IGREJAS DO CEARÁ VIII- COM SERRAS EM VOLTA - VERDADEIRAS PAISAGENS POÉTICAS!


Igreja Matriz de Pentecoste
Município com mais de 100 anos - Seu nome tem origem Bíblica

Com a publicação de hoje, a série completa 40 igrejas pessoalmente fotografas por mim. Mais do que simplesmente registrar um símbolo de patrimônio histórico material,  percebe-se que cada igreja, como prédio símbolo e mais vistoso da maioria quase absoluta  das cidades, é também termômetro de como se encontra a religião católica em tais municípios e o zelo do seu povo por seu patrimônio histórico. Sendo a igreja mais deteriorada a de Banabuiú. Em muitos municípios existindo muitos igrejas evangélicas, que mostram o crescimento dos evangélicos, mas cujas igrejas ainda não rivalizam com a majestosidade das católicas, embora na fé não se possa dizer o mesmo.

Igreja Matriz de Pacatuba
Cidade Centenária na Região Metropolitana de Fortaleza
Paisagem que tem a bela Serra de Pacatuba que lembra Minas Gerais
Seu nome vem do Tupi Guarani: Lugar das Pacas


Importante deixar claro que as igrejas fotografadas foram os pontos chaves, em torno dos quais, em círculos concêntricos,  surgiram os centros comerciais e as próprias cidades.  Prédios dentro dos quais há outro patrimônio gigantesco do povo cearense, a religiosidade! Estrategicamente construídas em lugares mais elevados, dominando completamente a paisagem e destacando-se em cada Município a quilômetros de distância, sem dúvida sendo as torres imagens condutoras de propaganda religiosas, símbolos poderosos nos prédios símbolos.


Igreja Matriz de Guaiúba
Cidade fundada há 25 anos
Seu nome em Tupi Guarani: Lugar de muita água
Poderão ser vistas as igrejas de: PENTECOSTE, PACATUBA, GUAIÚBA, CAPISTRANO E ITAPIÚNA. As quatro últimas, ao longo da estrada que leva ao Maciço do Baturité, sempre tendo em torno de si bela paisagem, passam a ter tempero da mais pura poesia. 


Igreja Matriz de Itapiúna
O nome do Município quer dizer em Tupi Guarani:
Caminho da s pequenas pedras negras

Por fim chama atenção, que todas as igrejas têm na frente vistoso monumento, que potencializa sua beleza e confere mais eficácia à simbologia da fé do povo. Espero que estejam gostando da Série, que comentem, que compartilhem e que preservemos esse importante patrimônio material do povo e de cada comunidade cearense, que ao lado da prefeitura, da estação ferroviária ou estação rodoviária, são os pontos nevrálgicos onde o dia a dia e a história de cada povo é escrita nas páginas do tempo. 


Igreja Matriz de Capistrano
Cidade cujo nome homenageia o grande historiador cearense Capistrano de Abreu
Nascido em Maranguape mas um dos maiores estudiosos da história conhecido em todo o Brasil

ACESSE AS SÉRIES ANTERIORES DE IGREJAS DO CEARÁ NOS LINKS ABAIXO, CASO REPRODUZA IMAGENS OU TEXTOS, SEM FINALIDADE LUCRATIVA, NÃO SE ESQUEÇA DE CITAR A FONTE:





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!