR  QUE ELES RESOLVAM TODOS OS PROBLEMAS CLARAMENTE PAUTADOS PELO POVO NOS PROTESTOS EM FORTALEZA E NO RESTANTE DO BRASIL- MUITOS DELES CUJA SOLUÇÃO PASSA POR BRASÍLIA- PELA UNIÃO E PELO CONGRESSO NACIONAL???

A democracia e como deve ser exercida está presente no parágrafo único do artigo 1º da Constituição brasileira:

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.

Agora que se diga, parte do grupo pão e circo, dissidente, convocou o povo para meio dia novamente está em frente ao macro. Tendo se postado contra tal reunião. 

O povo quando se manifesta usando da democracia representativa já representa a si mesmo
Aos partidos e  associações cabe fazer a parte institucional - O povo quer resposta - ação
MUITO IMPORTANTE DIZER que é preocupante como partidos e associações se incomodam com o povo nas ruas. O POVO NAS RUAS É  SINAL DE  CONSCIÊNCIA, DE DEMOCRACIA FORTE, POIS O GOVERNO ESTÁ TEMENDO O POVO, INCLUSIVE O POVO NAS RUAS PAUTANDO A AGENDA DO GOVERNO.  É o momento de partido de esquerda e associações se avaliarem, corrigirem suas falhas e começarem a fazer sua parte, para recuperar até mesmo a credibilidade. É O MOMENTO DE ACORDAREM E AGIREM AGORA ENRAIZADOS NESSE MESMO POVO DE ONDE VIERAM.  Não temam o povo, nem queiram concorrer com o povo, POIS O POVO É A BASE DE VOCÊS.O chão de que nascem. O principal. Vocês são o assessório, que se tivessem feito direito sua parte, o povo não estaria nas ruas. COMO POVO VOCÊS PRECISAM  TAMBÉM IR ÀS RUAS, AOS MOVIMENTOS. VOCÊS TAMBÉM SÃO ANTES DE TUDO POVO! Mas parem de:

1) Competir com a democracia direta;
2) Juntem-se ao movimento como povo;
3) Não tentem tirar proveito dos movimentos espontâneos;
4) Defendam o povo nas ruas. Adotem a pauta do povo;
5) Parem, os militantes de partidos que se dizem de esquerda e de associações que se dizem de esquerda,  de falar de golpe de  direita ou de fascismo. Só pode dizer uma coisa dessas que ainda não foi a uma dessas manifestações;
6) Parem de tentar segurar o povo pela mão e conduzir o povo como se fossem débeis mentais;
7) Não é papel do povo está deixando as ruas, voltar pra ver tv no sofá, e deixar na mão de quem quer seja a reivindicação de sua pauta, que é para ontem. O POVO NO EXERCÍCIO DA DEMOCRACIA DIRETA É CERTEZA DE DEMOCRACIA E DE UM FUTURO MELHOR. VOCÊS PRECISAM A PARTIR DAÍ FAZER O SEU PAPEL.

Crianças também são povo - sequer podem associar-se
A democracia direta nas ruas fortalece a democracia representativa
Chama atenção os que convocam o movimento espontâneo surpresos com a própria quantidade dos milhares que comparecem. SÃO MEDIADORES DA INTERNET COM MUITO CONHECIMENTO DE COMO USAR REDES SOCIAIS PARA MOBILIZAR. NÃO SE TRATAM DE LÍDERES POLÍTICOS OU REVOLUCIONÁRIOS, pelo menos até o momento. Mas isso é suficiente. POIS O POVO TEM VINDO.

OUTRA COISA: OS GOVERNANTES TÊM QUE TRABALHAR, SABEM PARA QUE FORAM ELEITO, JÁ VIRAM A PAUTA DO POVO. GANHAM PARA TRABALHAR! OU ENTÃO SE LEMBREM DE SUAS PROMESSAS DE CAMPANHA, QUANDO PROMETIAM O PARAÍSO! ENTÃO, AJAM! E É PRA JÁ!   NÃO VENHAM COM ESSA DE REUNIÃO PARA O POVO DIZER O QUE DEVEM E COMO FAZER! ISSO É PARA EMBROMAR! OU O POVO NÃO MAIS SAIRÁ DAS RUAS! O MOVIMENTO PASSE LIVRE TENTOU DAR UM GOLPE NA MOBILIZAÇÃO POPULAR EM SÃO PAULO, CAIU DO CAVALO! Apenas conseguiu expor sua traição!

Uma vez na rua, o povo grita palavras de ordem, leva suas faixas, seus cartazes, protesta. NÃO CABE A ESSE POVO TRANSFORMAR OS 04 OU CINCO QUE O CONVOCARAM  PELA INTERNET SEUS LÍDERES PARA IR NEGOCIAR COM QUEM QUER QUE SEJA.   QUEM DEVE COMEÇAR A FAZER ISSO É EXATAMENTE OS PARTIDOS, QUE TRAÍRAM O POVO EM SUA MAIORIA, E AS ASSOCIAÇÕES, QUE DEVERIAM SER OUTRO TIPO DE REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL, que está fracassando, por não entender a importância do seu papel institucional.  É UM FATO: há uma crise de representação. Mas o que se tem?    

1) OS PARTIDOS PERPLEXOS, sobretudo os que surgiram como esquerda, COM A VERDADEIRA ONDE DE PROTESTOS, QUE JÁ É UM FATO HISTÓRICO EM SI, que mudará a história desse país e pautará um novo comportamento dos partidos para sempre;

2) AS ASSOCIAÇÕES COM MEDO E COM CIÚME DO POVO NA RUA, quando devem se autoavaliar e fazer seu papel político, que não tem feito completamente, muitas até se corrompendo, e mudar sua postura, sobretudo as associações que se deixaram cooptar por políticos ou partidos corrompidos


Valdecy Alves defendendo o manifesto das ruas como prioridade
O povo já estabeleceu a pauta- O povo tem que ir pras ruas
Os governantes - parlamentares -- associações que resolvam e apresentem a solução
CONCLUSÃO:  O povo não precisou de reunião para ir à rua protestar. O povo quando age de forma direta, exercendo a democracia participativa, mostra sua pauta clara e não precisa de representantes. Já é um fim em si mesmo, como poder originário.  ATÉ PORQUE O QUE MAIS TEM NO BRASIL É PARTIDO E ASSOCIAÇÕES, que precisam ser purificados e  expurgados através do voto dos votantes. O POVO, basicamente, reivindica direitos fundamentais, todos na Constituição Federal. O POVO não está contra democracia, mas que a democracia, sobretudo a representativa,  também seja fortalecida, exercida com ética, QUE A REPRESENTAÇÃO POLÍTICA AJA CONFORME SEU DISCURSO E COMO MANDA A CONSTITUIÇÃO FEDERAL. SEM CORRUPÇÃO. Cobra também ética da imprensa. Defende a liberdade de manifestação sem repressão e a efetivação de direitos sociais e econômicos universais e fundamentais.  

ACORDEM PARTIDOS E ASSOCIAÇÕES, SOBRETUDO QUE AINDA SÃO DE ESQUERDA, SE AUTOAVALIEM,  OU SERÃO ATROPELADOS PELO POVO QUE QUEREM DOMAR, QUE NÃO VOLTARÁ SÓ PARA O SOFÁ, PRA TV E PRA INTERNET, O POVO QUE É PODER, SABE QUE É PODER, SABE COMO DEVE SER EXERCIDO O PODER.  NÃO SUBESTIMEM O POVO OU PERDERÃO O BONDE DA HISTÓRIA E DE FAZEREM SEU RELEVANTE PAPEL SOCIAL, TÃO NECESSÁRIO NUMA DEMOCRACIA. E DESTA VEZ COM ESSE GRANDE FISCAL NAS RUAS: O POVO BRASILEIRO! RAZÃO DE SER DA CONSTITUIÇÃO E DA EXISTÊNCIA DO PRÓPRIO ESTADO BRASILEIRO.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!