O CANGACEIRO DO BANDO DE LAMPIÃO JARARACA FOI MARTIRIZADO PELA POLÍCIA E ENTERRADO VIVO NA COVA QUE ELE MESMO FOI OBRIGADO A CAVAR - VIROU SANTO POPULAR - É A SÍNTESE DA RESISTÊNCIA POIS UNE EM SI O MESSIANISMO E O CANGAÇO! NO TRIBUNAL POPULAR DA HISTÓRIA OS CORONEIS FORAM OS DERROTADOS

Painel com fotos de visita ao túmulo de Jararaca
Fotos: Valdecy Alves - Mara Paula
O povo tem a chave das portas do paraíso, além de ser o poder originário nos países democráticos. Só santifica quem quer, numa espécie de democracia celestial. Assim, os oprimidos do povo, as vítimas da opressão e das injustiças, os mártires... acabam sendo santificados, cultuados, obrando seus milagres e paradoxos acontecem. No Nordeste do Brasil, em que o messianismo e o cangaço foram formas de resistência aos coronéis feudais, O cangaceiro do bando de Lampião Jararaca, sintetiza em si as duas formas de enfrentamento. Foi cangaceiro do bando de lampião. Tinha tal nome por ser muito impulsivo e brutal. Mas capturado pela polícia, após o  bando de Lampião tentar invadir Mossoró, em 13/06/1927, acabou por ser levado ao cemitério, obrigado a cavar sua própria cova e foi enterrado vivo. TAL MARTÍRIO LEVOU O POVO A SANTIFICÁ-LO. Os coronéis venceram Lampião, mas o museu é do Cangaço, do contrário ninguém iria ao museu dos coronéis, e o herói, santo e martirizado foi o cangaceiro. NO FINAL O OPRIMIDO PELO PODER, TAMBÉM É MEMBRO DO POVO. O POVO QUE TEM O PODER COLETIVO, DONO DO IMAGINÁRIO POPULAR, santificou quem quis e os coronéis perderam a guerra. É A JUSTIÇA QUE SE FAZ PELO JULGAMENTO DO TRIBUNAL DA HISTÓRIA. Os cangaceiros, heróis no imaginário popular são os vencedores. UMA MENSAGEM PARA OS QUE ABUSAM DO PODER TEREM MAIS CUIDADO E DESCOBRIREM QUE NÃO SÃO TÃO PODEROSOS ASSIM!

Abaixo pequeno documentário de 03 minutos sobre essa fenômeno sociológico da história do Brasil, A SANTIFICAÇÃO POPULAR DO CANGACEIRO JARARACA, dirigido por mim,veja e compartilhe:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FRASES PARA FAIXAS E CARTAZES EM PROTESTOS – PARALISAÇÕES – CAMINHADAS – ASSEMBLEIAS OU GREVES DE SERVIDORES PÚBLICOS – NA BUSCA PELA DIGNIDADE – POR SERVIÇO PÚBLICO DE QUALIDADE - POR RESPEITO – POR CIDADANIA OU POR JUSTIÇA SOCIAL!

A BOMBA ATÔMICA QUE EXPLODIRAM NO CÉU DO CEARÁ EM 1958 ! QUAL A VERDADE? MISTÉRIO! CONHEÇA A HISTÓRIA

ESPEDITO CELEIRO - ARTISTA E ARTESÃO DO CARIRI CEARENSE - POETA QUE ESCREVE MARAVILHAS NO COURO - UMA SÍNTESE E UM ACERVO DE UMA CULTURA MILENAR! HOMEM - CRIAÇÃO - CONHECIMENTO QUE É UM TESOURO RECONHECIDO PELO MUNDO! ORGULHO DO NORDESTE BRASILEIRO!