AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E AGENTES DE ENDEMIAS DE PARAMOTI DEBATERAM EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL A IMPLEMENTAÇÃO DO SEU PISO NACIONAL - TRATOU-SE AINDA DE INSALUBRIDADE E DIREITO DOS VIGIAS
Momentos da audiência Pública - Presidente do Sindicato Fátima Alves e Dr. Valdecy Alves na Tribuna Fotos: Mara Paula - Valdecy Alves |
CRIADO DESDE JUNHO DE 2014 O PISO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DA SAÚDE E DOS AGENTES DE COMBATE ÀS ENDEMIAS AINDA NÃO FOI IMPLEMENTADO EM PARAMOTI - O SINDICATO DOS SERVIDORES PROVOCOU AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL: O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Paramoti - Sindsemp - provocou uma audiência Pública na tarde de 01/09/2014, na Câmara Municipal, com a presença da categoria, 08 vereadores, dois secretários municipais, Finanças e Administração, e os assessores jurídicos do Sindicato. Como sempre o discurso patronal foi que não tinha dinheiro, estava além do limite prudencial e estava proibido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Por sua feita o Sindicato demonstrou que tem dinheiro, que a categoria não pode ser punida pela má-gestão e que o piso dos ACS e ACE são direitos constitucionais, além de serem exceções na própria LRF, que não pode ser utilizada ara justificar violação de direitos sociais de servidores.
Momentos de intenso debate na audiência |
DEBATEU-SE TAMBÉM A REGULAMENTAÇÃO DE UMA GRATIFICAÇÃO DOS VIGIAS E SOBRE IMPLEMENTAÇÃO DO DIREITO À INSALUBRIDADE: Os vigias do Município, há mais de 10 anos, recebem uma gratificação, que já teve vários nomes, transformou-se em direito adquirido. A categoria quer apenas sua regulamentação, por uma questão de organização da sua remuneração em seu contracheque e para evitar sofrer abuso de quem quer que seja no presente ou no futuro. Sobre a insalubridade, já foi elaborado o laudo pela Procuradoria Regional do Trabalho, feito o TAC, que vem sendo violado pelo Município. Hora de concluir o que ainda deve quanto à implementação do previsto no Termo de Ajuste de Conduta.
CRÍTICAS DA OPOSIÇÃO: Os vereadores João Batista e a vereadora Cláudia, ao longo de suas falas, fizeram observações relevantes, críticas e denúncias, quanto a abusos e ilegalidades na folha de pagamento dos servidores de Paramoti. Tudo negado pelos representantes do Município. Em alguns momentos houve grande tensão.
CONCLUSÃO: após o intenso debate, foram retirados os encaminhamentos: HAVERÁ NOVA AUDIÊNCIA PÚBLICA EM 29/09/2014, até lá o Município deve resolver as pendências: implementação do piso dos ACS e ACE. Resolver de vez a questão dos vigias e o direito à insalubridade. O Sindicato entregou proposta de Projeto de Lei para implementação do piso dos agentes de saúde e agentes de endemias a cada vereador e aos representantes do Município. Faz-se necessária a solução. Sob pena de radicalização da luta por todos os meios possíveis. ATÉ LÁ A CATEGORIA SERÁ PERMANENTEMENTE MOBILIZADA.
Comentários