GARIS DO RIO DE JANEIRO FAZEM GREVE NO CARNAVAL - SAEM VITORIOSOS E DÃO VÁRIAS LIÇÕES DE LUTA E DE ORGANIZAÇÃO PARA TODOS OS TRABALHADORES DO BRASIL - A CIDADANIA VENCEU O CIRCO!

Painel que mostra a luta dos garis do Rio de Janeiro - Vitoriosos numa greve no carnaval
Fotos: vários autores- pesquisadas no Google
UMA GREVE QUE CHAMOU ATENÇÃO DE TODO O BRASIL E UM EXEMPLO DE CIDADANIA PARA O MUNDO - O LIXO - O LUXO E A VITÓRIA: foi uma surpresa para todos a GREVE DOS GARIS DO RIO DE JANEIRO em pleno carnaval de 2014. Greve divulgada, reprimida, traída, perseguida, caluniada, julgada ilegal, radical... e o mais importante: VITORIOSA. Os garis conseguiram:

....A categoria dos garis do Rio de Janeiro obteve aumento salarial de 37% – de 803 reais para 1.100 reais mensais –  e elevação do vale-refeição para 20 reais por dia, entre outros pontos vitoriosos!


PRIMEIRA LIÇÃO: quando uma categoria vai à luta com firmeza, confia em si, planeja bem, une-se e transforma a indignação em luta; VENCE! A luta pelo direito impõe como a verdade a verdade dos trabalhadores quando entendem sua força e não recua perante toda opressão;

SEGUNDA LIÇÃO: a categoria é soberana, não a direção do Sindicato. Estranhamente a direção do  Sindicato dos Empregados de Empresas de Asseio e Conservação do município do Rio de Janeiro fez acordo com a prefeitura do Rio de janeiro, que não foi aceito pela categoria. A VONTADE DA CATEGORIA É SOBERANA E MAIOR. DEVENDO PREVALECER E PREVALECEU. A CATEGORIA ATROPELOU A DIREÇÃO VENDIDA E PELEGA!  O poder de representação da direção não é maior que o poder da categoria representar-se. LOGO, TODA DIREÇÃO PELEGA QUE TRAI A CATEGORIA DEVE-SE LEMBRAR QUE PODER MAIOR É DA CATEGORIA. E TODA CATEGORIA TEM QUE SABER DISSO. Pois o poder de representação é derivado e o poder da categoria é originário. É a força primeira que tudo legitima e tudo pode;

TERCEIRA LIÇÃO: garis trabalham com lixo, ´serviço essencial por excelência. A greve foi julgada ilegal. MAS OS GARIS SABIAM QUE SUA DIGNIDADE, O DIREITO AO SALÁRIO JUSTO, O DIREITO À VALORIZAÇÃO... seu direito à vida e com dignidade não podem justificar a exploração. E SE MANTIVERAM NA LUTA, MESMO COM TODA ACUSAÇÃO QUE A GREVE ERA SÓ DE UMA MINORIA; QUE ERA UMA GREVE POLÍTICA; OCORRENDO DEMISSÃO, DIFAMAÇÃO E AMEAÇAS DE TODA ORDEM... PERSEVERAR! OUTRA GRANDE LIÇÃO.  

Um exemplo para todos os professores e demais servidores públicos do Brasil

Havia um professor com um cartaz dizendo: VIM APRENDER COM OS GARIS. Que todos professores do Brasil, que estão tendo o direito ao piso legal violado, o direito a 1/3 extraclasse e o direito à carreira violado, aprendam e sigam o exemplo, Bem como servidores da saúde e de todas as áreas do Poder Público Federal, Estadual e Municipal;

QUARTA LIÇÃO: O Poder Judiciário precisa parar de julgar greves ilegais e resolver os conflitos grevistas como intermediador de negociação. POIS RESOLVE E PACIFICA O CONFLITO. Não é solução declarar greve ilegal, colocando um direito acima do outro, ignorando as causas de uma greve, que geralmente são violações de direitos tão sagrados quanto o direito que uma greve possa atingir. QUE TODO JUIZ SIGA O EXEMPLO E RESOLVA GREVE COM NEGOCIAÇÕES, NEM QUE SEJAM VÁRIAS AUDIÊNCIAS. Não é justiça a garantia de um direito coletivo com violação gravíssima de direitos fundamentais de trabalhadores essenciais à sua própria dignidade humana;

QUINTA LIÇÃO: O Poder Executivo, no caso do Rio de Janeiro, a prefeitura, NÃO PODE TUDO. Logo nenhum prefeito do Brasil, nenhum governador podem tudo. FICA A LIÇÃO PARA QUE  PREFEITOS E GOVERNADORES SEJAM MAIS HUMILDES E TENHAM MAIS RESPEITO COM OS TRABALHADORES. O prefeito do Rio de Janeiro além de todo abuso foi filmado jogando lixo na rua. QUE MAU EXEMPLO! Ficou claro que mesmo quando acham que podem tudo, mesmo comprando direção de sindicatos, que não podem tudo! NA VERDADE CONTRA O POVO OU CONTRA UMA CATEGORIA COMPACTA EM SUA LUTA, PODEM MUITO POUCO!

CONCLUSÃO: O melhor do carnaval do Rio de Janeiro em 2014 não foi a festa, nem o brilho das fantasias. MAS A LUTA REAL,O LIXO LADO A LADO COM O LUXO e a lição de cidadania e dignidade que os garis deram a todos os trabalhadores do Brasil e do mundo! A cidadania venceu o circo!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!