CARTA ABERTA AOS DELEGADOS DO VIII CONGRESSO DA FETAMCE - TEMA: Servidores Municipais Consolidando a Democracia - Ano 2014
Caminhadas da Fetamce nos Últimos Anos pelas ruas de Fortaleza Fotos: Acervo Dr. Valdecy Alves |
O
PORQUÊ DE ESCREVER A PRESENTE CARTA: Senhores Delegados e
Senhoras Delegadas do VIII Congresso Estadual da FETAMCE,
considerando que sou assessor jurídico da Fetamce desde o ano 2000, quando a
entidade ainda estava no início e tinha pouco mais de 20 sindicatos filiados,
tendo acompanhando toda sua história nos últimos 14 anos, acompanhando grandes
lutas federais e estaduais, acompanhando questões específicas como liberdade
sindical, salário mínimo, implementação da lei do piso, ADI”s, previdência,
ataques da CSPB e CNTE à Fetamce, inúmeros dissídios de greve... entre tantos outros
fatos supra municipais, interestaduais, federais... além de estar atento a todo contexto
político, social, econômico, jurídico, social, histórico, cultural... sinto-me
no dever de contribuir para o debate que ocorrerá no VIII Congresso da Fetamce,
sobretudo quando o lema do evento é “SERVIDORES MUNICIPAIS CONSOLIDANDO A DEMORACIA! ”
Onde todos podem e devem ter voz e vez. SINTO-ME NO DEVER DE ESCREVER A PRESENTE CARTA, QUE EM NADA ATRAPALHA E BUSCA SER UMA SINGELA CONTRIBUIÇÃO. Conforme matéria no site da Fetamce, o VIII Congresso tratará dos seguintes eixos:
-
Os rumos da organização
sindical;
-
As metas para o próximo
triênio;
-
Fortalecer a defesa dos
direitos dos trabalhadores, atacados;
-
Reforçando a luta em torno da
valorização salarial;
-
Da adoção das metas para o
Trabalho Decente;
- Ampliar a defesa por municípios
éticos e democráticos;
- Enfrentando o patrimonialismo que
ainda resiste no Ceará;
- Fortalecer
a organização sindical, especialmente a dos trabalhadores do serviço público
municipal;
- Potencializar
a agenda pela igualdade de oportunidades no serviço público
- Com
metas específicas para gênero, raça e etnia, geração e diversidade sexual.
ENTENDENDO
DEMOCRACIA TAMBÉM COMO DEVER DE PARTICIPAR E DIREITO DE SER ACESSADO E OUVIDO,
SOB PENA DE DEMOCRACIA SER TRANSFORMADA APENAS NUMA PALAVRA VÃ E NUMA UTOPIA.
Assim, escrevo a presente Carta a Vossas
Senhorias, alicerçado no Estatuto da Fetamce e nos princípios mais sagrados,
tanto da Constituição Federal, como dos principiais tratados internacionais
ratificados pelo Brasil, que protegem direitos humanos fundamentais e
universais, garantidores das liberdades civis, das liberdades políticas e
garantem dignidade da pessoa humana. SOBRETUDO ESTRIBADO NA LIBERDADE DE PENSAMENTO E NA LIBERDADE DE EXPRESSÃO. Liberdades universalizadas desde o advento da Revolução Francesa, que derrotou sobretudo o absolutismo, que é a negação da democracia de forma mais radical.
Tudo
dentro de um contexto onde A DEMOCRACIA BRASILEIRA FERVE, APERFEIÇOANDO-SE
NESSE CALDEIRÃO DE FATOS QUE PARECE O CAOS, MAS QUE, NA VERDADE, É UM BERÇÁRIO
DO NASCIMENTO POLÍTICO E SOCIAL DE UMA NOVA DEMOCRACIA BRASILEIRA. AFUNILANDO O
TEXTO PARA: QUAL É O PAPEL DO MOVIMENTO SINDICAL DO SETOR PÚBLICO MUNICIPAL
NESSE CONTEXTO DE TRANSFORMAÇÃO E DE DESAFIOS EM QUE HÁ RETROCESSOS NAS
VIOLAÇÕES A DIREITOS DOS MUNICIPAIS? COMO EM TAL REALIDADE ENCONTRAR MEIOS PARA FORTALECER TANTO A DEMOCRACIA INTERNA EM CADA SINDICATO, NA FETAMCE, ASSIM FORTALECENDO TAMBÉM A DEMOCRACIA MUNICIPAL, ESTADUAL E NACIONAL?
QUE SE DIGA, QUE A FEBRE DEMOCRÁTICA É BEM-VINDA E NECESSÁRIA. PORQUE O POVO NA RUA. OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA RUA. SÃO SINÔNIMOS DE FORTALECIMENTO DE DEMOCRACIA, NA MEDIDA EM QUE O POVO É O PODER ORIGINÁRIO E FONTE DE TODO O PODER. E QUEM TEME, E QUEM REPRIME O POVO, É PORQUE PERDEU TODA NOÇÃO DO QUE SEJA DEMOCRACIA E PODER POPULAR. OU MESMO PODE SER UM USURPADOR DO PODER, QUE O POVO QUER DE VOLTA!
QUE SE DIGA, QUE A FEBRE DEMOCRÁTICA É BEM-VINDA E NECESSÁRIA. PORQUE O POVO NA RUA. OS MOVIMENTOS SOCIAIS NA RUA. SÃO SINÔNIMOS DE FORTALECIMENTO DE DEMOCRACIA, NA MEDIDA EM QUE O POVO É O PODER ORIGINÁRIO E FONTE DE TODO O PODER. E QUEM TEME, E QUEM REPRIME O POVO, É PORQUE PERDEU TODA NOÇÃO DO QUE SEJA DEMOCRACIA E PODER POPULAR. OU MESMO PODE SER UM USURPADOR DO PODER, QUE O POVO QUER DE VOLTA!
Importante destacar, ainda, que democracia forte só pode ser aquela em que cada indivíduo seja individualmente
democrata. Sendo democrata na associação civil ou sindical de que participe,
sendo democrata em seu partido ou nos movimentos sociais alternativos de que
participe. Assim, cada um sabendo o que é democracia e sendo democrata, lógico,
que por consequência o todo chamado Brasil será uma grande, poderosa e forte democracia. Pois a democracia é uma construção coletiva que começa da base da pirâmide. DEMOCRACIA NÃO PODE SER APENAS UMA PALAVRA QUE SE CUSPA E QUE NÃO
SEJA FRUTO DA COMPREENSÃO DO QUE SEJA. DEVE SER FRUTO DO PLANEJAMENTO, SEGUIDA DA AÇÃO DE CADA UM, NO DIA A DIA, COMO CIDADÃO E COMO CIDADÃ. É ASSIM E SÓ ASSIM QUE SE
CONSTRÓI, APERFEIÇOA-SE E PODE-SE FORTALECER A DEMOCRACIA DA BASE ATÉ O TOPO DA PIRÂMIDE NACIONAL.
ENQUANTO ISSO EM 2012 - VÍDEO-SERVIDORES MUNICIPAIS NA RUA:
A DEMOCRACIA
NA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA Fundamental, que cada brasileiro,
que cada delegado, que cada delegada do VIII Congresso da Fetamce possa conhecer o que está escrito no
preâmbulo, na abertura da Constituição Brasileira, que é o texto que antecede o artigo 1º, sobre a nação brasileira optar pela democracia:
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em
Assembleia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado
a assegurar o exercício dos direitos sociais e
individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a
igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem
preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e
internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a
proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
A
Constituição Federal pode ser acessada na íntegra no link abaixo:
Portanto,
do próprio preâmbulo acima pode-se extrair os mais fortes princípios
democráticos e republicanos adotados pelo Brasil como Estado Soberano,
merecendo destaque os 07 principais pontos abaixo:
PRIMEIRO: Que o Brasil
adotou o Estado Democrático de Direito, que é aquele que tem UMA CONSTITUIÇÃO,
que exige que todo e qualquer ato dos poderes políticos e normas aprovadas pelo parlamento
estejam de acordo com os princípios constitucionais, sob pena de nulidade.
PORTANTO PREVALECE A VONTADE DA LEI, NÃO A VONTADE DA AUTORIDADE. SENDO A LEI
MAIOR A CONSTITUIÇÃO. O QUE FOR INCONSTITUCIONAL É NULO;
SEGUNDO:
Até mesmo a estrutura do Estado é aquela contida na Constituição, Lei Maior.
Carta Magna. DEIXANDO CLARA A DIVISÃO DOS PODERES: Executivo, Legislativo e
Judiciário. Onde não há divisão de poderes tem-se uma ditadura absolutista. A Constituição coloca o humanismo acima do patrimonialismo, isto é, o ser
humano é o fim, não a propriedade;
TERCEIRO:
Declara que toda fonte de poder É O POVO.
Assim, pode-se até deixar de ser servidor, mas a qualidade de povo é inerente a
qualquer brasileiro ou brasileira em gozo dos seus direitos civis e políticos. Pois
na Constituição consta que todo poder emana do povo e em nome do povo é
exercido (§ único do art. 1º), além de deixar claro que a democracia no Brasil
é representativa e pode ser exercida também diretamente, com a participação
popular, isto é, há dois tipos de democracia: a) representativa (eleições
quando
se elegem representantes) e b) participativa (referendo,
plebiscito, referendo, projeto popular, vetor popular, ação popular, etc);
QUARTO:
Uma vez adotando uma constituição, nela se declaram os PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
(art. 1º). Dentre eles, dois que muito
interessam aos delegados e delegadas do VIII Congresso, na qualidade de
lideranças sindicais:
1) A cidadania e
2)
A dignidade da pessoa humana;
QUINTO:
Estipula os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, que se
traduz nos objetivos do Estado Brasileiro, a saber: A União, Estados da
Federação (dentre eles o Ceará) e todos os municípios brasileiros, sempre com
os 03 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. POIS A DIVISÃO DOS PODERES SÃO PRESSUPOSTOS BÁSICOS DE UMA
DEMOCRACIA. Objetivos previstos no artigo 3ºe incisos da Lei Maior, que é a
Constituição Brasileira. O que quer dizer que qualquer ato de um governante, de
um parlamentar ou de um juiz não pode destoar dos objetivos da República, nem
contrariá-los, sob penas de nulidade, ei-los de forma genérica: agir
sempre para construção de uma sociedade livre, justa, solidária; para erradicar
a pobreza, a marginalização, para reduzir as desigualdades sociais; para
promover o bem de todos, combatendo toda forma de preconceito e discriminação...
(art. 3º), tudo pode ser resumido que a JUSTIÇA SOCIAL É SEU GRANDE OBJETIVO,
sendo as enumerações exemplos de como atingir tal meta;
SEXTO:
Fixa quais são os direitos fundamentais,
dotando-os de máxima efetividade, que significa que prevalecem sobre qualquer
outro direito, pois são fundamentos da República. Por serem direitos
sem os quais não se pode definir um povo como civilizado, por serem direitos
mínimos, inerentes ao ser humano, para que se tenha dignidade humana. Tais
direitos fixados no artigo 5º da Constituição Federal, estendendo-se até o
artigo 17. Grande parte dizendo respeito as liberdades e outros à igualdade.
Sendo a maioria deles direitos humanos também universais, contidos na
Declaração Universal dos Direitos Humanos. Muitos deles direitos conquistados
pelo movimento sindical no seio da Revolução Industrial. Sobretudo o direito à
igualdade, em que estão imiscuídos os direitos sociais dos trabalhadores,
citando três entre os principais: direito ao trabalho com justo salário, direito à
previdência social, liberdade sindical e tantos outros direitos sociais contidos no artigo 7º,
estendidos aos servidores públicos, como: direito
ao salário mínimo, 13º, adicional noturno, jornada de trabalho, hora extra,
férias, licença maternidade, isonomia....
SÉTIMO:
coloca à disposição de qualquer um do povo AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS (mandado
de segurança, devido processo legal, direito à defesa, direito de petição, ação
popular, contraditório...), que são ferramentas capazes de
combater violações a direitos fundamentais e dar eficácia aos princípios e
direitos fundamentais da Constituição, que são dotados de máxima efetividade.
Do contrário uma Constituição não passaria de uma carta de intenção política
sem eficácia nenhuma. A CONSTITUIÇÃO, ASSIM, TEM EFICÁCIA JURÍDICA, FUNDAMENTAL
PARA EFETIVAÇÃO DA PRÓPRIA DEMOCRACIA.
Dentro
dos direitos fundamentais, no artigo 8º e incisos, disciplina a liberdade
sindical. Merecendo destaque que o artigo 9º trata do direito de greve; o
artigo 10º prevê o direito à participação dos trabalhadores nos debates que
digam respeito aos seus direitos profissionais e previdenciários, quando houver
deliberação e o artigo 11, trata do direito à representação por delegado, onde
existam mais de 200 trabalhadores. Uma espécie de célula sindical.
Todavia,
a Lei Maior declara que cabe ao MOVIMENTO SINDICAL a prerrogativa de
representar e substituir processualmente os trabalhadores, na defesa dos seus interesses
individuais ou coletivos, que tem como principal ponto a defesa dos direitos
sociais e fundamentais dos filiados, seja atuando judicial ou
extrajudicialmente. Prevendo ainda que em toda negociação deve ter um
sindicato, o custeio dos sindicatos em todos os níveis, bem como proteção aos
dirigentes sindicais. Restando claro como o movimento sindical no setor público
tem tudo a ver com direitos fundamentais da Constituição. O quanto são atores
sociais essenciais à democracia e à efetivação dos direitos mais importantes,
inerentes à própria dignidade da pessoa humana. NÃO HÁ DEMOCRACIA FORTE ONDE OS SINDICATOS SÃO FRACOS E NÃO DESEMPENHAM MINIMAMENTE O SEU PAPEL SOCIAL E JURÍDICO. Lembrando por fim, que é
através dos servidores municipais, que muitos direitos fundamentais
efetivam-se, pois são os servidores as mãos que executam toda a política
pública: Saúde (auxiliares de enfermagem,
motoristas, auxiliar de serviços gerais, radiologistas, recepcionistas,
médicos, enfermeiros...) Educação (profissionais
do magistério do ensino fundamental, secretário escolar, agentes
administrativo, vigias, merendeiras, auxiliar de serviços geria, etc.)
Segurança (guardas municipais, guardas vidas,
agentes de trânsito, vigias, etc.) Cultura, Esporte, etc.
PORTANTO
O TEMA DO CONGRESSO: SERVIDORES MUNICIPAIS FORTALECENDO A DEMOCRACIA - TEM TUDO A VER:
pois dentro de um estado constitucional, dentro de um estado democrático de
direito, cabe aos sindicatos, de todos os níveis: sindicatos (1º grau),
federações (2º grau) confederações (3º grau) e centrais sindicais serem atores sociais fiéis aos princípios democráticos, aos associados e, sobretudo, à Constituição, que impõe a autonomia sindical, dando garantias aos
dirigentes sindicais. TUDO PARA ATUAR DENTRO
DO JOGO DEMOCRÁTICO NA DEFESA DE PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS QUE PREVEEM
DIREITOS DOS SERVIDORES PÚBLICOS, INERENTES À DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, QUE
TÊM CARÁTER DE DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E FUNDAMENTAIS. COMO FORMA DE
VALORIZAÇÃO, PARA QUE TAIS SERVIDORES EXECUTEM O SERVIÇO PÚBLICO COM QUALIDADE,
EFETIVANDO ASSIM DIREITOS FUNDAMENTAIS DA SOCIEDADE, ATRAVÉS DE POLÍTICAS
PÚBLICAS DE QUALIDADE. POR TUDO ISSO A
LEALDADE E A FIDELIDADE DO MOVIMENTO SINDICAL AOS SEUS FILIADOS, AOS SEUS
REPRESENTADOS, À SOCIEDADE TEM QUE SER COMO UM DOGMA. NÃO PODENDO SER TRAÍDOS JAMAIS. POIS
SE TAL ACONTECER, NO VAREJO OS SERVIDORES SE SENTIRÃO DECEPCIONADOS E NO
ATACADO, A PRÓPRIA DEMOCRACIA ESTARÁ SENDO ENFRAQUECIDA E A CONSTITUIÇÃO
RASGADA.
O ESTATUTO DA FETAMCE
E
A CONSTITUIÇÃO FEDERAL
Sugiro que leiam os
seguintes artigos do Estatuto da Fetamce: 2º, 3º, 6º, 7º, 14º, 15º, 17º, 21º,
23 º e 26º. Verão que tem tudo a ver com a Constituição, com os direitos
sociais e fundamentais. Inerentes ao Estado Democrático de Direito. Sendo um reflexo dos mais importantes princípios que
repousam na Constituição e neles alicerçado. O Estatuto da Fetamce pode ser
acessado, bastando clicar no link do site da Fetamce abaixo:
Caminhadas e Marchas da Fetamce e Sindicatos nos Últimos Anos Acervo: Valdecy Alves |
OS MAIS
IMPORTANTES OBJETIVOS DO VIII CONGRESSO DA FETAMCE ENCONTRAM ALICERCE NOS PRINCÍPIOS E NOS DIREITOS
FUNDAMENTAIS DA CONSTITUIÇÃO
Assim, quando se coloca
a pauta do VIII Congresso da FETAMCE e cruzando a pauta com a Constituição fica
fácil deixar cristalino qual o papel de cada delegado e delegada no Congresso quanto a fortalecer a democracia em todas as direções. Sendo o objetivo de tal carta, facilitar e tornar cristalino tal
entendimento, que depois do entendimento, resulte em inúmeras ideias a partir da realidade e dos problemas da base de cada um, seguidas de ações
livres, que devem ser tomadas sem qualquer temor e hesitação, que representarão
a efetivação da própria democracia. QUE REPRESENTEM A PRÓPRIA MATERIALIZAÇÃO
DOS MAIS IMPORTANTES PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS, DIREITOS HUMANOS UNIVERSAIS E OS
OBJETIVOS DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL, QUE EM OUTUBRO DE 2013, COMPLETOU 25 ANOS DE
EXISTÊNCIA, QUE SÃO TAMBÉM 25 ANOS DE VIOLAÇÃO, POIS O PODER POLÍTICO
(governantes e parlamentares) AINDA LUTAM PARA QUE A VONTADE DELES SEJA MAIOR
QUE OS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS AOS QUAIS ELES DEVERIAM SER FIEIS E
OBEDIENTES, SOB PENA DE VOLTAR-SE AO ABSOLUTISMO MEDIEVAL. NÃO PODE HAVER MAIOR EXEMPLO DE VIOLAÇÃO À DEMOCRACIA QUE O TRISTE PAPEL DA MAIORIA DOS VEREADORES NAS CÂMARAS MUNICIPAIS DO CEARÁ. NÃO PODE HAVER MAIOR EXEMPLO DE DESRESPEITO À LEGALIDADE QUE A VIOLAÇÃO À LEI DO PISO POR PREFEITOS, GOVERNADORES e MEC. E quando se viola a lei, a democracia fraqueja!
Eis então o que está
nas mãos dos delegados e delegadas do Congresso, verdadeiros agentes da
democracia e construtores capazes de tornar real o que repousa como princípios
e objetivos na Lei Maior do Brasil. São operários da própria República, na
qualidade de lideranças sindicais, representando milhares de sofridos
servidores municipais em cada Município cearense. Cada delegado, cada delegada
é um átomo desse universo chamado Fetamce. Todos formam a Fetamce. Formando sua instância mais forte e soberana, O CONGRESSO, que deve decidir o destino, metas, objetivos, ações que devem ser implementadas
nos próximos 03 anos e que mudem para melhor a vida do servidor, tornando reais
sagrados direitos que repousam na Constituição Federal do Brasil. Fortalecer a democracia num Congresso eficaz é aprovar todas as diretrizes frutos do intenso debate com a maior participação possível, onde todos os problemas sejam contemplados, analisados, soluções propostas e metas fixadas. POR TODOS. A PARTIR DO DEBETE DIALÉTICO ONDE TODOS PARTICIPEM NÃO SÓ COM A PRESENÇA, MAS SOBRETUDO COM IDEIAS, ARGUMENTOS, CONVENCIMENTO, VOTO LIVRE E BEM FUNDAMENTADO COLOCANDO OS INTERESSES DOS SERVIDORES MUNICIPAIS ACIMA DE TUDO.
ABAIXO MAIS UM VÍDEO COM OS MUNICIPAIS PROTESTANDO NAS RUAS:
Clique no meio da imagem e veja o vídeo
Assim, a partir da pauta do VIII Congresso e
do seu lema, fica fácil fazer uma verdadeira costura com os princípios
constitucionais. Abaixo, então, a pauta do VIII Congresso da Fetamce comentada,
à luz da Carta Magna seguida de sugestões, pois fortalecer a democracia, ANTES
DE TUDO, é agir pelo respeito e pela efetivação dos direitos fundamentais
contidos na Constituição Republicana:
- Os Rumos da Organização Sindical realmente
precisam ser debatidos e claramente definidos. Lembrando que servidores
públicos só vieram ter direito a criar seus sindicatos a partir de 1988, graças
à atual Constituição Federal. Assim aprendendo na luta e escrevendo a história
dos municipais. Devendo ser corrigido qualquer erro ou equívoco na caminhada do
movimento sindical no setor público. Em alguns lugares querem confundir a
atividade sindical com a de oposição política. Noutros, pelo fato de dirigentes
serem filiados a partidos que estão no poder municipal, querem transformar
sindicatos em braços de partidos, anulando a própria entidade, que pode sofrer
um lento processo de corrosão e pelegagem. NENHUMA COISA, NEM OUTRA. O papel do
Sindicato está no estatuto sindical e na Constituição. Tem que ser livre,
autônomo e defender sempre, pouco importando a política partidária, a
manutenção, implementação e ampliação dos direitos sociais e fundamentais dos
servidores. Até porque já ficou claro que não há governante que seja bom
patrão, pelo simples fato de ser de esquerda. Da direita se espera tudo de
ruim. A gestão da Luizianne Lins em Fortaleza foi um trauma para professores, a
exemplo do Carlos Felipe em Crateús. O mesmo se diga do ex-prefeito de
Amontada, do atual prefeito de Miraíma, de Pentecoste e de Redenção. Todos de
partidos de esquerda. Foi exatamente onde os professores fizeram as greves mais
duradouras e radicais. Em que o direito ao mísero salário mínimo foi mais
radicalmente violado e houve maior resistência para implementá-lo.
- As Metas
do Grupo para o Próximo Triênio - Fundamental
cada delegado e delegada não se esquecer que uma assembleia, no caso em forma
de Congresso, não é convocada para homologar nada que esteja pronto e acabado. SE
TAL ACONTECER ISSO NÃO É DEMOCRACIA. As teses, os projetos são para debates, para servir de guias para o debate, devendo sofrer alterações ou até total rejeição. POIS ASSIM, SOMENTE ASSIM, será possível realmente estabelecer as metas mais
antenadas com os anseios mais urgentes da categoria. É preciso trazer uma
tempestade de ideias, uma tempestade de como e quando implementá-las. DEMOCRACIA
É PENSAR, É PARTICIPAR, É DIVERGIR, É ESTABELECER AÇÕES QUE TRANSFORMEM A
REALIDADE, O QUANDO E O COMO AGIR, DEPOIS AVALIAR SE OS OBJETIVOS FORAM
ALCANÇADOS. E TUDO PARA TRANSFORMAR.
Por isso seria ideal um
congresso a cada ano, para que o congresso não tenha caráter apenas eleitoral,
colocando questões fundamentais como periféricas. A cada ano avaliaria se as
metas foram atingidas, corrigiria os erros, faria ajustes. Cabendo à Direção
Executiva, nos termos do artigo 26 A, do Estatuto da Fetamce, executar todas as
metas fixadas pelo Congresso. POR ISSO O NOME DIREÇÃO EXECUTIVA. Se a partir da necessidade dos servidores das
bases dos delegados e delegadas, forem levantados os principais problemas, violações,
debater quais são as prioridades, formas de agir e um cronograma de ações, as
metas fixadas para serem executadas pela Direção Executiva estarão em plena
sintonia com a necessidade da categoria. É ASSIM, DE BAIXO PARA CIMA, QUE
REALMENTE SERÁ MAIS AINDA FORTALECIDA A DEMOCRACIA NA ALMA DA FETAMCE. QUE ASSIM SERÁ MAIS FORTE. FAZER COM QUE ELA DA
MELHOR FORMA POSSÍVEL MATERIALIZE SEUS OBJETIVOS ESTATUTÁRIOS E CONSTITUCIONAIS
COM O MÁXIMO DE DEMOCRACIA POSSÍVEL.
- Fortalecer
a defesa dos direitos dos trabalhadores atacados esse fortalecimento se faz urgente. Pois
nas bases, em cada Município, as violações aumentaram em quantidade e com mais
eficácia por parte dos prefeitos. Ocorrendo alguns retrocessos. Que se diga que
geralmente os prefeitos agem com apoio da maioria dos vereadores das Câmaras
Municipais, pois o parlamento municipal não tem autonomia. Comporta-se como
anexo da prefeitura. Podem-se citar 07 dos exemplos mais comuns e escabrosos na maioria dos municípios
cearenses de direitos atualmente sob cerrado e covarde ataque:
1)
SALÁRIO MÍNIMO: direito que continua sendo violado por
muitos municípios. Nos tempos atuais muitos municípios só reajustam o salário mínimo em
março, abril, junho... e sem pagar retroativo. Alguns municípios nem quando a
Justiça manda pagar o mínimo obedecem. URGE-SE VOLTAR A DEFENDER DE FORMA
RADICAL O DIREITO AO SALÁRIO MÍNIMO COM METAS ESTADUAIS.
2)
PLANO DE CARREIRA PARA TODOS: violado por todos os
municípios. A maioria não tem plano de carreira nem da saúde, nem para os
servidores da carreira técnico-administrativa.
Por imposição de normas federais todos os municípios tiveram que elaborar
plano de carreira para os profissionais do magistério. Aprovaram planos
medíocres, que a maioria não implementa e ano a ano piora. O movimento sindical
no setor público municipal precisa levantar como está a situação em cada
município e ser mais eficaz nessa luta. Questão em que a Fetamce pode ser
fundamental. PELO APERFEIÇOAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS PLANOS DE CARREIRA PARA TODOS.
3) RETIRADA DE ANUÊNIO E LICENÇA PRÊMIO - OUTROS: muitos municípios estão
reformando suas leis orgânicas e estatutos dos servidores, com o único objetivo
de retirar direitos dos servidores, alguns jamais concedidos, como anuênio e
licença prêmio. Necessário dar um basta nisso.
4) IMPLEMENTAÇÃO DA LEI DO PISO: situação muito complexa. Tem
prevalecido o piso pirata do MEC mesmo a formula da lei do piso estando valendo
e confirmada pelo STF. Por que não somos capazes de implementar os 03 pontos
fundamentais da lei do piso:
1) O Piso Nacional Legal e como base da Carreira refletindo sempre que reajustado automática e anualmente no piso de todas as classes;
2) Implementação de 1/3 extraclasse para estudo, avaliação e planejamento e
3) reajuste anual e pelo valor aluno, prevalecendo a fórmula contida no artigo 5º da Lei do Piso.
Caminhadas ou marchas para depois dispersar-se em praças já se mostraram caras e inúteis. Se houver novas caminhadas ou marchas, que findem em frente ao Ministério Público Federal, que pode investigar desvios do FUNDEB ou em frente à PROCAP que pode abrir inquéritos policiais contra prefeitos violadores. SE FOR O CASO FAZER VIGÍLIAS EM FRENTE A TAIS INSTITUIÇÕES.
O PROFESSOR PODE-DEVE IMPLEMENTAR 1/3 EXTRACLASSE - ESTÁ NA LEI:
1) O Piso Nacional Legal e como base da Carreira refletindo sempre que reajustado automática e anualmente no piso de todas as classes;
2) Implementação de 1/3 extraclasse para estudo, avaliação e planejamento e
3) reajuste anual e pelo valor aluno, prevalecendo a fórmula contida no artigo 5º da Lei do Piso.
Caminhadas ou marchas para depois dispersar-se em praças já se mostraram caras e inúteis. Se houver novas caminhadas ou marchas, que findem em frente ao Ministério Público Federal, que pode investigar desvios do FUNDEB ou em frente à PROCAP que pode abrir inquéritos policiais contra prefeitos violadores. SE FOR O CASO FAZER VIGÍLIAS EM FRENTE A TAIS INSTITUIÇÕES.
O PROFESSOR PODE-DEVE IMPLEMENTAR 1/3 EXTRACLASSE - ESTÁ NA LEI:
Clique no meio da imagem e veja o vídeo
5)
PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES: tanto faz, atualmente, ser o
regime próprio de previdência quanto o regime geral de previdência. Ambos
atacados por prefeitos. Os regimes próprios verdadeiros absurdos. Mal
administrados, sem transparência, discriminando quando da concessão de
benefícios, demorando conceder, mau atendimento, apropriação indébita da contribuição
dos servidores, não repasse da parte patronal, negando participação da
categoria na fiscalização e nos conselhos, com rombos atuariais fatais,
antidemocráticos, falidos. Já quanto ao regime geral, não repasse da
contribuição do servidor, nem da parte patronal para o INSS. O que causa sérios
prejuízos quando o servidor ou servidora requerem benefícios previdenciários
junto ao INSS, faltando tempo de contribuição. Quando se pega o CNIS,
percebe-se que faltam meses e meses de contribuição, quando não anos inteiros.
Sem falar que quando os municípios são obrigados a parcelar os débitos com o
INSS usam o pagamento do parcelamento para justificarem que não têm dinheiro
para conceder os reajustes constitucionais, punindo o servidor duas vezes,
quando tem desviado sua previdência, que vai causar prejuízos previdenciários,
quando por tal desvio e parcelamento, dizerem que falta dinheiro e justificarem
violação a direitos, sendo a negação de reajuste salarial e concessão da progressão na carreira os mais comuns.
Clique no meio da imagem e veja o vídeo
NÃO TEMOS SIDO CAPAZES
DE REALMENTE FAZER UM TRABALHO EFICAZ EM DEFESA DOS DIREITOS PREVIDENCIÁRIOS
DOS SERVIDORES MUNICIPAIS. NECESSÁRIO ESTABELECER METAS URGENTES E TERMOS
EFICÁCIA NA DEFESA DE TÃO IMPORTANTE DIREITO SOCIAL. POR ENQUANTO ESTAMOS NA
POEIRA. Proteger o direito previdenciário tem que ser mais que uma frase, TEM
QUE SER UMA PRIORIDADE, necessário ir
além das palavras. AGIR PARA ONTEM. ATOS E ATITUDES IMEDIATOS.
6)
CONCURSO PÚBLICO continua sendo desvalorizado e violado
da forma mais acintosa. Até uns 06 anos atrás o movimento sindical ferira de
morte a violação ao concurso público, representada pelas fraudulentas cooperativas
e OSCIP´s. Tendo também acabado com a farra de anulação de concursos públicos.
Mas os municípios reagiram e deram a volta por cima, novamente com excesso de
contratados, seleções temporárias, novas fraudes em concursos, não convocação
de aprovados em concursos e agora começam a contratar estagiários. A questão do
concurso público envolve antiga forma de formação de curral eleitoral, cultura
antiga. Contratado não se filia a sindicato, contratado não tem estabilidade,
contratado no geral tem apropriada indebitamente a contribuição que paga ao
INSS. O movimento sindical novamente ficou para trás, nesse campo. Necessário
reagir. E esse é um problema antigo, que a atual geração de prefeitos piorou
com novas táticas e roupagens. MEDIDAS PRECISAM SER TOMADAS! O QUE REQUER ESTRATÉGIA DE NATUREZA ESTADUAL. INTERMUNICIPAL.
7) REAJUSTE SALARIAL PARA SERVIDORES COM NÍVEL MÉDIO E NÍVEL SUPERIOR QUE
NÃO SEJAM DA FOLHA DOS 60% DO FUNDEB: parte da categoria dos servidores
municipais mais sofridos. São numerosos. Sobretudo servidores da Saúde e de carreira Técnico-administrativa. Servidores com nível médio ou formação
técnica como secretários escolares,
agentes administrativos, digitadores, recepcionistas, radiologistas, técnicos
em contabilidade, técnicos em enfermagem... outros tantos com formação em nível
superior como veterinários, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos,
cirurgiões dentistas, fisioterapeutas, médicos, enfermeiras... COM O
SALÁRIO COMPLETAMENTE DEFASADO.
Os primeiros ganhando
em sua maioria salário mínimo, os segundos com salários há anos sem reajustes.
Tudo porque não são contemplados pelo reajuste da política nacional do salário
mínimo, nem pela política de reajuste dos profissionais do magistério, cuja
política também faz parte de diretrizes nacionais. DEPENDENDO EXCLUSIVAMENTE DE
REAJUSTES ENVIADOS PELOS MUNICÍPIOS. Que geralmente não enviam projetos de lei reajustando. Tal situação no
geral é mais grave ainda, onde os sindicatos foram fundados recentemente ou
onde há regime próprio de previdência, pois os prefeitos também não reajustam
os benefícios previdenciários como pensão e aposentadorias. O quadro atual é
calamitoso, requer urgente intervenção.
- Reforçando a luta em torno da valorização salarial trata-se de OUTRO
PONTO QUE AINDA NÃO FOMOS CAPAZES DE LUTAR COM EFICÁCIA. Tal valorização só
será possível com condições adequadas de trabalho, planos de carreira para
todos, fim de todo abuso e assédio moral, política de formação contínua e
reajuste salarial com ganho real, a exemplo da política nacional do salário
mínimo que contempla o INPC, reposição inflacionária, mais o percentual do crescimento do PIB.
NÃO BASTA DIAGNOSTICAR E SABER DO PROBLEMA É PRECISO ELEGER QUE SOLUÇÕES TÊM
QUE SER ADOTADAS IMEDIATAMENTE E A CADA ANO AVALIANDO SE AS METAS DE SOLUÇÃO
FORAM ALCANÇADAS, SE NÃO, O PORQUÊ E QUE NOVAS ESTRATÉGIAS ADOTAR. NESSE PONTO O TRABALHO DAS REGIONAIS DA
FETAMCE, QUE ATUALMENTE GIRA MAIS EM ACOMPANHAR ELEIÇÕES LOCAIS, PODE SER FUNDAMENTAL.
- Da adoção das metas do Trabalho Decente a valorização do
servidor se encontra dentro da ideia do trabalho decente. Necessário que a
partir de sua realidade os delegados e delegadas tragam os principais
problemas, elejam-se as prioridades, estabeleçam metas, fixem prazo para
cumprimento de tais metas, reuniões para avaliar se as metas foram alcançadas.
IMPORTANTE LEMBRAR QUE NA ÚLTIMA CAMINHADA PELO TRABALHO DECENTE CONTRA O
DESMONTE DOS PREFEITOS QUE ESTAVAM DEIXANDO OS MUNICÍPIOS MUITOS DOS QUE
ENTRARAM COMEÇARAM POR PRATICAR DESMONTES. Assim lutar por liberdade no
trabalho, equidade, segurança, sem assédio moral, com condições adequadas, com
previsão de negociação para resolver pendências, com carreira garantida, justo
salário... REQUER UM NOVO OLHAR E ADOÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS.
- Ampliar a defesa por municípios éticos e democráticos Encontrar
um município com prefeitos éticos e democráticos é quase um milagre. GOSTARIA
QUE ME APRESENTASSEM UM. Se tiver um, com certeza todos os problemas até agora
apontados no presente texto deverão ter sido resolvidos. Não existe municípios assim
nem onde membros do Poder Executivo local saíram do movimento sindical ou se
dizem de esquerda. Muitos deles se revelando piores violadores de direitos que
a velha direita que não pode voltar do lixo da história para o poder. Mas os de
esquerda que se nivelarem com eles terão o mesmo destino: O MONTURO DA
HISTÓRIA. Difícil que se tornem éticos e democrático por vontade, podem assim
serem pelo medo. MEDO DO MINISTÉRIO PÚBLICO. MEDO DE PRISÃO. MEDO DE GREVE.
MEDO DE OCUPAÇÕES. O que exige sindicatos muito atuantes e realmente autônomos.
- Enfrentando o patrimonialismo que ainda resiste no Ceará - realmente,
no geral, os prefeitos e os grupos políticos com os quais governam sentem-se
donos da máquina pública, inclusive dos servidores. Não distinguem por excesso
de esperteza o que é patrimônio público e o que é o seu patrimônio privado. SENDO AS RECENTES FRAUDES EM LICITAÇÕES,
APROPRIAÇÃO DE VERBAS PREVIDENCIÁRIAS, DESVIOS DE VERBAS DA SAÚDE E DO FUNDEB
as mais comuns formas de transformarem o que é público em patrimônio privado.
Não podendo ficar de fora alugueis de carros de laranjas e de imóveis para
prefeitura. E OS PREFEITOS EM SUAS ATITUDES, GERALMENTE TEM O APOIO DAS OMISSAS
E CONIVENTES CÂMARAS MUNICIPAIS. Dentro das metas necessário decidir por maior
inteiração com o Ministério Público Federal, CGU e a PROCAP. GRAÇAS A MUITAS DENÚNCIAS , QUE PRECISAM AUMENTAR, MUITOS PREFEITOS, VEREADORES E ASSESSORIAS PASSARAM A OCUPAR PÁGINAS POLICIAIS. Necessário inclusive lutar pelo fortalecimento da PROCAP, do Ministério Péblico e do Poder Judiciário. INSTITUIÇÕES QUE PODEM FORTALECER A DEMOCRACIA GARANTINDO A MANUTENÇÃO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO.
- Fortalecer a organização sindical, especialmente a dos trabalhadores
do serviço público municipal aqui um dos
pontos cruciais nos dias atuais. POIS TODA FORMA DE VIOLAÇÃO À LIBERDADE
SINDICAL VOLTOU A OCORRER. Mas a pior violação não é a que vem do patrão é a
que vem, muitas vezes de direções que em vez de priorizarem o interesse da
categoria, priorizam interesses de partidos ou terceiros interesses longe dos
objetivos de uma entidade sindical. Nos últimos 06 anos, envolvendo os 04 anos
dos antigos prefeitos e 02 anos dos novos prefeitos houve de tudo: Demissão de sindicalista, retirada de
desconto da mensalidade do filiado de folha, retenção de verbas dos filiados,
repasses de imposto sindical para quem não tem direito de receber, negação de
liberação de dirigente para o sindicato, cassação de liberação de dirigentes,
tentativa de cooptação, ameaças e chantagens da CSPB de tomar até a sede da Fetamce, ações do Sindilegis para impedir
a Fetamce de receber imposto sindical, intervenção do Ministério do Trabalho
até nos estatutos dos Sindicatos, envolvendo interesses do Sindilegis,
manutenção proposital de não concessão de registros sindicais a sindicatos de
municipais. Fortalecendo a Fetamce cada vez mais estará legitimada, evitando-se qualquer possibilidade de descrédito e de fundação de Federação por desmembramento.
Muito complicada ainda a questão de
recolhimento do imposto sindical; Não está claro o papel da CONFETAM e da CNTE
quanto a quem representa professores que sejam municipais a nível nacional. Que se diga que a CNTE anda pelegando. ESSA FALTA DE CLAREZA
ESTÁ PREJUDICANDO A LUTA NACIONAL PELA IMPLEMENTAÇÃO E DEFESA DA LEI DO PISO. O
CONGRESSO PRECISA APROFUNDAR TAL QUESTÃO, DELA SE APROPRIAR. DEBATÊ-LA. FIXAR METAS PARA CONFETAM NA DEFESA DO PISO E EM OUTRAS LUTAS NACIONAIS. ESTABELECER METAS E AÇÕES ESTADUAIS IMEDIATAS PARA COIBIR TAIS FATOS ANTES QUE AS
VIOLAÇÕES À LIBERDADE SINDICAL INDIVIDUAL E COLETIVA PIOREM. POIS HOUVE UM
TERRÍVEL RETROCESSO QUANTO AOS ATAQUES À LIBERDADE SINDICAL NO ESTADO DO CEARÁ ULTIMAMENTE. NÃO SE PODE BAIXAR A GUARDA! NESSE CASO IR AO ATAQUE ÀS VIOLAÇÕES, ENVOLVENDO ENTIDADES DE DIREITOS HUMANOS, OAB E A OIT, etc... É A MELHOR E A MAIS INDICADA DEFESA.
- Potencializar a agenda pela igualdade de oportunidades no serviço
público Tal questão diz
respeito, sobretudo, à isonomia e equidade. O concurso público é forma de
garantir igualdade de oportunidade de ingressar nos quadros públicos. Homens e
mulheres receberem igual tratamento salarial. O respeito aos direitos das
minorias. Necessário um mapeamento da situação em todo o Estado do Ceará pois a igualdade é um direito humano fundamental, que diz respeito sobretudo à igualdade política e acesso de todos às riquezas produzidas. As liberdades, a fraternidade e a IGUALDADE estava no lema da Revolução Francesa e foi adotada por todo o Ocidente. Todos os constitucionalistas são unânimes em afirmar que vivemos a era da igualdade, O DESAFIO É TRANSFORMAR A PREVISÃO DA IGUALDADE EM DIREITO EFETIVADO PARA TODOS. Por exemplo não se justifica que em diferentes municípios, um enfermeiro ganhem num deles o dobro do que outro ganha em outra cidade. O mesmo vale para o médico. Não se justifica que o filiado ao regime geral de previdência que recebe insalubridade se aposente aos 25 anos de serviço independentemente da idade e no regime próprio só após os 48 anos; não se justifica que num município servidores recebam auxilio transporte e no município vizinho pague para trabalhar...
- Com metas
específicas para gênero, raça e etnia, geração e diversidade sexual Esse ponto se
encaixa no item acima, potencializar a agenda da igualdade e também no trabalho
decente. Mas é importante salientar que é muito afeito na democracia, pois se
democracia é o governo da maioria, a minoria tem que ter seus direitos
respeitados, preservados e implementados. POIS NO PREÂMBULO DA CONSTITUIÇÃO
TAMBÉM CONSTA QUE O BRASIL É UMA SOCIEDADE PLURALISTA. UMA DEMOCRACIA SÓ É
FORTE QUANDO É CAPAZ DE GARANTIR OS DIREITOS DAS MINORIAS.
VÍDEO QUE FALA UM POUCO SOBRE A LEI DO PISO E VIOLAÇÕES:
VÍDEO QUE FALA UM POUCO SOBRE A LEI DO PISO E VIOLAÇÕES:
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C O N C L U S Ã O
Assim, fortalecer a democracia começa
por fortalecer a democracia na própria Fetamce. Pois como diziam os Beatles, é
impossível revolucionar o mundo se primeiro não revolucionarmos nós mesmos.
Fortalecer a democracia na Fetamce é começar por participar de todos os debates no VIII Congresso, trazer os
maiores problemas na base do seu sindicato, juntar todos os problemas de todos os sindicato, eleger a partir do
caos, dos problemas colacionados, quais são as prioridades. Eleger ações para resolvê-los. Fixar metas.
Prazo para implementar as ações. Avaliar depois se as ações, as metas e as
estratégias fixadas democraticamente, a partir do debate dialético foram eficazes.
ANALISANDO SE OS PROBLEMAS FORAM REALMENTE RESOLVIDOS.
Compreender que os problemas se traduzem
em graves violações a direitos sociais e fundamentais, a maioria deles
verdadeiros princípios constitucionais, portanto, resolvê-los é tornar reais os
mandamentos da Lei Maior do Brasil, alicerce e base de toda democracia
brasileira. Em assim agindo, fortalecendo-se o Estado Democrático de Direito e
fazendo do Brasil, em tais, termos uma verdadeira democracia, que estará dentro
de cada um dos delegados, das delegadas, dentro da Fetamce. Assim irradiando cidadania
participativa e exemplo de democracia para todo o movimento sindical, para seu Município, para o
Ceará, para o Brasil. Espero ter contribuído e votos de sucesso para o evento,
que certamente, contribuirá para dias melhores para os servidores municipais do
Ceará, para uma Constituição realmente eficaz e para um país verdadeiramente
mais justo, mais plural, mais democrático.
Comentários
Pelo contrário, nunca vi um congreso tão valoroso, e tão cheio de propostas..
sOCORRO ricarte
COMO SEMPRE O SENHOR FUNDAMENTA MUITO BEM SUAS EXPOSIÇÃO.
TODAVIA, ESSA EXPOSIÇÃO MAIS PARECE UMA CAMPANHA CONTRA. E A FETAMCE TEM SIDO FORTALECIDA A CADA DIA POR NÓS QUE FAZEMOS PARTE DA BASE E LEGITIMAMOS SUA LUTA. COMO O CONGRESSO.
socorro borges