CARLOS CAVALHEIRO... POETA... ATIVISTA... HISTORIADOR... HUMANISTA... PROFESSOR... CONHEÇA UM POUCO DA HISTÓRIA DESSE GRANDE BRASILEIRO E SUA OBRA

Carlos Cavalheiro - Escritor... historiador... ativista...


1) BLOG: Carlos Cavalheiro, o que palpita mais forte em sua alma, o poeta ou o historiador?

Resposta:  É difícil de dizer, pois os dois - e outros mais - fazem parte de mim. Creio que todos nós representamos papéis em momentos distintos. Em certos lugares e momentos, aflora o poeta. Em outros, o historiador. Em alguns mais o professor, o pesquisador de cultura popular, o ser humano, o idealista... Mas, como bem expôs a sua pergunta, uma dessas "personas" acaba palpitando mais forte em determinado momento. Porém, isso jamais significa que as demais facetas, naquele mesmo instante, não estejam presentes; muito embora, às vezes, de maneira menos evidente.

2) BLOG: Por que o lançamento de dois livros ao mesmo tempo?


Resposta: O lançamento de dois livros ao mesmo tempo cumpre, em uma última instância, a uma questão prática. Os dois livros foram impressos em 2018, mas chegaram, por questões de atraso, em 2019.


 3) Qual o significado do lançamento duplo? Por que você agradece a Deus no seu livro de história? 

Ora, os dois estavam aqui no mesmo tempo. Por que lançá-los em momentos diferentes? Por que não aproveitar um lançamento para os dois. Não seria a primeira vez. Eu cheguei a lançar 3 títulos de uma só vez em 2012 ou 2013. Na realidade, o livro "Tá vendo aquele edifício, moço?" não é, a rigor, um livro de história. Trata-se do resultado de uma dissertação de Mestrado em Educação. É uma pesquisa em Educação, mas como sou historiador também, e professor de História, fica difícil dissociar essas facetas. Agradeci a Deus por uma convicção pessoal de que é Dele que provém o dom da vida. 



Monumento ao Bandeirante
Foto: Carlos Cavalheiro

4) BLOG:  Qual a poesia predileta do livro Ergástulo? Qual sua principal fonte de inspiração?

Resposta: Ergástulo é uma prisão. O título remete a um estado de espírito no qual nos sentimos "presos" ao sermos obrigados a compartilhar de valores e visões de mundo que não se coadunam com aquilo que grita a nossa alma. A poesia é o grito de revolta, neste caso, contra a prisão a que somos submetidos diariamente.


5) BLOG: No seu livro de história TÁ VENDO AQUELE EDIFÍCIO, MOÇO? Você associa o resgate das memórias subterrâneas à resistência? Que resistência é esta e o que ela significa?

Resposta: Atribuo a essa resistência a ação de nadar contra a corrente ideológica que traz como visão de mundo o individualismo, o egoísmo, contra a ideia da exploração do outro, da obtenção desenfreada de lucro, entre tantas outras. Atitudes simples, como a religiosidade popular de uma Folia de Reis vai na contramão da hegemonia do discurso do capitalismo, pois não se trata de um "produto" destinado ao mercado e com vistas a obtenção de lucro. A leitura de poesias, o fazer algo que vai na contramão do discurso hegemônico, pode, no meu entender, ser considerada resistência. Ao propor alternativa de vida e de valores, estamos resistindo.


patrimônio cultural e histórico - Sorocaba - São Paulo
Foto: Carlos Cavalheiro

6) BLOG: A versão oficial da memória é uma mentira ou uma verdade? Serve a quem, sendo mentira ou verdade?

Resposta: Não existe verdade absoluta em História e isso serve também para a memória. Por isso é importante a possibilidade da existência de múltiplas memórias que possam contrapor com as demais versões. Nesse sentido, não se trata de juízo de valor no sentido de atribuir a determinada memória a chancela de "verdade" ou "mentira". Trata-se de um ponto de vista. No entanto, isso é fato, comumente a memória oficial é uma versão construída para justificar os grupos de poder e a eles isso interessa. Cabe a nós, que não fazemos parte desses grupos, produzirmos a nossa própria memória.


7) BLOG: A memória está também em suas poesias? De que forma? Uma poesia sua em que a memória seja matéria prima.

Resposta: Eu creio que sim, pois dentro do processo criativo procuro como matéria-prima muito do que experienciei em diversos momentos de minha vida. Ao imprimir nos versos a visão de mundo, creio estar criando uma memória que, como diz Le Goff, tende a servir para a libertação do ser humano. Há algumas, mas posso citar a que tem por título "Livro de páginas amareladas": Abro o livro de páginas amareladas/ paradoxo temporal do ocidente/ o tempo que poderia trazer experiências/ torna-se um valor descapitalizado/ na obsolescência programada no ritual/ da substituição impositiva burguesa...". Mas há outros, nos quais cito o álbum de família, monumentos, o tempo, etc.


Sobre a memória...
Foto: Carlos Cavalheiro
8) BLOG:  Você afirma em seu livro que o Peabiru, caminho Inca, passa pelo centro de Sorocaba, realmente passa?  Fale sobre este caminho? Está comprovado? Se sim, qual era a relação dos Incas com os índios de São Paulo?

Resposta: Esse caminho ainda é um mistério e há muitos estudos que tentam decifrá-lo. Creio que o trabalho de maior fôlego e profundidade dentro desse tema é o livro escrito pelo meu amigo Luiz Galdino, escritor e pesquisador afamado, que escreveu o livro "Peabiru - os incas no Brasil". Há indícios de que o Peabiru passasse por Sorocaba. Mas isso ainda está em pesquisa.


9) BLOG: O que sobreviveu da memória dos negros, dos índios e dos mestiços, de mais importante e fundamental na cidade de Sorocaba?


Resposta: Uma análise apressada pode dizer que pouco sobrou. Em verdade, não é bem assim, embora essas memórias nem sempre estejam em evidência. Porém, pensa somente no fato de ainda cultivarmos plantas como a chamada "espada de São Jorge". Para mim isso é um "monumento" à memória da presença negra! De monumentos evidentes, creio que a existência do clube (não somente a instituição em si, mas também o prédio) 28 de setembro; a estátua da Mãe Preta; o uso de determinadas ervas... A memória não é somente manifestada no campo da materialidade. Há muito de patrimônio imaterial e que nos serve de suporte a essas memórias.


                         LIVROS LANÇADO  NO MESMO DIA POR CARLOS CAVALHEIRO
                     Tive o Prazer e o Privilégio de Prefaciar o Livro de Poesias Ergástulo


10) BLOG: Qual a importância da poesia para o ser humano? A memória que cada um carrega em sua mente é um tipo de poesia?

Resposta: A poesia é essencial ao ser humano porquanto é alimento para a alma e exercício para a imaginação do belo. Penso que ser poeta é ver o mundo de uma maneira distinta daquela que somente enxerga a concretude da matéria. Assim, a memória pode sim ser uma forma de poesia. Ver o mundo a partir da perspectiva do passado enquanto produtor do presente e, portanto, responsável por nos dar as respostas para as angústias hodiernas, parece-me muito com o fazer poesia.

BLOG: Fique à vontade para suas considerações finais - abordando o que lhe vier a cabeça neste momento:

Considerações: Quero agradecer esta oportunidade de expor algumas ideias e divulgar os meus mais recentes livros. Espaços como este que você mantém no Blog são fontes de resistência que valorizam a produção de outras versões. E isso se conecta com a Memória de maneira que podemos imprimir nossa marca neste mundo. E com esse barro vamos moldando alternativas, novas vivências, que se embalam ao ritmo da música que tocamos. Então, sem querer, estamos fazendo poesia!



CONHEÇAM ATRAVÉS DE VÍDEO UM POUCO DA OBRA - O PENSAMENTO E CARLOS CAVALHEIRO:




Quem Quiser adquirir a obra de Carlos Cavalheiro - entrar em contato através do seguinte e mail:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!