SERVIDORES DE REDENÇÃO EM GREVE PIPOCA PROTESTAM PELAS RUAS DA CIDADE - FAZEM MANIFESTAÇÃO JUNTO À SECRETARIA DE SAÚDE – JUNTO À SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – JUNTO À SEDE DA PREFEITURA – VISITAM LOCAIS DE TRABALHO PEDINDO PARA OUTROS SERVIDORES ADERIREM À LUTA – APROVAM CRONOGRAMA DE MOBILZAÇÃO PARA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA – A BATALHA CONTINUA FIRME E FORTE ATÉ A VITÓRIA – QUEM VIVER VERÁ!
No primeiro dia DA GREVE PIPOCA os servidores municipais de Redenção - Estado do Ceará, sob coordenação do SINDICATO DOS SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE REDENÇÃO - SINSEMPRE - fizeram caminhada de protestos pelas ruas da cidade, cumprindo o seguinte cronograma:
1) Ida até o Centro de Saúde para convidar servidores para aderirem à greve pipoca;
2) Ida às escolas que ainda tinham alguns professores efetivos trabalhando;
3) Manifestação em frente à Secretaria de Educação;
4) Manifestação em frente à Secretaria de Saúde;
5) Manifestação em frente ao Gabinete do Prefeito;
6) Ida à Rádio, ao Programa do Zezinho, para mais esclarecimentos à população.
Momento de fé - todos rezam de mãos dadas - Resistirão na luta até respeitarem seus direitos |
Caminhou-se pelas principais ruas da cidade. A população em peso saiu para portas e calçadas, aplaudindo, vibrando, gritando: - Estamos com os servidores! - Força professores! - É isso aí! ... Tendo à frente o carro de som, comunicou-se a população as razões da luta, a pauta de reivindicações dos professores e dos servidores que ganham acima do salário mínimo, a quem o prefeito propôs reajuste zero, deixando como esperança a possibilidade de um estudo para reajuste. O que é inaceitável!!! TAL VIOLA A CONSTITUIÇÃO EM SEU ARTIGO 37., INCISO X, QUE GARANTE O REAJUSTE ANUAL. Os servidores que ganham acima do salário mínimo requereram 12% de reajuste. PARA SE TER UMA IDEIA O INPC DE JANEIRO DE 2012 A ABRIL DE 2013 É DE CERCA DE 9%. Reajuste é apenas a reposição da inflação do período, para que o salário do servidor não sofre redução. NÃO SE TRATA DE AUMENTO. É APENAS PARA O QUE JÁ É PIOR NÃO FICAR MAIS RUIM!
Marta Caetano - Presidenta do SINSEMPRE - Apresentando Informes |
Dentista defende o direito dos servidores da saúde |
Odontóloga defende a necessidade de manter a luta com toda a categoria em bloco - compacta |
Já os professores não abrem mão das seguintes reivindicações, que até o presente não foram atendidas pelo Município:
1) Até dezembro de 2012 sempre receberam 7% acima do piso pirata do MEC, DIREITO ADQUIRIDO CONQUISTADO COM MUITA LUTA, o prefeito que tirar os 7%, dando apenas o piso pirata do MEC conforme a portaria 344/2013. A própria lei do piso proíbe redução de vantagens do professor! I N A C E I T Á V E L!
2) Não abrem mão dos 13% que faltam para complementação de 1/3 para atividade extraclasse. DE DIREITO NÃO SE ABRE MÃO. ESTÁ NA LEI DO PISO QUE O SUPREMO JULGOU CONSTITUCIONAL;
3) Não abrem mão do rateio de 60% das diferenças do FUNDEB do ano de 2013, R$ 694.338,00, depositados em abril de 2013. 60% desse dinheiro, por força do artigo 22 da Lei do FUNDEB, pertencem aos professores.
TODAVIA A CAMPANHA SALARIAL DE 2013 É BEM MAIS COMPLETA! SERÁ UM ANO INTEIRO DE LUTA.
Professor indignado com as violações aos seus direitos |
Servidora da Saúde nível médio pede mais respeito aos direitos dos servidores - Reajuste e piso digno |
Começa a Caminhada de protesto pelas ruas de Redenção Comunicando a sociedade as violações aos direitos dos servidores |
Segundo o artigo 1º, inciso XIV, do Decreto-lei nº 201/67, violar qualquer norma federal, municipal, estadual ou a Constituição, é crime:
Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:
XIV - Negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente;
Por sua feita, violar qualquer norma, é cometer ato definido como improbidade administrativa. É o que diz o artigo 11, da Lei de Improbidade:
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:
O Município, por iniciativa própria, pode resolver as pendências de forma administrativa até 07/06/2013, quando está marcada audiência extrajudicial com a PROCAP - Procuradoria dos Crimes Contra Administração Pública - que tem o poder de tomar todas as providências cíveis e criminais, envolvendo o setor público, como tem tomado ultimamente, sendo público e notório em todo o Estado do Ceará. A CATEGORIA - O SINSEMPRE CRÊ E APOSTA NO DIÁLOGO.
Dr. Valdecy Alves também estava na caminhada |
Contra o piso pirata 1 do MEC - Pelo piso pirata do 2 do MEC + 7% até chegar-se ao piso real - piso legal |
Os professores de Redenção estão indignados - Ainda recebem o piso de 2012 |
O PREFEITO ESTÁ VIOLANDO O DIREITO AO PISO E A 1/3 PARA ATIVIDADE EXTRACLASSE, O DIREITO A REAJUSTE DOS QUE GANHAM ACIMA DO SALÁRIO MÍNIMO, O DIREITO À CARREIRA DOS SERVIDORES DA SAÚDE E DA CARREIRA TÉCNICO-ADMINISTRATIVA.... fora outros direitos e alguns pontos acordados outrora. SEM FALAR QUE ASSINOU O TERMO DE COMPROMISSO EM PLENA CAMPANHA ELEITORAL COM O SINDICATO. PARECE QUE SE ESQUECEU DESSE DETALHE!
Chegam ao Centro de Saúde para pedir aos servidores adesão á luta |
Dentro do Centro de Saúde convencimento um a um - de servidor para servidor |
Servidores chegam ao Centro de Especialidades Odontológicas - o CEO Convencimento ao pé do ouvido para que quarta-feira todos parem! |
Servidores pelas ruas de Redenção falando à sociedade - A Caminho da Secretaria de Educação |
FORAM APROVADOS OS SEGUINTES ENCAMINHAMENTOS PARA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA, SEGUNDO DIA DA GREVE PIPOCA, 29/05/2013:
1) Escolha da comissão mobilizadora, já se preparando para segunda radicalização da luta;
2) Caminhada pelas ruas da cidade com panfletaço, distribuindo CARTA ABERTA À POPULAÇÃO, explicando as razões da luta de forma simples e clara;
3) Panfletaço também nas principais ruas do centro da Cidade;
4) Todos levarão exemplares da Carta Aberta à população para os bairros e locais onde residem;
5) O panfletaço continuará ao longo da tarde e da noite, via internet, cada um mandando para todos os contatos que tem;
6) Realização da próxima assembleia para debates e encaminhamentos.
Servidores pelas ruas de Redenção falando à sociedade - A Caminho da Secretaria de Educação |
Chegada à Secretaria de Educação - Portão trancado - Foram pelo outro lado |
A categoria segue consciente, coesa, firma e forte. ENTROU EM GREVE EM BLOCO, isto é, professores, com servidores da saúde, da educação e servidores de outras secretarias, só VOLTARÃO AO TRABALHO EM BLOCO. Por isso o Município tem que apresentar proposta para todos. A solução tem que contemplar todos.
Interior da Secretaria de Educação de Redenção - Só a recepcionista - Nenhum Comissionado |
Em seguida a Caminho da Secretaria de Saúde - Dra. Mara e Dr. Frid também prese |
NÃO HAVERÁ NEGOCIAÇÃO DIVIDIDA, PARA QUE SOBREM OS ÚLTIMOS PARA CRISTO, COMO SE DIZ. A CATEGORIA NÃO RECUARÁ SEM NADA, DE MÃOS VAZIAS! SÓ VOLTARÁ COM A VITÓRIA! QUEM DUVIDAR FICARÁ SURPRESO! QUEM VIVER VERÁ!
ntes |
Protesto em frente à Secretaria de Saúde de Redenção |
ABAIXO MAIS FOTOS DO DIA DE INTENSA LUTA:
No interior da Secretaria de Saúde - A Secretária de Saúde não se encontrava |
Servidores se encaminham para o gabinete na sede da prefeitura |
Na sede da prefeitura não estava o prefeito - nem o chefe de gabinete Mas estavam a Secretária de Saúde (De óculos) e o Secretário de Finanças (De verde) |
Na Rádio agradecimentos aos milhares de munícipes que nas ruas aplaudiram e apoiaram os servidores Convocação para que os demais servidores se somem à greve - o diálogo permanece aberto |
Comentários